Há 21 anos, VW Gol Free inovou ao ser vendido pela internet discada

Série especial era vendida somente online e tinha frete grátis
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10.07.2024 às 22:00 • Atualizado em 12.11.2024
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Série especial era vendida somente online e tinha frete grátis

Muito acertado para o mercado nacional, o Gol fez história e seu legado fala por si. A geração mais vendida foi a segunda, lançada em 1994.           

Quando foi apresentada a linha 1995, com a nova plataforma AB-9, uma evolução ante a plataforma BX (mesmo com o motor ainda disposto na posição longitudinal), trazia mais espaço interno e maior rigidez torcional, além de maior conforto, sobretudo, para os passageiros do banco traseiro.

Em 1997 chegava também o motor Hitork 1.0 16V, e a gama do Gol aumentava. Neste ano, o Gol bateu recorde de vendas, com 361.402 unidades comercializadas no Brasil. Os modelos populares eram Gol Mi, Gol Mi Plus, Gol Mi 16V, Gol Mi 16V Plus.

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Em 1998, a Volkswagen ampliava ainda mais a gama com um modelo ainda mais simples, considerado por muitos o melhor popular já feito pela marca: o VW Gol Special.

O Special trazia como itens de série o essencial: acendedor de cigarros, hodômetro digital e ventilação forçada com 3 velocidades. Seu painel, com uma vistosa iluminação verde, perdeu o termômetro, e no lugar, vinha com uma luz espia que indicava quando o motor atingisse a temperatura máxima, além de um indicativo de pressão ideal para a calibragem dos pneus. Muitos proprietários instalavam o painel do Gol Mi, que tinha o termômetro, ou mesmo o painel do Gol 16v, que tinha, além do termômetro, o conta-giros.

O modelo contava também com o elogiado motor AT-1000 com injeção multipoint, 54,4 cv ABNT a 5.200 rpm e 8,6 kgfm de torque a 3.500 rpm, capaz de levar o popular de 910 kg a 141 km/h de velocidade máxima e fazer de 0 a 100 km/h em 17,44 s. Parece pouco, mas, era possível fazer viagens a 120 km/h constantes e, sabendo usar bem o câmbio, não perdia velocidade nas longas subidas. Ha relatos ainda de pessoas passando dos 160 km/h, mas, com o auxílio de alguns declives.

Além de valente, era muito econômico fazendo médias encontradas em carros atuais. Na cidade, usando gasolina, fazia 12,25 km/l e na estrada 15,77 km/l. Lembrando que a média de estrada pode ser de 2 km/l para mais ou para menos dependendo do pé do motorista.

Com o interior cinza claro, seus bancos em tecido eram confortáveis, mesmo sem regulagens adicionais, e os cintos de segurança retráteis no banco traseiro. Havia tecido também nos forros de porta, que contavam com porta-objetos integrais.

Até 2001, seu único opcional era a pintura metálica. A partir de 2002, passou a ser oferecido também o ar-condicionado. O modelo nunca teve, nem como opcional, a direção-hidráulica

Em 2003, o modelo foi simplificado, quando o interior passou a ser na cor preta, com plásticos mais finos e rústicos. Os cintos traseiros passaram a ser fixos e alguns revestimentos de acabamento foram substituídos ou mesmo retirados, como o acabamento do painel traseiro (próximo a fechadura do porta-malas), tornando-o um carro bastante espartano. Apesar disso, recebeu calotas integrais e pneus 175/70R13, em substituição aos pneus 145/80R13.

No mesmo ano, foi lançada a versão Free, vendida com frete grátis exclusivamente pela internet e com o grande atrativo do frete grátis (daí o nome Free). Baseado na versão Special, externamente era identificado pela logotipia Free próximo ao nome Special.

Diferente do carro de origem, o modelo mantinha os pneus 145/80R13, e suas rodas, vindas do antigo Gol CL Mi, eram pintadas na cor prata, com calota central (o famoso copinho). Estas rodas se tornavam exclusivas do modelo, já que as rodas do Gol Special eram mais modernas, e as versões 1.6, que usavam a mesma roda, eram pintadas em preto e cobertas de supercalotas.

Básico, era realmente barato. Fosse a etanol ou a gasolina, era tabelado em março de 2003 a R$ 17.560,00, equivalentes hoje a R$ 68.704, 66 de acordo com o índice IGPM/FGV, e tinha como itens de série acendedor de cigarros, vidros verdes e hodômetro digital. Os opcionais disponíveis para a versão Special se estendiam à versão Free, sendo assim, o modelo podia receber limpador/desembaçador do vidro traseiro, aquecedor, pintura metálica e ar-condicionado.

No documento, o modelo era identificado como Gol Special, e a maioria deles perdeu sua identificação externa original, uma vez que seu adesivo de identificação não era encontrado para reposição com facilidade nos concessionários e se desgastava com certa facilidade.

Este texto contém análises e opiniões pessoais do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Mobiauto.

Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em comunicação e MKT e vive o jornalismo desde a adolescência.  Atua como BPO, e há 20 anos, ajuda pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. Tem por missão levar a informação de forma simples e didática. É criador do canal Autos Originais e colaborador em outras mídias de comunicação.

https://www.instagram.com/autosoriginais

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