Hodômetro do carro: o que é? E para que serve?
Hodômetro ou odômetro é um dispositivo que mede (e registra) a distância total percorrida por um veículo desde que foi fabricado. É encontrado no painel de instrumentos de carros, motos, caminhões e outros tipos de modelos.
Mais do que medir os quilômetros rodados, o hodômetro é peça fundamental no gerenciamento do veículo. Por meio da medição é possível determinar quando é necessário realizar manutenções preventivas específicas, como substituições de óleo, revisões programadas, troca de pneus e outros componentes. Além disso, pode ajudar a identificar possíveis problemas decorrentes do desgaste ao longo do tempo.
Você também pode se interessar por:
- Quer trocar a cor do seu carro? Saiba quanto custa e o que fazer
- DPVAT: volta da cobrança é aprovada e não pagamento será infração grave
- Como declarar carro e moto do Imposto de Renda em 2024
- Projeto de lei quer obrigar carros de aplicativo a ter “botão do pânico”
Mecânico e digital
Nos carros mais antigos, o hodômetro é mecânico, composto por uma série de engrenagens e rolos numerados que giram para registrar a quilometragem percorrida.
Em automóveis mais recentes, toda essa parafernália é substituída por sensores eletrônicos, que medem a distância percorrida. A numeração é exibida digitalmente no painel de instrumentos.
Total e parcial
Em carros mais modernos, o hodômetro ainda pode ter a função parcial. Funciona simultaneamente com o hodômetro total e serve para medir a distância em um determinado período de tempo ou durante um trajeto, como uma viagem longa, por exemplo.
Geralmente aparece nos automóveis como "Trip A" e, em muitos carros, há também uma segunda parcial, chamada de "Trip B". O hodômetro parcial é possível ser paralisado e até zerado, dependendo da necessidade do motorista. Já o hodômetro total não é possível ser parado pelo condutor.
Hodômetro adulterado?
Carros usados com quilometragens baixas têm um valor maior do que modelos mais rodados. Por isso, uma prática ilegal tem sido bastante difundida: a adulteração do hodômetro. No intuito de mascarar a quilometragem rodada, para efetuar a venda de um automóvel, algumas pessoas acabam por alterar o dispositivo, para diminuir o registro e, consequentemente, conseguir um preço maior.
Em alguns casos, é preciso desmontar o painel para fazer a tramoia. Em outros, não é nem necessário. A adulteração é feita por computador e da violação do módulo do carro. Então fique atento. Aqui vão algumas dicas básicas para descobrir indícios de que o hodômetro do carro foi mexido.
- Marca de violações no painel
- Peça o histórico do carro
- Estado de conservação: observe pneus, estofados, volante, acabamento… Carros com baixa quilometragem não podem apresentar um desgaste excessivo desses componentes
- Confira no manual do proprietário o histórico de revisões e também as trocas de óleo programadas
- Se puder, leve seu mecânico de confiança para fazer verificações necessárias