Honda atualiza XRE com nova suspensão para a linha 2025
A Honda apresentou no final da semana passada a nova linha 2025 da XRE 190. Lançada em 2016, esta é a primeira atualização mais significativa da moto, que ganhou um novo formato no tanque e itens como farol de LED e suspensão mais robusta. Os preços partem de R$ 22.060, sem incluir frete e taxas.
Você pode se interessar por:
- Triumph anuncia chegada da Daytona 660 às concessionárias
- Moto superesportiva elétrica indiana acelera até 100 km/h em 3 segundos
- Kawasaki lança nova moto para uso off-road por R$ 37.990
- Triumph lança inédita moto de 400 cc por menos de R$ 15 mil na Índia
A nova Honda XRE 190 agora se beneficia do mesmo recurso adotado na Sahara 300, o de contar com peças de plástico revestindo o tanque de combustível metálico. O volume de 12 litros do compartimento não mudou, mas há novas linhas de design, que, é bom dizer, não significam um afastamento tão relevante do visual já conhecido da moto.
Mais impactante do que o tapa no visual é a adoção de novos garfos na suspensão dianteira, que passaram de 31 mm para 33 mm de espessura. De acordo com a fabricante, a melhoria “implica em maior resistência a flexões”, ou seja, espera-se um comportamento mais controlado em frenagem e para superar os buracos. A configuração telescópica e o curso, contudo, não mudaram: continua convencional e de 18 cm, respectivamente. A traseira também permanece inalterada, com suspensão monoamortecida de 15 cm de curso.
Na linha 2025, a XRE 190 traz iluminação de LED para farol, lanterna e piscas, além de entrada USB-C, pedaleiras do garupa de alumínio e um novo painel digital do tipo blackout com indicador de marcha.
O motor da motocicleta agora é adequado às regras de emissões previstas no Promot 5 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), mas suas características continuam as mesmas: monocilíndrico OHC flex de 184,4 cm³, capaz de gerar 16 cv a 8.000 rpm e 1,66 kgfm a 6.000 rpm, trabalhando com câmbio de cinco marchas.
Outra manutenção da XRE 190 é o sistema de frenagem. Na frente, há disco de 240 mm de diâmetro, dotado de ABS, enquanto na traseira o disco possui 220 mm. O peso dela permanece 126 kg.
Além da versão de entrada de R$ 22.060, a XRE 190 também é oferecida na opção Adventure, por R$ 22.496, cuja diferença é apenas estética, nos grafismos.