Honda CBX 1050 (1979): clássica 6 cilindros tem som de F1 e preço de Ranger V6

Moto icônica do final dos anos 70 é um estímulo sonoro para qualquer amante das duas rodas
Vinicius Moreira
Por
29.09.2024 às 09:18
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Moto icônica do final dos anos 70 é um estímulo sonoro para qualquer amante das duas rodas

Já ouviu o som estridente característico de um motor de Fórmula 1, mesmo que não seja ao vivo? Então, você poderá ser pego desavisado quando ver uma Honda CBX 1050 rodando pelas ruas. A naked do final dos anos 70 ainda desperta emoções por causa do ronco produzido pelo seu motor seis cilindros em linha.

Sua fama é tão grande que uma unidade de 1979 da CBX 1050 pode ser encontrada pelo preço de uma Ford Ranger V6. Em um site de anúncios de carros, uma CBX desse tipo é oferecida por nada menos que R$ 280.000.

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Na época do seu lançamento, a CBX 1050 já era considerada um sonho de consumo. Ela aproveitou o embalo do sucesso da  Honda CB 750, lançada no final dos anos 60, para elevar o padrão e produzir um ronco que remete aos tempos dos V12 e V10 na Fórmula 1.

Além do som estridente, o motor da CBX 1050 foi o primeiro de seis cilindros em um moto de produção. Os números da ficha técnica também impressionam: 105 cavalos de potência a 9.000 rpm e 8,6 kgfm de torque a 8.000 rpm. Giro alto para uma velocidade máxima de até 220 km/h e um 0 a 100 km/h em 4 segundos, isso no final dos anos 70.

Os quatro cilindros da CB 750 já faziam barulho, mas a Honda decidiu inovar e o responsável por desenvolver a CBX 1050 com seis cilindros em linha e quatro carburadores foi o engenheiro aeronáutico Soichiro Irimajiri.

Outro fato que chama atenção é que CBX “Six”, como ficou conhecida fora do Brasil, também adotou o motor como parte estrutural na composição da moto. O comum era usar o chassi do tipo berço duplo, como na CB 750.

O motor seis cilindros era apenas cinco centímetros mais largo que os quatro cilindros da CB 750. Além disso, a usina foi equipada com duplo comando de cabeçotes e quatro válvulas por cilindros, totalizando 24 válvulas.

Por conta de todo a estrutura, o peso da CBX precisou passar por uma dieta e treino para não exigir demais dos freios e suspensão. Assim, alguns componentes da Naked foram fabricados em liga-leve de alumínio.

A primeira grande transformação da CBX 1050 ocorreu em 1981, quando a naked recebeu carenagem e reforços estruturais. Fabricada de 1978 até 1982, a clássica moto japonesa é um deleite aos fãs das experiências sensoriais durante a pilotagem, mas será que vale os R$ 280.000?

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