Honda Elite 125 chega com novo motor menos potente na 2ª geração
A Honda apresentou nesta semana a segunda geração da Elite 125, scooter de entrada da marca. Baseada num modelo indiano, a scooter agora conta com novo motor, chassi e equipamentos inéditos e parte de R$ 12.966, segundo o preço sugerido, sem frete e outras taxas.
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A mudança mais evidente da nova Elite 125 está no visual. As carenagens ganharam ângulos mais pontiagudos e o conjunto ótico está concentrado na parte central da frente da scooter, uma posição mais elevada. A iluminação continua sendo de LED.
Quanto ao novo motor, a configuração monocilíndrica se mantém, mas a cilindrada aumentou de 123,9 cm³ para 124,9 cm³ e traz o sistema chamado eSP, tal qual a PCX 160. De acordo com a Honda, esta tecnologia culmina na redução do atrito interno dos componentes do motor, além de contribuir para a eficiência energética. Ele também permite que a Elite 125, agora, tenha o recurso stop-start (chamado de idling stop pela marca) de série. Com este novo motor, a scooter está adequada à legislação ambiental Promot 5 que entrará em vigor no início do ano que vem.
Este novo motor produz 8,2 cv a 6.250 rpm e 1,06 kgfm a 5.000 rpm. No modelo 2024, eram 9,3 cv a 7.500 rpm e 1,05 kgfm a 6.000 rpm. Apesar do decréscimo em potência, a Elite 125 ficou mais econômica, com um consumo médio na casa dos 49 km/l. O câmbio continua sendo do tipo CVT.
Estruturalmente, a Elite 125, que compartilha a plataforma da Dio 125 vendida na Índia, trouxe mudanças relevantes. O tipo de chassi underbone é o mesmo, embora seja novo, e a scooter ficou 4 kg mais leve em seu peso seco (são 100 kg), a distância entre-eixos aumentou em 3,7 cm e a altura do solo, em 3,8 cm. O tanque de combustível diminuiu de 6,4 litros para 5,3 litros e o bocal agora está instalado na rabeta da scooter, com acesso exclusivo, não mais sob o assento como era anteriormente. O compartimento sob o assento continua acomodando um capacete do tipo aberto.
Os cursos de suspensão da Elite 125 também permanecem inalterados, com 90 mm na frente e 70 mm atrás, porém agora há ajuste de pré-carga em três níveis para a mola traseira. O sistema de frenagem é combinado (CBS), com disco tipo wave de 190 mm na frente e tambor atrás, e as rodas continuam de 12’’ na dianteira e 10’’ na traseira.
O painel da scooter é digital, de LCD, com tecnologia blackout como as outras motos da marca.
A nova Elite 125 é oferecida em quatro opções cores: azul metálico, prata metálico, vermelha e branca.