Hyundai Creta 2022: as diferenças entre as 5 versões em 52 fotos
O Hyundai Creta 2022 já está sendo produzido em Piracicaba (SP) e foi lançado nesta quarta-feira (25) no Brasil. Seus preços ficarão entre R$ 107.000 e R$ 150.000 com visual renovado, mas a fabricante sul-coreana manterá uma versão com carroceria antiga, a Action 1.6 automática de seis marchas, por menos de R$ 100.000.
Seguindo o padrão visual russo, o SUV chegou com um design ousado para causar ainda mais impacto do que o primo HB20 em nosso mercado. A estratégia será dar ao novo Creta um ar mais premium, a fim de aumentar a rentabilidade do modelo.
Também pudera: suas etiquetas o deixaram com um teto de preços bem acima dos rivais VW T-Cross Highline 250 TSI, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo ou o Jeep Renegade Limited flex.
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Enquanto o velho Creta Action manterá o propulsor 1.6 Gamma quatro-cilindros 16V flex de 123/130 cv de potência e 16/16,5 kgfm de torque (gasolina/etanol), o novo Creta virá equipado com o motor 1.0 três-cilindros 12V turboflex TGDi (injeção direta) da família Kappa, que rende 120 cv e 17,5 kgfm (com qualquer combustível), nas três versões mais baratas.
A de topo contará com o velho 2.0 quatro-cilindros 16V aspirado flex do antecessor, porém modificado para ficar 1 cv mais potente e até 8% mais econômico. Serão 157/167 cv e 19,2/20,6 kgfm. Qualquer que seja a opção escolhida, o câmbio será sempre automático de seis marchas fornecido pela divisão de transmissões da própria Hyundai.
Isso significa que o Creta com novo visual será comercializado em quatro versões: Comfort, Limited e Platinum 1.0 TGDi; Ultimate 2.0. As dimensões cresceram 1 cm em comprimento e largura, e 2 cm em entre-eixos. A altura foi reduzida em 0,5 cm e o porta-malas perdeu 9 litros de volume, assim como o tanque de combustível foi reduzido em 5 litros.
Clique aqui para conferir todos os dados da segunda geração do SUV. Abaixo, confira as diferenças visuais, de acabamento e de equipamentos das cinco versões do Creta 2022. Afinal, como já diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. Cinquenta e duas delas, então...
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Hyundai Creta Action 1.6 AT6 2022 – detalhes em 4 fotos
Hyundai Creta Action será a versão remanescente do SUV com visual antigo na gama. Objetivo da marca é oferecer uma opção de utilitário esportivo abaixo de R$ 100.000. Para isso, configuração será simples esteticamente e nos equipamentos. Faróis são halógenos, grade tem acabamento em preto fosco e não há faróis de neblina.
Rodas são de liga leve aro 16", mas com desenho bem simples, e freios traseiros utilizam o velho sistema de tambor. Comprimento, largura e entre-eixos são ligeiramente menores que os do novo Creta, embora a plataforma J5, alguns elementos da carroceria e os pontos de fixação sejam os mesmos.
Traseira do Creta Action segue o padrão de simplicidade da versão, com lanternas halógenas. Motor é o conhecido 1.6 Gamma flex. Preço? R$ 96.490.
Cabine do Creta Action é uma espécie de viagem de volta aos anos 2010, com quadro de instrumentos analógico, rádio com display digital monocromático, bancos em tecido e acabamento predominantemente em preto fosco.
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Hyundai Creta Comfort TGDi AT6 2022 – detalhes em 9 fotos
Creta Comfort será a opção mais barata da nova geração, já em R$ 107.490. Pintura sólida custa mais R$ 700 e metálica ou perolizada, R$ 1.600. Grade desta versão é preta com divisórias convencionais, através de barras horizontais. Faróis já possuem DRL em LED e projetores (com lâmpadas incandescentes), mas não há faróis de neblina, o que deixa as luzes de seta na base do para-choque com aspecto de gigantes.
Novo Creta já traz freios traseiros a disco, mas na versão Comfort as rodas também são de liga leve aro 16", sem nenhum tipo de acabamento especial. Molduras em preto fosco nas laterais são de série em toda a gama.
Lanternas traseiras trazem guias filiformes de LED, mas iluminação é predominante halógena. Luzes de ré ficam no para-choque, como acontece no HB20, mas no caso do Creta elas estão presentes dos dois lados. Antenas são do tipo tubarão.
Painel do novo Creta Comfort é mais simples, com cluster similar ao do antigo Creta Action (mostradores analógicos com computador de bordo digital monocromático de 3,5" ao centro) e central multimídia de 8" (já com Android Auto e Apple CarPlay via cabo).
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Acabamento da faixa central do painel vem na cor preta, mas mantém texturização diferente, como nas demais versões. Saídas laterais de ar são retangulares e verticais.
Creta Comfort traz console central menos sofisticado, com freio de estacionamento por alavanca, dois porta-copos e um apoia-braço central com baú. Revestimento dos bancos é em tecido e sem nenhum tipo de firula, e teto traz forragem na cor bege.
Ar-condionado do novo Creta é manual na versão básica. Ausência de comandos deixa alguns vazios nessa faixa do painel.
Manopla de câmbio é a mesma das demais versões, emulando um manche de avião. Há duas tomadas USB escondidas atrás do nicho para depositar o celular. Repare, porém, que quase não há botões ou teclas ao redor da alavanca, apenas um para desabilitar o start-stop.
Chave do Creta Comfort 2022 é do tipo canivete, desprovida de sensor presencial. Isso significa que, para ligar o motor desta versão, é preciso adotar a velha prática de girar do pantógrafo da chave, enquanto as demais configurações contam com partida por botão.
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Hyundai Creta Limited TGDi AT6 2022 – detalhes em 8 fotos
Creta Limited custa R$ 120.490. Na dianteira, traz divisórias do tipo colmeia com acabamento em cromo acetinado na grade, assim como as molduras da peça em formato de diamante. Esta versão traz, ainda, faróis de neblina halógenos ao lado das luzes de seta.
Na versão Limited, rodas de liga leve têm aro de 17 polegadas com acabamento diamantado.
Aplique na base dos para-choques frontal e traseiro também recebem acabamento em prata fosco no Creta Limited.
Painel da versão Limited é praticamente tão simples quanto o da Comfort, mas repare que o ar-condicionado já possui comandos digitais e função automática.
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Em detalha, o criativo volante de base achatada do novo Creta, que na versão Limited ainda traz quadro de instrumentos predominantemente analógico atrás, mas já vem revestido de couro sintético.
Versão Limited do novo Creta é a primeira a contar com borboletas para troca sequencial das marchas do câmbio automático com seis velocidades.
Bancos do novo Creta Limited ainda são revestidos de tecido, mas contam com elementos em alto relevo na parte interna das abas laterais.
Creta Limited 2022 já entrega uma chave com sensor presencial, incluindo partida do motor por botão.
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Hyundai Creta Platinum TGDi AT6 2022 – detalhes em 7 fotos
Novo Creta Platinum é a versão mais cara da gama equipada com o motor 1.0 TGDi turboflex herdado do HB20. Custa R$ 135.490. Visualmente, no balanço dianteiro, a única distinção em relação à versão anterior é o contorno cromado no hexágono da grade.
Faixa que contorna a parte superior dos vidros laterais é sempre em cromo acetinado em toda a gama do Creta 2022. Faixa vai ficando mais larga conforme sai da coluna A até preencher quase toda a coluna C da carroceria. Todas as versões também incluem barras longitudinais de teto.
Traseira do novo Creta Platinum ´w idêntica à da versão Limited.
Por dentro, porém, versão Platinum possui elementos do painel e das guarnições das portas em tom marrom.
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Quadro de instrumentos passa a ser parcialmente digital nesta versão, reservando os mostradores analógicos ao conta-giros e aos medidores de temperatura do motor e de nível de combustível no tanque.
Detalhe da faixa central do painel na cor marrom escura.
Revestimento em couro sintético dos bancos, incluindo microperfurações nas faixas centrais dos assentos e encostos lombares, respeita o mesmo tom marrom escuro do painel, assim como o envolvente macio ao toque do apoio central de braços.
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Hyundai Creta Ultimate 2.0 AT6 2022 – detalhes em 23 fotos
Novo Creta Ultimate, a única versão da linha 2022 com motor 2.0 aspirado flex, também tem como item exclusivo os faróis com luz baixa, farol baixo e farol alto de LED. Apesar de os três elementos estarem separados por "gomos", são do tipo Ecoled e não por projetores.
Na versão Ultimate, as rodas são de liga leve têm 18" de aro, desenho exclusivo com cinco raios duplos e acabamento diamantado. Só ela pode oferecer, opcionalmente, teto bicolor em preto brilhante, caso o consumidor aceite pagar R$ 1.500 a mais.
Assim como os faróis, lanternas traseiras do novo Creta Ultimate são de LED, incluindo luzes de freio e com guias de posição mais largos. Apenas as lâmpadas de ré seguem por filamento.
Versão Ultimate custa quase R$ 150.000, mas pelo menos traz de maneira exclusiva o pacote com assistências semiautônomas de condução. Um dos itens é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo) inteligente, capaz de funcionar mesmo a velocidades mais baixas e de levar o SUV a parar totalmente e depois reacelerar sozinho (em até 3 segundos) para acompanhar o veículo à frente.
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Através de um sensor posicionado no para-brisa, novo Creta UItimate possui frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres, ciclistas e carros que vêm na direção contrária em situações de conversão à esquerda.
Versão de topo do Creta 2022 conta ainda com farol alto automático adaptativo, capaz de cortar a iluminação parcialmente ao detectar outro veículo vindo na faixa oposta.
Conjunto de quatro câmeras (uma na tampa do porta-malas, uma na grade e uma na parte de baixo de cada retrovisor externo) fazem as funções de câmera de ré, câmera superior de 360° para manobras e câmeras para melhorar a visibilidade em pontos cegos nas mudanças de faixa. Enquanto os dois primeiros sistemas aparecem na tela de 10,25" da central multimídia, o último surge no cluster digital a cada vez que o motorista aciona as luzes indicadores de direção, seja para a direita ou para a esquerda.
Cabine do novo Creta Ultimate não é bicoloro, mas sim tricolor: tem elementos pretos, amarronzados e em tom bege quase branco.
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Paonel traz faixa central da direta e envolvende do quadro de instrumentos em tom bege, enquanto camada superior em plástico rígido é marrom e console central elevado possui elementos em preto brilhante ou preto fosco.
Até o couro sintético que envolve o volante do novo Creta Ultimate é marrom.
No raio direito do volante, os comandos para as assistências marcam presença.
Através do cluster digital é possível conferir informações de viagem, autonomia, de assistências como o auxílio ativo à manutenção em faixa e do monitoramento de pressão dos pneus.
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Nas duas versões de topo, novo Creta conta com modos diferentes de condução. São três na Platinum (Eco, Normal e Sport) e quatro na Ultimate (inclui o modo Smart). Eles mudam os mapas de acelerador, direção elétrica progressiva e câmbio, assim como o "humor" do quadro digital, que fica verde em modo Eco, azul nos intermediários e vermelho no Sport.
Em detalhes, os elementos em tom preto, bege e marrom no painel.
Central multimídia BlueNav de 10,25" é a mesma da versão anterior, incluindo Android Auto e Apple CarPlay (com fio), mas só a versão Ultimate dá direito ao pacote BlueLink com navegação dinâmica, como no Waze, utilizando a própria tela tátil do SUV ou o aplicativo no celular. Para isso, o modelo faz uso de um chip nativo de dados da operadora Vivo. Pena que essa internet não sirva para conectar no Wi-Fi dos aparelhos de quem vai a bordo. Nesta versão, o sistema possibilita, ainda, que se veja as imagens das câmeras de 360° pelo smartphone mesmo quando o veículo está desligado e trancado. O BlueLink é grátis nos primeiros seis meses de uso, mas depois só se mantém ativo com uma mensalidade de R$ 49,90.
Carregador de celular por indução está presente no Creta Limited, Platinum e Ultimate 2022, mas a projeção de smartphones na central ainda é por cabo.
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Entorno da manopla de câmbio do Creta Ultimate é muito mais povoado que o das versões de entrada: tem seletor giratório dos modos de condução, freio de estacionamento eletrônico por tecla e botões para as funções Auto Hold (mantém o freio eletrônico ativado automaticamente em paradas de semáforo) e de ventilação do banco do motorista (em três níveis), além do comando para desligar o start-stop já visto nas opções mais baratas.
As três tomadas USB do novo Creta (duas à frente e uma na fileira traseira) são do tipo A, sem nenhuma opção do tipo C. Pelo menos a do lado direito serve para um carregamento mais rápido do aparelho.
Em detalhe, o ar-condicionado automático digital que compõe as três versões mais caras do Creta 2022.
Toda a gama do novo Creta conta com trio elétrico, incluindo funções um-toque e antiesmagamento em todos os vidros. Entretanto, apenas a partir da versão Limited o rebatimento dos retrovisores externos é automático quando se trava as portas.
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Bancos seguem padrão de acabamento com couro externo marrom e interno (microperfurado) na cor bege. Assim como na versão Platinum, console central da opção Ultimate é elevado.
Teto solar panorâmico do novo Creta chega até quase o limite do teto, pegando quase toda a fileira traseira de assentos. Ocupantes dessa parte do veículo encontram duas saídas de ar, uma tomada USB-A para carga lenta, um porta-celular, luzes de cortesia individuais nas posições laterais e até alças de teto com ganchos para pendurar cabides.
Com aumento do entre-eixos e adoção de uma base mais elevada, alinhada à abertura do compartimento, volume do porta-malas do novo Creta caiu de 431 para 422 litros na troca de geração.
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Jornalista Automotivo