iPhone 14 detecta acidente de carro e faz ligação de emergência até sem sinal

Novo iPhone 14 aciona contatos de emergência e serviços de resgate em 10 segundos após detectar colisão.
Camila Torres
Por
12.09.2022 às 21:00 • Atualizado em 29.05.2024
Compartilhe:
Novo iPhone 14 aciona contatos de emergência e serviços de resgate em 10 segundos após detectar colisão.

O novo iPhone 14 é capaz de detectar um acidente de carro através do microfone do aparelho combinado a outras tecnologias. O celular da marca da maçã pode até ligar para os seus contatos de emergência e para os serviços de resgate. O Apple Watch também contará com as mesmas tecnologias para detecção de acidentes. 

Nos EUA e Canadá, o aparelho poderá até fazer chamadas de emergência via satélite em áreas sem cobertura de telefone ou internet. O serviço estará disponível a partir de novembro deste ano, mas nada foi falado sobre o Brasil. 

Anuncie seu carro na Mobiauto

O iPhone 14 traz uma série de novas tecnologias como maior durabilidade da bateria e melhor resolução de imagens e selfies. Mas o que realmente queremos saber são como suas atualizações podem ajudar significativamente o motorista. A mais inovadora com certeza é a de detecção de um acidente de carro. 

Para o novo iPhone detectar com precisão se houve ou não uma colisão só pelo fato de estar no habitáculo do carro foram gastos mais de 1 milhão de horas em testes de condução para treinar e aprimorar os algoritmos de movimento. Abaixo explicamos cada sistema utilizado pela Apple em casos de acidentes. 

Leia também: Marcas de luxo testam bateria que recupera 160 km de autonomia em 5 min

Como o iPhone 14 detecta um acidente de carro

Novo iPhone 14 aciona contatos de emergência e serviços de resgate em 10 segundos após detectar colisão.

Acelerômetro: o novo iPhone 14 é capaz de entender mudanças bruscas de velocidade através do acelerômetro de força G de alta intensidade, como acelerações e desacelerações extremas de até 256 g.

Barômetro: esta é outra tecnologia usada pelo aparelho para entender se de fato houve um acidente. O barômetro serve para medir variações de pressão, que podem mudar drasticamente em uma colisão com a abertura dos airbags, por exemplo. 

Giroscópio: são muitos nomes diferentes, não é mesmo? Este sistema é usado para monitorar mudanças bruscas na direção do carro. 

Leia também: 11 economias de custo absurdas que os carros brasileiros fazem

Microfone: sim, você está sendo ouvido o tempo todo. O microfone é outra ferramenta usada pelo iPhone 14 para detectar uma colisão, o barulho produzido no momento do impacto é um forte indício de que houve um acidente. Mas a Apple garante que todo o processamento do som é feito no próprio aparelho para assegurar a privacidade do usuário. 

Informações: outra fonte utilizada pela fabricante de celular é usar dados públicos sobre o acidente. 

Após o iPhone 14 detectar que houve uma colisão uma mensagem aparecerá na tela de bloqueio do aparelho: “Parece que você sofreu um acidente. O iPhone acionará o SOS de emergência se você não responder”. 

O usuário ou qualquer pessoa que estiver no habitáculo poderá optar por cancelar a chamada. Se isso não for feito, o iPhone notificará os contatos de emergência e serviço de resgate em 10 segundos.

Talvez você também se interesse:

Carros que todo brasileiro deveria dirigir uma vez na vida
Os 10 carros automáticos mais baratos no Brasil em 2022
Carros que nasceram feios e as fabricantes tentaram consertar
Apple usará iPhone e telas gigantes do novo CarPlay para criar “smartcars” 

Comentários