Kia Rio sai de linha e marca apostará em SUVs híbridos e carro elétrico
A Kia anunciou sua nova estratégia de negócio para o mercado nacional, e sua primeira vítima é o hatch compacto Rio. O modelo sai de linha no Brasil após anos de espera para chegar ao nosso mercado, porém com uma trajetória curta enquanto esteve por aqui.
A marca passou anos prometendo trazer o Rio ao Brasil, desde sua antepenúltima geração. Contudo, só conseguiu viabilizar sua importação no ano passado, já num ambiente pouco propício à importação de modelos de maior volume, além de sofrer com a forte concorrência de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, VW Polo e cia.
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Isso, somado à pandemia, tornou a vida do hatch complicada aqui. Cerca de um ano e meio depois, a fabricante interrompeu a importação do Rio, conforme revelado primeiramente pelos colegas da Autoesporte.
A Mobiauto procurou a Kia, que se posicionou oficialmente dizendo que “foi suspensa a importação [do Kia Rio] temporariamente, pois o câmbio não está permitindo a comercialização.”
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Fim da linha para um, vida nova para outros
Se o Rio já não aparenta fazer mais parte dos planos da Kia, a boa notícia é que a representante da marca sul-coreana no país vai investir pesado no segmento de SUVs, para mostrar que ainda está viva no mercado.
O primeiro deles já foi apresentado, o Stonic. O SUV compacto com porte de Fiat Pulse e VW Nivus carrega motor Kappa 1.0 turbo, usado aqui no Brasil pelos primos Hyundai HB20, HB20S e novo Creta, mas com o diferencial de um sistema híbrido leve - que você pode conhecer melhor clicando aqui.
O modelo chegou em versão única e já é vendido por R$ 149.990, sendo o carro híbrido mais barato do Brasil.
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Além disso, a Kia deve trazer outros dois importantes produtos híbridos para o mercado nacional nos próximos anos. Um deles é o Niro, que está trocando de geração globalmente. Em sua segunda plataforma, o SUV híbrido foi apresentado nesta quinta-feira (25) no Salão de Mobilidade de Seul (Coreia do Sul).
O SUV ganhou linhas mais marcantes e visual ousado, além de novas tecnologias. O presidente do grupo Gandini, importador da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, prometeu sua chegada para o ano que vem, mas a fabricante ainda espera pelo veículo renovado para entrar no processo de homologação.
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Ainda não há informações sobre motorização e detalhes sobre os itens de série, mas espera-se que o Niro tenha apenas versões híbridas regenerativas, híbridas plug-in ou totalmente elétricas.
O outro lançamento no Brasil será o do novo Kia Sportage híbrido plug-in. Essa variante sequer existe ainda, mas a Kia informou que já está em testes de homologação no Brasil, o que dá a entender que seu lançamento não deve demorar muito para acontecer.
No cofre do motor, é provável que o SUV utilize o trem de força do irmão maior Sorento, com um propulsor 1.6 turbo a gasolina de injeção direta, com 180 cv e 27 kgfm, trabalhando em conjunto com outro elétrico de 91 cv e 31 kgfm.
Potência e torque combinados seriam de 265 cv e 35,7 kgfm, gerenciados por uma transmissão automática de seis marchas.
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A fabricante promete ainda a chegada do elétrico EV6. Ele deve desembarcar no Brasil em 2022 e não se trata especificamente de um SUV - parece mais um hatch alongado ou uma perua -, mas será o primeiro veículo zero-emissão da empresa por aqui.
Além das tecnologias, que já se espera de um elétrico, o EV6 tem como principais virtudes o porta-malas com 520 litros, a autonomia máxima de 470 km - que a Kia não informa o ciclo de medição - e gama de versões com opções de 230 cv e 35,6 kgfm (tração traseira) ou 325 cv 61,6 kgfm (tração integral).
Outra novidade deve ser o Seltos, um SUV com porte de Creta que correrá por fora da nova proposta da marca de investir em híbridos e elétricos. Este, ao que tudo indica, terá motor convencional, mas ainda não teve especificações declaradas.
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Na Argentina, a Kia lançou o modelo no ano passado com o 1.6 de Hyundai HB20X e Creta Action. No entanto, essa opção não está no radar porque o propulsor não se encaixa nas regras de emissão da sétima fase do Proconve.
Na Ásia, o modelo é equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina de 177 cv e 27 kgfm sempre acoplado ao câmbio automático de sete marchas.
Imagens: Divulgação Kia
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.