Leapmotor T03: como é o elétrico vendido com preço de Fiat Pulse no Uruguai

Subcompacto elétrico tem preço competitivo e até teto solar
Diego Dias
Por
13.06.2024 às 20:57
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Subcompacto elétrico tem preço competitivo e até teto solar

A Stellantis lançou no Uruguai o Leapmotor T03, hatch compacto elétrico que facilmente brigaria com o BYD Dolphin Mini no mercado brasileiro – algo que não deve demorar para ocorrer por aqui. Caso você ainda não esteja familiarizado, a Leapmotor é a nova marca de entrada de elétricos parte do conglomerado Stellantis, que recentemente foi adquirida parcialmente pelo grupo.

Enquanto a expectativa da Stellantis é de iniciar a operação da Leapmotor no Brasil em outubro, conforme revelado pelo jornalista Leonardo Felix, da Autoesporte, um dos principais modelos da marca pensado para o mercado global foi lançado no vizinho Uruguai. O Leapmotor T032 2024 estreou por lá pelo preço de 22.990 dólares, o que em uma conversão direta chega a algo próximo de R$ 124.000 – preço hoje pouco acima de um Fiat Pulse Audace.

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Como é o Leapmotor T03?

Com 3,62 metros de comprimento, o Leapmotor T03 é um elétrico de porte subcompacto e que acaba sendo até um pouco maior que um Fiat Mobi, 7 cm maior para ser exato. Além disso, tem seus 1.65 m de altura, 1,58 m de altura e razoáveis 2,40 m de entre-eixos – medida em que fica atrás do BYD Dolphin Mini, este com 2,50 m. Já o porta-malas conta com somente 210 litros de capacidade.

A maior novidade para o mercado uruguaio na linha 2024 do T03 é que ele passa a ser homologado para cinco passageiros – outra vantagem perante o Dolphin Mini, que no Brasil pode transportar quatro pessoas. O modelo tem visual simpático arrendado com faróis que remetem o Fiat 500, enquanto a traseira é mais genérica, cujas lanternas lembram a do antigo Mercedes-Benz GLA.

Pesando 1.203 kg, o Leapmotor 03 vem equipado com motor elétrico e tração dianteira que entrega 80 Kw – o que na prática são 109 cv de potência, enquanto o torque fica em 16 kgfm. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 14 segundos, com máxima de 130 km/h.

Sua bateria de 41,3 kWh permite que o subcompacto possa rodar por até 280 km, isso segundo o padrão europeu WLTP. Interessante que o Leapmotor T03 aceita recarga rápida de até 43 kW de potência, que pode durar 36 minutos (DC). Já em recarga lenta (AC) o hatch elétrico pode ter recarga total realizada em 8 horas.

Na configuração de suspensão temos o tradicional padrão McPherson na dianteira, com barra estabilizadora, enquanto na traseira o modelo usa suspensão com eixo de torção. Já os freios são discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira – nada de tambor na traseira (felizmente).

Entre os equipamentos, o Leapmotor T03 no Uruguai traz direção elétrica, airbag duplo frontal, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, monitor de pressão dos pneus, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com suporte para QDLink (Android), acendimento automático dos faróis, lanterna traseira em LED, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, ar condicionado digital, teto solar panorâmico fixo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, piloto automático e modos de condução (Sport, Standard e Eco), rodas aro 15 com pneus 165/65 e freio de estacionamento com auto hold.


Vale lembrar que no mercado europeu conta com opção ainda de piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de cansaço e leitura de placas.

Quando desembarcar no Brasil, a Leapmotor será basicamente a Fiat dos elétricos. Isso porque ambas terão posicionamento parecido dentro do grupo Stellantis, com a nova Leapmotor sendo a marca de entrada de elétricos do grupo.

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