Lecar 459: modelo brasileiro terá futuro motor híbrido flex do Renault Kardian

Modelo terá conjunto diferente, sem utilizar o motor a combustão como propulsor
Vinicius Moreira
Por
16.09.2024 às 20:44
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Modelo terá conjunto diferente, sem utilizar o motor a combustão como propulsor

Comandada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis, a Lecar já anunciou seu primeiro carro, o Lecar 459. O modelo é um híbrido que agora já sabemos com qual motor ele será vendido no mercado. Trata-se do mesmo trem de força do Renault Kardian, mas com uma diferença, dotado de tecnologia híbrida flex. A página @placaverde mostrou nesta semana o primeiro flagra do modelo brasileiro.

A marca brasileira fechou uma parceria com a Horse, conhecida produtora de motores. Para quem não está familiarizado, a Horse produz o “HR10” (sigla), motor 1.0 turboflex de três cilindros com 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm.

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São previstos 12.000 motores para a Lecar equipar as unidades do 459 híbrido, que tem lançamento previsto para 2026. Essa quantidade poderá aumentar, a depender da procura pelo modelo brasileiro.

Mas diferente do que estamos acostumados, o Lecar 459 será um EREV (Extended Range Electric Vehicle), ou veículo elétrico de alcance estendido. Nessa configuração, o motor a combustão não atua como propulsor.

O trem de força flex gera energia mecânica que é enviada para um gerador que a transforma em energia elétrica, a qual será armazenada pela bateria responsável por alimentar o motor elétrico.

Quando a bateria estiver completa, o motor a combustão é desligado. Isso favorece a eficiência do conjunto, assim como a diminuição de emissões de gases.

Esse formato não é novidade. A Volare lançou um micro-ônibus recentemente nesse estilo, inclusive com o mesmo motor 1.0 do Kardian produzido pela Horse. Porém, no Volare Attack 9 HVE a usina a combustão só é abastecida por etanol, fornece energia mecânica para um motor elétrico, que faz o trabalho de modificar para energia elétrica armazenada em bateria, a qual envia energia para um segundo motor elétrico, esse sim propulsor das rodas.

O Lecar 459 também poderá ser carregado como um carro elétrico comum. No site da montadora, a potência divulgada é de 163 cavalos de potência e 26,3 kgfm de torque do motor elétrico. Já a o motor a combustão oferta 122 cv e 22,4 kgfm de torque, com tração traseira. A autonomia total é de 1.000 km e 100 km somente no modo elétrico.

Futuro motor híbrido Kardian?

O próximo passo do Renault Kardian será ganhar uma versão manual. Mas não só isso, o SUV compacto tem tudo para ganhar uma configuração híbrida flex. A pista para esse movimento está justamente na plataforma estreada pelo Kardian no Brasil, a RGMP.

Além de ser uma base modelar, ou seja, capaz de equipar veículos de 4 a 5 metros, com 2,60 m a 3 metros de entre-eixos, a plataforma pode receber um conjunto motriz eletrificado (elétrico, híbrido leve e híbrido plug-in).

Por essa flexibilidade, a RGMP estará nos próximos lançamentos prometidos pela marca francesa por aqui: dois SUVs médios e a picape intermediária fruto do conceito Niagara. Outra vantagem é que a RGMP permite um ganho para tecnologia embarcada e assistentes de segurança. Dessa forma, é provável que o futuro SUV compacto da marca, que pode substituir o Duster, estreie o conjunto híbrido flex, mas com configuração convencional em relação ao Lecar.  

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