Lecar usará mesma estratégia da Gurgel para tentar emplacar carros nacionais
O Lecar 459, primeiro modelo da fabricante brasileira Lecar, foi flagrado recentemente e chamou a atenção por seu visual no mínimo inusitado. Fora o design, outro aspecto desperta curiosidade. Isso porque o modelo parece seguir a mesma receita da Gurgel para tentar alcançar o sucesso.
Você pode se interessar por:
- Lecar 459: modelo brasileiro terá futuro motor híbrido flex do Renault Kardian
- Esta é a coleção mais fantástica de Puma, Gurgel e outros fora de série
- Caoa quer fazer no Brasil o que a Gurgel tentou e não conseguiu
- Este Gurgel se vestiu de Hummer e tem motor AP de Gol para cair nas ruas
A Gurgel foi uma montadora nacional que atuou como fabricante de automóveis entre 1969 e 1994. A empresa vendeu cerca de 40 mil carros em sua história. A semelhança com a Lecar, porém, não está apenas na nacionalidade de ambas, mas também em seus motores.
Desde o lançamento de seu primeiro modelo, o Gurgel Ipanema, até sua falência, a Gurgel fez uso de mecânicas Volkswagen em todos os seus produtos. O bugre Ipanema, vale lembrar, usava motor e suspensão iguais aos do VW Fusca - o que contribuiu bastante para sua imagem na época.
Algo parecido acontece com a Lecar. É verdade que o Lecar 459 não pega emprestado componentes da VW, mas faz uso de motor conhecido, o mesmo que equipa o Renault Kardian.
A informação é confirmada pela própria montadora.
Segundo a própria, a Lecar fechou uma parceria com a Horse, uma fabricante
inglesa de propulsores, a qual produz o motor 1.0 turboflex de três cilindros
com 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm, o mesmo encontrado sob o capô do
Kardian.
Aos que não sabem, a Horse Powertrain Limited (nome oficial da empresa) é uma joint-venture de propriedade da Renault e da Geely, montadora chinesa de automóveis.
Apesar do Lecar 459 ser equipado com o mesmo 1.0 motor turboflex do Kardian, seu trem de força não será o mesmo do SUV. Isso porque o modelo irá se tratar de um EREV (Extended Range Electric Vehicle), um veículo de alcance estendido.
Neste tipo de usina, o propulsor a combustão não atua como um propulsor de fato. Sua função, na verdade, é gerar energia mecânica que é transformada em energia elétrica. Após a bateria ficar totalmente carregada, o motor a combustão é desligado.
Vale lembrar que, inicialmente, a promessa do empresário Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar e autodenominado “Elon Musk brasileiro”, era de que o modelo fosse totalmente elétrico. Porém, os planos mudaram e o carro teve que adotar um sistema híbrido.
Segundo a própria marca, o motor elétrico desenvolve 163 cv de potência e 26,3 kgfm de torque, já o térmico produz 122 cv e 22,4 kgfm, além de oferecer tração traseira. A autonomia puramente elétrica é de 100 km e a total é de 1000 km. Resta saber se isso será necessário para que a Lecar atinja o sucesso que a Gurgel em algum momento atingiu.
Flagras: reprodução/@cabysfs