Mitsubishi ASX muda totalmente e pode antecipar motor híbrido do Duster

Parceria entre as montadoras pode trazer atualização tão esperada para o SUV francês
Vinicius Moreira
Por
25.06.2024 às 22:52 • Atualizado em 12.11.2024
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Parceria entre as montadoras pode trazer atualização tão esperada para o SUV francês

Um olhar mais atento vai logo identificar muitas semelhanças do novo Mitsubishi ASX com o novo Renault Captur, ambos vendidos somente fora do país. Para além do visual, o novo SUV da marca japonesa pode adiantar novidades para o conjunto híbrido de outro modelo, o nosso Renault Duster.

Vale lembrar que o nosso Duster não tem atualizações profundas há um bom tempo e ganhou itens tímidos. Atualmente é oferecido em duas opções de motor: 1.6 SCe que oferta 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque; e 1.3 TCe, um motor turbo flex que rende até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.

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Voltando para o ASX, o SUV chegou no mercado europeu praticamente com a mesma roupagem que o Captur. No entanto, o que mais chamou atenção foram os conjuntos híbridos que vão equipar as versões do ASX.

O ASX também pode ser adquirido na versão a combustão com motor 1.0 de três cilindros a gasolina e transmissão manual de seis velocidades. Nessa configuração, o SUV entrega 89 cv de potência e 16,3 kgfm de torque.

Mitsubishi ASX híbrido

Na versão intermediária, o ASX chega como um híbrido leve. O SUV tem como propulsores o 1.3 turbo a gasolina combinado com um motor elétrico, abastecido por uma bateria de 12V.

Assim, a usina térmica atua como protagonista, enquanto o motor elétrico auxilia nas acelerações em baixa e velocidades de cruzeiro. A transmissão pode ser manual de seis velocidade ou automática de dupla embreagem de sete velocidades.

De forma combinada, são 138 cv de potência e 26,5 kgfm de torque na versão manual e 155 cv de potência e 27,5 kgfm com o câmbio automático.

Por último, a versão topo de linha combina o motor térmico 1.6 a gasolina com dois motores elétricos a um câmbio automático. Nessa configuração, a potência é de 140 cv de potência.

E são essas duas motorização 1.3 turbo híbrida leve e 1.6 híbrida plena que pode ver por aqui no futuro. As calibrações devem ser distintas, já que vemos a usina 1.3 entregando no Brasil 170 cv. No entanto, a combinação dessa motorização com um sistema elétrico leve, e da 1.6 híbrida plena é a que podemos ver por aqui em breve.

Mobiauto, inclusive, já havia antecipado que a marca usaria esse tipo de motorização por aqui. E a aplicação do sistema em vários veículos da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi deixa ainda mais evidente que essa é a tecnologia que veremos em nosso mercado.

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