MT-09 será a primeira moto a ganhar o novo câmbio automático da Yamaha

Tecnologia japonesa dispensa o mecanismo de manopla e pedal para trocar de marcha
AD
Por
31.07.2024 às 10:40
Compartilhe:
Tecnologia japonesa dispensa o mecanismo de manopla e pedal para trocar de marcha

Você viu aqui na Mobiauto noinício deste mês que a Yamaha estava preparando o lançamento de um inéditocâmbio automático para as motos da marca. Agora, sabemos que o modelo que vai estrear esta tecnologia será a MT-09, a partir do último trimestre deste ano na Europa.

Batizada de MT-09 Y-AMT (Yamaha Automated Manual Transmission), a naked contará com um sistema que, de acordo com a fabricante, pesa somente 2,8 kg, composto por dois atuadores eletrônicos para cumprir com as funções de trocas de marchas. A principal vantagem deste câmbio, ainda segundo a Yamaha, é permitir que o piloto “foque na performance, aceleração e inclinação” da motocicleta, uma vez que as trocas de marchas são realizadas automaticamente por uma central eletrônica.

Você também pode se interessar por:

A atuação do câmbio pode ser realizada em dois modos: D e D+. O primeiro é um comportamento normal, priorizando a eficiência, enquanto o segundo é o esportivo, que aproveita melhor a faixa de rotação do motor para esticar as marchas.

Mas para os pilotos que preferirem, o câmbio da Yamaha também permite trocas sequenciais por meio de dois botões instalados na parte do punho esquerdo do guidão, de modo similar ao que já existe nas motos com câmbio automatizado de dupla embreagem da Honda. A diferença do Y-AMT é que, além de usar o dedo indicador para subir de marcha e o dedo para reduzir, as duas funções podem ser cumpridas pelo mesmo dedo, o indicador, ao puxar o botão para cima ou para baixo. De acordo com a Yamaha, essas trocas “são mais rápidas” do que se fossem feitas por um câmbio sequencial convencional (com embreagem e pedal).

A MT-09 Y-AMT ainda não teve seu preço divulgado na Europa. Ela será impulsionada pelo mesmo motor de três cilindros de 890 cm³ capaz de gerar 119 cv a 10.000 rpm e 9,5 kgfm de torque.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários