Nova Fiat Toro seguirá com plataforma de Jeep Compass e chega até 2028

STLA Medium será implementada na fábrica de Pernambuco para fazer novos Jeep Compass e Fiat Toro
Renan Rodrigues
Por
17.06.2024 às 21:21
Compartilhe:
STLA Medium será implementada na fábrica de Pernambuco para fazer novos Jeep Compass e Fiat Toro

A Fiat Toro seguirá no portfólio da marca italiana e terá uma nova geração. A informação pode até parecer óbvia, mas até o momento vários projetos foram confirmados, enquanto não havia informações sobre a picape.

O possível risco era agravado pela futura nova geração da Fiat Strada, que será um produto globalizado, com direito a fabricação e venda na Europa. Aparentemente, a Stellantis tem olhado para o que faz sucesso no Brasil e tentará aplicar mundo afora.

Você também pode se interessar por:

Ainda sobre a futura Fiat Strada, ela seguirá os passos das demais versões e será derivado do projeto F1H, ou seja, do sucessor do Fiat Argo, que pode se chamar Panda, como na Europa, manter o nome Argo ou ainda ressuscitar o Uno, que foi um grande sucesso nacional.

Dessa forma, a Fiat Strada utilizará a plataforma STLA Smart, que é uma evolução da CMP, criada pela dupla francesa do Grupo Stellantis – Peugeot e Citroën. Já a Fiat Toro será montada em outra plataforma, a STLA Medium.

Essa será a mesma plataforma presente no Jeep Compass, portanto, no futuro, os dois carros continuarão compartilhando a base e componentes. Para além do tamanho distinto entre as duas plataformas citadas, há diferença no nível de tecnologia embarcada.

Fiat Toro elétrica?

Certamente a Fiat Toro terá versões híbridas, uma vez que essa é quase uma exigência para atingir os parâmetros de emissões previstos nas próximas fases do Proconve. No entanto, a STLA Medium pode ir além.

De acordo com a Stellantis, a plataforma, que já é utilizada pelo novo Peugeot 3008, suporta motores elétricos com potências entre 220 cv e 390 cv, além de baterias de 98 kWh. O Jeep Compass está previsto para ter versão elétrica com autonomia entre 500 e 700 km, quem sabe o mesmo não aconteça com a Toro?

Cronograma

O cronograma de lançamentos da Stellantis está bem apertado. A marca planeja lançar diversos modelos nos próximos anos, afinal, serão 40 lançamentos com aporte de R$ 30 bilhões.

Os valores contemplam lançamentos até 2030. Nesse meio tempo teremos a renovação de toda a família de compactos da Fiat, incluindo os lançamentos do sucessor do Argo, revelado na forma de Grande Panda, além dos novos Pulse e Fastback, estes para 2027 e 2028, baseados nos irmãos franceses Citroën Aircross e Basalt, conforme apurado pelo jornalista Leonardo Felix, da Autoesporte.

A nova Fiat Toro deverá chegar ao mercado entre o final de 2027 e o começo de 2028. Há uma grande dúvida com relação a um SUV derivado da Toro. Segundo Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, ele será lançado antes da picape para revelar o visual da dupla. Deveremos saber mais sobre nos próximos meses.

Comentários