Novo BYD Song Plus Premium mal chegou e pode ficar velho em breve
Após ser flagrado algumas vezes em meio ao território brasileiro, o BYD Song Plus Premium acaba de ser lançado para ocupar o posto de versão topo de linha do SUV híbrido no mercado brasileiro, mas corre o risco de se tornar defasado em breve. Isso porque a nova geração do modelo foi vista recentemente em testes na China, confirmando as informações reveladas pelo site Carnewschina.
Você também pode se interessar:
- BYD é pior montadora em relação a direitos humanos, diz estudo
- BYD Song Pro ganha promoção e fica R$ 40.000 mais barato que Corolla Cross
- BYD King fica mais barato que VW Virtus Exclusive com desconto de R$ 36 mil
- BYD pode lançar scooter elétrica ainda este ano
Os vazamentos dessas informações foram divulgados em março deste ano e, na época, a expectativa era de que o novo Song Plus fosse lançado no mercado chinês em agosto. No entanto, o modelo foi apenas atualizado com a adoção do sistema híbrido DM-i de quinta geração, porém sem o novo visual das projeções divulgadas na internet.
Rumores da imprensa estrangeira afirmam que existe a possibilidade de a BYD ter usado a atualização promovida na China para testar a aceitação do novo sistema DM-i e adiado o lançamento da nova geração do Song Plus para outro momento. Portanto, a chegada do Song Plus de segunda geração não está descartada.
Vale lembrar que o atual BYD Song Plus é vendido em outros mercados com o nome Seal U. Nesses países, o SUV tem também uma variante elétrica de 218 cv de potência e autonomia declarada de 500 quilômetro pelo ciclo WLTP (bem menos rigoroso que as medições do Inmetro).
Como é a “futura nova geração” do BYD Song Plus?
A partir dos flagras e das projeções já se pode ter uma boa ideia de como poderá ser o novo Song Plus. As imagens mostram um design bem mais alinhado à identidade Dragon Face que a BYD tem adotado em seus últimos lançamentos.
A dianteira permanece com a grade hexagonal, mas ela tem um desenho com linhas mais segmentadas, semelhantes a escamas. O para-choque dianteiro segue com formato agressivo e entradas de ar trapezoidais. Os faróis ganharam linhas mais afiladas e passaram a ser conectados por uma faixa mais robusto na cor preta - semelhante ao BYD Yuan Plus.
Nas laterais, o Song Plus passa a ser mais vincado, com inserções mais profundas e dinâmicas em sua carroceria. Além disso, parece que as maçanetas passam a ser retráteis. Na traseira, as imagens mostram que o modelo segue com sua lanterna de LED inteiriça e spoiler de teto. Apesar de tudo ser especulação, seu porte parece ser maior que o SUV que temos atualmente.
A mecânica não foi revelada, mas ela deve manter o sistema DM-i de quinta geração, uma vez que ele foi lançado em agosto. Com essa tecnologia, o BYD Song Plus combina um motor 1.5 a gasolina de 99 cv de potência e 13,8 kgfm de torque a um elétrico de 214 cv. Os números de potência e torque combinados não foram divulgados, mas a sua autonomia puramente elétrica pode chegar a 128 km, segundo o ciclo chinês WLTC.