Novo Caoa Chery Tiggo 2 terá truque que Peugeot 208 ignorou para ser turbo
A reportagem da Mobiauto já revelou em primeira mão que a Caoa Chery lançará em abril do ano que vem uma reestilização profunda de seu SUV de entrada no país, o Tiggo 2. Com preços entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, visual rejuvenescido e um inédito motor 1.0 turbo flex, ele terá a missão de colocar de vez a fabricante entre as dez mais vendidas no país.
A edição desta semana do quadro O Que Vem Pra Pista mostra justamente os detalhes da renovação, que conferirá ao Tiggo 2 uma nova cara e um novo coração. O pequeno crossover marcará a estreia da identidade visual Life in Motion 3.0, que nos próximos anos também será aplicada aos primos maiores Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8.
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Os faróis serão divididos em dois níveis e terão o conjunto principal muito mais afilado. A grade será bem alargada e ganhará formato hexagonal, com divisórias internas por pontos cromados formando um efeito de cascata.
Já a traseira seguirá quase sem alterações, denunciando que não se trata de uma troca de geração e que, portanto, a carroceria ainda é aquela aproveitada do velho e extinto hatch Celer, lançado no Brasil há 11 anos. Apenas as lanternas serão modernizadas.
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Dentro da cabine, o modelo receberá um painel quase todo remodelado, incluindo um novo volante de base achatada, central multimídia de 9 polegadas com projeção de celulares e novas faixas de acabamento.
O espaço interno e o volume do porta-malas (420 litros) devem ser mantidos intactos, assim como a distância entre eixos de 2.555 mm e a largura de 1.760 mm. As dimensões que podem mudar são o comprimento (4.200 mm) e a altura (1.570 mm), devido à adoção de e um novo balanço dianteiro e de novas rodas.
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Sobre o motor, será um 1.0 turbo flex de três cilindros com 12 válvula, injeção direta e comando variável na admissão, casado com o câmbio CVT com simulação de nove marchas que já equipa os sedans Arrizo 5 e Arrizo 6. Sua potência está estimada em 120 cv e o torque, em 17 kgfm com etanol.
Uma curiosidade é que esta usina será baseada em uma unidade turbo de 1,2 litro feita na China pela Acteco, a fornecedora de propulsores na Chery. Chamada SQRF3J12, ela rende originalmente 143 cv e 22,6 kgfm. Por aqui, terá seu deslocamento reduzido e, consequentemente, os dados de potência e torque também diminuídos.
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A medida será adotada para que o novo Tiggo 2 se enquadre na legislação de motores com até 1.000 cm³, que pagam uma alíquota de IPI menor. É uma solução que a PSA poderia ter aplicado ao novo Peugeot 208 para justificar o uso do propulsor PureTech três-cilindros turbo em vez do velho 1.6 EC5, pelo menos nas versões de topo.
Já as configurações de entrada devem manter a opção 1.5 aspirada flex de até 115 cv com etanol, aliada a câmbio manual ou também ao CVT. Os rivais do novo Tiggo 2 serão o VW Nivus, o Honda WR-V e o futuro SUV compacto da Fiat construído sobre a base do Argo.
Veja mais detalhes do projeto e confira como ficará o seu visual em mais um vídeo d’O Que Vem Pra Pista. Só dar o play:
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Jornalista Automotivo