Nova Kia Tasman: como é a picape que queríamos no Brasil contra S10 e Hilux
A Kia Tasman será uma tentativa da Kia em emplacar dentro de um segmento em que não possui muita tradição, o das picapes médias. Será que o utilitário tem o necessário para ser o rival de Toyota Hilux e Chevrolet S10 que queríamos por aqui?
Você pode se interessar por:
- Por que Chevrolet, Volkswagen e Fiat querem seguir os passos da Kia?
- Kia K3 é rival de VW Virtus com motor híbrido do Hyundai Creta
- Novo Kia EV9: 7 pontos insanos do elétrico eleito carro do ano que virá ao Brasil
- Hyundai e Kia usam gambiarra para evitar que seus veículos sejam roubados
Segundo a publicação sul-coreana Maeil Business Newspaper, a Kia Tasman já tem data para ser lançada. O portal informou que a picape média será apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Jeddah, que acontecerá entre 29 de outubro a 2 de novembro, na Arábia Saudita.
Sobre a picape em si, a partir de fotos oficiais que a própria Kia divulgou e de alguns flagras capturadas, já é possível reconhecer um pouco seu visual. Na dianteira, chamam atenção seus faróis seus com assinatura em formato de “T”, os quais são bem alinhados com as molduras que envolvem as rodas.
A grade é formada por uma entrada de ar dividida em quatro partes verticais, a qual parece ser envolta por um volume da carroceria e por seu para-choque robusto. Nas laterais, além dos arcos de rodas bem saltados, chama atenção o vinco bem-marcado presente em sua porta.
A traseira parece ser mais convencional. As lanternas traseiras de LED parecem ser posicionadas de forma vertical, como a maioria das picapes, porém com um desenho mais afilado.
Quanto à mecânica, acredita-se que a picape seja construída a partir da mesma arquitetura sobre chassi do novo Kia Mohave. A motorização deve mudar de mercado para mercado, mas é provável que a Tasman venha com o motor 2.2 CRDi diesel, que equipa Hyundai Santa Fe e Kia Sorento.
A usina em questão é capaz de desenvolver 199 cavalos de potência e 44,9 kgfm de torque. Espera-se que seu câmbio seja automático e sua tração do tipo integral selecionável.
A mídia sul-coreana ainda veicula a possibilidade da picape receber um propulsor 3.0 V6 turbodiesel, que chega na faixa dos 250 cv. O objetivo da Kia é que a Tasman tenha capacidade de reboque de 3.500 kg e uma carga útil de 1.000 kg, para assim ser capaz de competir com seus rivais.
Além do Oriente Médio, a Kia Tasman será lançada na Austrália e Sudeste Asiático. Também há chances de lançamento na Europa. Não há previsão de chegada para o Brasil. Mas visto a popularidade das picapes médias por aqui, não seria surpresa um futuro anúncio da Tasman para cá.