Novo Chevrolet Onix terá truque de HB20 e Polo para consumir menos combustível

Além da renovação visual, o novo Chevrolet Onix trará mudanças motoras inspiradas no Hyundai HB20
DR
Por
28.09.2024 às 20:32
Compartilhe:
Além da renovação visual, o novo Chevrolet Onix trará mudanças motoras inspiradas no Hyundai HB20

O novo Chevrolet Onix 2026 foi flagrado andando pelas ruas de Teresina (PI) e assim mostrou pela primeira vez seu novo visual. Mas o design renovado não é a única novidade. Isso porque a atualização trará consigo um truque usado pelo Hyundai HB20 para tentar diminuir seu consumo de combustível.

 Você pode se interessar por: 

Vale ressaltar que todas as mudanças da renovação irão atingir de modo igual tanto Chevrolet Onix quanto Onix Plus (hatch e sedan). É possível ainda que a atualização traga algum nível de eletrificação para o modelo no futuro, inspirado no Chevrolet Monza chinês.

 

Mas e o truque de HB20? Bom, além do novo design, o modelo também ganhará atualizações mecânicas. Os motores devem seguir as mesmos: 1.0 aspirado e 1.0 turbo, mas este último trocará a injeção eletrônica.

Vale lembrar que, desde 2019, as versões turbo do Onix contam com a injeção multiponto de combustível, com a justificativa de baratear o custo de manutenção do modelo. Porém essa história deve mudar.

 

Graças às novas diretrizes de emissão do Proconve L8, o motor turbo do Onix ganhará injeção do tipo direta a mesma usada pelas configurações turbo do HB20 desde 2019. A adoção desse tipo de injeção deverá aumentar o desempenho do propulsor turbinado do Onix, tanto em consumo quanto em potência e torque.

Aos que não sabem, no propulsor de injeção direta o combustível não passa pelo coletor de admissão, mas é diretamente injetado na câmara de combustão. Deste modo, ar e combustível não se misturam no processo, o que permite uma queima mais eficiente e com menos perda de energia no processo de combustão do motor.

 

No fim, o sistema melhora o desempenho motor e economiza no consumo. A injeção direta, porém, é mais sensível a combustível de baixa qualidade, além de ter manutenção e peças mais caras que a injeção multiponto.

Vantagens e desvantagens a parte, o fato é que o Onix deve ganhar esse novo sistema e tentar tirar seu atraso em relação a seus rivais. Além do HB20, outros concorrentes do modelo, como VW Polo e Peugeot 208, também já possuem motor turbo com injeção direta há algum tempo.

 

Atualmente, o motor 1.0 turbo do Onix desenvolve 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. Com a mudança no tipo de injeção, pode-se esperar que o modelo chegue perto dos 120 cv e 17,5 kgfm produzidos pelas variantes turbinadas do HB20.

Quanto ao consumo, hoje o Chevrolet Onix de motor turbo consome 8,3 km/L (e) e 11,6 km/L (g) na cidade, na estrada os índices são de 10,4 km/L (e) e 14,9 km/L (g). Os números não são maus, mas o uso da nova injeção direta provavelmente tornará o modelo ainda mais econômico.

 Projeções Kleber Silva/KDesignAG

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários