Novo Honda WR-V: 7 truques para enfrentar Renault Kardian e Fiat Pulse

Com data para chegar, o novo Honda WR-V quer ter o necessário para brigar com os SUVs compactos
DR
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20.07.2024 às 20:32
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Com data para chegar, o novo Honda WR-V quer ter o necessário para brigar com os SUVs compactos

O atual catálogo da Honda no mercado brasileiro parece possuir algumas lacunas. Entre o Honda City e o HR-V não existe um produto capaz de brigar com os SUVs de entrada, ao menos por agora. Isso porque os japoneses já têm uma solução: o novo Honda WR-V.

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Lançado como Honda Elevate em mercados do exterior, o novo Honda WR-V já tem até produção programada para cá. O modelo deve começar a ser fabricado no segundo semestre de 2025 em Itirapina (SP). Seu objetivo é rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian e ele trará algumas cartas na manga para isso, confira abaixo:

Nome familiar

Para aqueles que não lembram, o Honda WR-V já foi vendido no Brasil entre os anos de 2018 e 2021, como um projeto baseado no Honda Fit. Insucesso mercadológico à parte, a marca aposta em um nome já familiar para conquistar nosso mercado, visto que o mesmo modelo é vendido como Elevate lá fora.

Fora o nome, o carro compartilha poucas semelhanças com seu antecessor, e não é nada baseado no Fit. Sua produção, na verdade, é feita sob a mesma plataforma do City sedan. Visualmente ele é bem diferente de qualquer outro produto Honda por aqui, mas traz um design robusto que lembra o HR-V.

Truques de Honda Fit

Apesar de não ser baseado no extinto Fit, é esperado que o modelo traga antigos truques do hatch, como comentado neste artigo do Mobiauto. Isso porque um dos artifícios é usado por aqui no HR-V e no City, seu irmão de plataforma.

O método é chamado de “Magic Seat” e trata-se de um sistema de bancos articuláveis que pode ser usado para liberar maior espaço interno para possíveis bagagens traseiras.

 

Já o outro truque é certo, também herdado do hatch, e diz respeito à cabine como um todo. Ele é feito a partir da disposição das fileiras de assentos do carro, as quais são posicionadas de tal forma que todo espaço interior é “aumentado”. Deste modo, o veículo apresenta um bom vão para as pernas para todos seus passageiros.

Espaço interno generoso

Ainda sobre o espaço interno do veículo, além dos truques importados do Fit, o novo WR-V apresenta um interior naturalmente espaçoso. Isso porque o modelo conta com um entre-eixos de 2,65 metros, o que é maior que seus dois pretensos rivais.

Fiat Pulse e Renault Kardian apresentam respectivamente medidas de 2,53 m e 2,60 m para seus entre-eixos. É fato que o SUV japonês aproveita bem mais sua área interior que outros de seu segmento.

Porta-malas mais volumoso

Além de suas pitadas de esportividade, os SUVs são bem conhecidos por sua utilidade familiar. Deste modo, apresentar um porta-malas com boa capacidade é essencial. E ao que parece esse é mais um ponto para o Honda.

Isso porque enquanto o Pulse e Kardian tem compartimento respectivos de 370 L e 410 L, o WR-V apresenta um porta-malas bem mais volumoso, de 450 L.

Porte maior que os rivais

Além do interior (espaço interno e porta-malas) o novo WR-V também apresenta um porte como um todo que se destaca entre seus rivais. São 4,31 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,65 m de altura.

Deste modo, o modelo é maior que o compacto italiano quando o francês. Ele é um pouco menor que um HR-V, mas apresenta medidas semelhantes a um Hyundai Creta ou a um Nissan Kicks.

Sistema híbrido-flex

É esperado que o conjunto motor que equipará o SUV aqui Brasil seja o mesmo das configurações de entrada City e HR-V, um 1.5 flex aspirado. A usina em questão desenvolve 126 cv de potência e até 15,8 kgfm de torque, além de ser ligada a um câmbio automático de sete marchas.

Mas isso não é tudo, uma vez que é bem provável que, durante sua vida aqui no Brasil, o modelo estreie o sistema híbrido flex (e:HEV) da Honda no mercado brasileiro.

O funcionamento do conjunto já foi detalhado neste artigo da Mobiauto e é feito a partir da combinação do propulsor a combustão já mencionado a outros dois elétricos. O primeiro atuará de fato como um motor, já o segundo será um gerador de energia. Assim, o veículo não precisará de recarga externa.

Combinados, é esperado que ambos os propulsores produzam 131 cv e 25,8 kgfm, números os quais podem até vir a aumentar com sua chegada ao Brasil.

Consumo que chama atenção

O consumo de combustível também é destaque um para o modelo. Vale ressaltar que os dados em questão são do Honda Elevate (como ele é vendido lá fora), o qual não é equipado com o motor flex que chegará aqui.

Deste modo, quando movido a gasolina o modelo é capaz de fazer 15,3 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Mesmo sem números oficiais, também é esperado que o novo WR-V apresente um bom consumo quando movido a etanol, vide essa ser uma das principais características de seu irmão de plataforma, o Honda City.

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