Novo Hyundai Creta: o que estão falando do SUV que mudará no Brasil

SUV ganhará uma boa repaginada no visual e até motorização híbrida
Diego Dias
Por
10.06.2024 às 18:00
Compartilhe:
SUV ganhará uma boa repaginada no visual e até motorização híbrida

Revelado mundialmente em fevereiro deste ano na Ásia, o novo Hyundai Creta com visual reestilizado deu as caras com estilo inspirado no Palisade, maior SUV da marca que também desembarcará no Brasil em um segundo momento. Mas o assunto aqui é o Creta que não vai demorar para chegar, mas enquanto isso não acontece, vamos conferir o que estão falando do SUV reestilizado no mundo.

Inicialmente, é importante dizer que o Hyundai Creta é um dos modelos mais importantes à venda no Brasil, seja por seu volume de vendas constante ou porque ele também segue como um dos veículos mais emplacados para CPF (pessoas físicas), tanto que foi o mais vendido do Brasil considerando apenas vendas em varejo em 2023.

Você também pode se interessar por:

Como é o novo Hyundai Creta?

O novo Hyundai Creta já tem visual conhecido, tanto que foi apresentado na Ásia. A questão é que agora o SUV compacto passa a ser inspirado no Palisade, maior SUV da marca sul-coreana. Com isso ele ostenta linhas mais retas, o que nos leva a um visual mais robusto para o Creta, trocando o estilo mais futurista do modelo atual.

Assim o novo utilitário contará com uma grade maior na dianteira com desenho mais reto e quadrado, bem diferente do conjunto atual com forma mais hexagonal. Os faróis passam a cruzar toda a dianteira do SUV, apesar de continuarem dispostos em dois elementos. As rodas também vão trazer novos desenhos para contribuir para a repaginada visual

Quando visualizamos a traseira, o novo Creta ficará menos polêmico por abandonar as lanternas de estilo bumerangue para adotar algo mais convencional, com uma iluminação horizontal e que cruza toda a tampa do porta-malas. Não é exagero dizer que está na mesma escola do VW T-Cross, com uma lanterna inteiriça e funcional.

Na cabine o SUV também contará com evoluções, à exemplo do painel de instrumentos e central multimídia integrados numa espécie de tablet com duas telas digitais – ao menos nas versões mais caras. É algo que vemos em alguns carros chineses e no segmento de luxo, como nos Mercedes-Benz. No entanto, o novo Creta manterá o console central e volante.

Debaixo do capô, tudo indica que o novo Creta será lançado no Brasil apenas com motores turbinados, ou seja, a aposentadoria do atual 2.0 flex está no horizonte. Assim, é esperado que as versões de entrada e intermediária tragam o bom 1.0 turbo flex de até 120 cavalos de potência e 17,8 kgfm de torque.

A novidade mesmo ficará para a topo de linha, que deve trocar o atual 2.0 aspirado por um 1.6 turbo flex, compartilhado com o Tucson, segundo o colega Raphael Panaro, da revista Autoesporte. Tal propulsor entregará seus 180 cavalos e trabalhará junto de uma transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo.

Vale lembrar ainda que o novo Creta será o primeiro carro híbrido da Hyundai. Nossa reportagem apurou que a Hyundai já trabalha na engenharia dois tipos de radiadores diferentes, sendo um para as versões turbinadas e outro para as configurações híbridas, que é diferente justamente por causa de seu porte e a capacidade que a peça terá para auxiliar o arrefecimento do motor a combustão, mais elétrico e bateria.

O que estão falando sobre o novo Creta?

Já à venda na Índia, país no qual tem muitas semelhanças com o Brasil quando se trata do mercado automotivo, o novo Hyundai Creta passou pelas mãos da publicação Autocar India, que destacou que o visual do novo SUV está muito mais maduro que o antigo (atualmente vendido no Brasil), encontrando “um excelente meio-termo por ser ao mesmo tempo moderno e de aparência agradável”.

O site ainda destacou que a cabine ficou mais arejada com as novas telas de 10,25 cada sem molduras para o painel de instrumentos e a central multimídia. Mas há um ponto crítico no que tange a ergonomia. “Os ocupantes mais altos podem achar as telas um pouco baixas para maior conforto”. Ou seja, provavelmente o motorista vai ter que desviar um pouco a visão da estrada para visualizar a velocidade quando olhar para o painel.

Embora as fotos do interior reveladas até agora levem a crer que houve um salto de qualidade no acabamento, não foi dessa vez que o novo Creta abriu mão dos materiais rígidos. “Os materiais têm uma boa aparência e as texturas são agradáveis, mas não há materiais suave ao toque no painel e o acabamento não é o melhor do Hyundai. Por exemplo, o acabamento brilhante do console central refeito parece ondulado”, afirma a publicação. Com isso, o modelo nacional deve seguir o mesmo caminho. Recentemente, até o VW T-Cross 2025 ganhou materiais macios ao toque no painel e nas portas.

Ainda na cabine, tanto a Autocar India quanto o também site indiano Carwale destacam o novo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, que segundo as publicações dispõe de uma ampla gama de configurações. O SUV também recebeu uma nova câmera de visão 360 graus, que nas palavras do Autocar India “é uma benção”. Atualmente, o SUV tem no Brasil somente a visão de ponto cego nos retrovisores, que exibe uma imagem pequena no display digital do painel. O sistema de som da Bose também foi elogiado, assim como a estreia do ar-condicionado de duas zonas.

Haverá novidades acerca de itens de assistência ao motorista. O Creta vendido no Brasil já conta com piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta e assistência de manutenção em faixa, mas o novo modelo vendido na Índia já conta com sistema ADAS nível 2 baseado em câmera e radar, que inclui essas funções atualizadas, sem contar que agora o SUV tem alerta de tráfego traseiro e função “para e anda” no piloto adaptativo – algo útil para o trânsito de grandes cidades.

Disponível com motores 1.5 turbo a gasolina e 1.5 turbodiesel no outro lado do mundo, as impressões ao dirigir não nos esclarece muito, pois no Brasil o novo Creta terá motorização diferente e câmbio diferente. Mas a rodagem do SUV continua interessante segundo as publicações, com direção leve em manobra e boa estabilidade em velocidades de cruzeiro em rodovias.

Com investimento de US$ 1,1 bilhão no Brasil, a Hyundai promoverá o novo Creta como um de seus principais lançamentos, com o SUV renovado estreando já em 2025 como primeiro carro híbrido da marca por aqui. Pelo jeito, a disputa será acirrada com o inédito Toyota Yaris Cross, SUV compacto que também estreará eletrificado no país.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários