Novo Nissan Kicks: 7 truques para enfrentar Hyundai Creta e VW T-Cross
A nova geração do Nissan Kicks virá ao Brasil e isso já é certo, o carro, inclusive, já foi flagrado recentemente por aqui. A expectativa é de que o novo SUV chegue por aqui entre 2025 e 2026 para conviver com a atual geração do carro, que continuará sendo oferecida pela Nissan com um visual reestilizado.
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O novo Nissan Kicks foi apresentado oficialmente em março nos Estados Unidos. É por isso que, mesmo ainda longe de chegar aqui, já existem diversas informações oficiais sobre o modelo. Mas então, o que o carro trará para se destacar no competitivo segmento brasileiro de SUVs? A Mobiauto listou os 7 truques que o novo Kicks trará para enfrentar Hyundai Creta e VWT-Cross, confira-os abaixo:
Visual mais robusto e futurista
Logo de cara é possível perceber que o visual do Kicks mudou, e muito. A nova geração deixou o modelo com um aspecto muito mais “musculoso” e parrudo. Os seus paralamas são bem mais avantajados, o capô mais alto e suas linhas no geral são mais brutas e angulares.
A grade agora é composta de traços mais largos e agora liga os faróis do carro por meio de luzes diurnas em barras integradas. O teto de cor diferente da carroceria segue, mas ganha teto solar e possui uma pequena inscrição “Kicks”.
Atrás, a antiga barra que ligava os faróis traseiros foi retirada para dar lugar a uma régua em preto brilhante, a qual deixa as lanternas no formato da letra “L”, assim como acontece na frente.
Porte de SUV médio
O novo design mais robusto dá a impressão de que o novo Kicks se tornou maior, e isso porque ele de fato se tornou. O SUV agora mede 4,36 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura. Assim, é maior em todos os aspectos que a geração atual/antiga.
Mas a vantagem não é só em relação a si mesmo, uma vez que o modelo agora tem porte maior que grande parte de seus rivais, os SUVs compactos. O veículo é consideravelmente maior que o T-Cross e também supera o Creta.
Suas novas medidas o colocam mais perto de SUVs médios como Toyota Corolla Cross ou Jeep Compass. Para efeito de comparação, o Corolla Cross conta com 4,46 m de comprimento, 2,64 m de distância entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura.
Par de telas flutuantes
Por dentro, vale ressaltar que a Nissan tomou a mesma direção que algumas outras montadoras têm tomado recentemente. O SUV agora tem painel de instrumentos digital e central multimídia como um par de telas flutuantes integradas.
Ao todo, ambas medem 24,6 polegadas. Vale dizer que isso é válido apenas para a versão de ponta do modelo, a SR, a qual conta com display de 12,3 polegadas. As demais variantes possuem centrais multimídia de 7 polegadas.
Cabine redesenhada e mais refinada
Quanto ao resto da cabine, ela também sofreu mudanças significativas. O interior agora é composto por linhas mais retas. Também há um aspecto mais simples e minimalista, em parte pela adição de botões físicos tanto para o sistema de ar-condicionado quanto de som.
O painel agora é composto por materiais macios e o volante ganhou um visual mais reto, além de possuir novos comandos. Há detalhes em vermelho espalhados pelo interior que adicionam um toque esportivo ao modelo.
Quanto a segurança, toda linha conta com o pacote Safety Shield 360, que tem funções como monitor de ponto cego, frenagem automática de emergência dianteira e traseira com detecção de pedestres.
A versão de top SR chama atenção por vir de série com a tecnologia de direção semiautônoma ProPILOT Assist, ao invés do controle de cruzeiro adaptativo. A variante ainda possui câmera 360°.
Novo conjunto motor
Já se sabe que o novo Kicks não tem mais o motor 1.6 flex aspirado. Por aqui, porém, o novo propulsor não será o 2.0 aspirado do Nissan Sentra, o qual foi confirmado para o mercado norte-americano.
A informação é de que a Nissan irá produzir um novo motor 1.0 turbo flex na sua fábrica de Resende (RJ), a mesma que fabricará o novo SUV. Existe a possibilidade que esse seja o mesmo propulsor 1.0 turbo flex de três cilindros que atualmente integra a usina do Renault Kardian.
O compartilhamento entre os propulsores dos dois modelos seria possível através da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, porém não há nada confirmado. Há ainda a possibilidade do novo Kicks ter o propulsor baseado no trem de força do antigo Nissan March.
Tração integral
A nova geração do SUV agora não é mais construída sob a plataforma B0. Agora ele é feito com a arquitetura CMF-B, compartilhada pela parceria Renault-Nissan-Mitsubishi. Além da mudança de suspensão que a troca de tecnologia proporcionou, o veículo agora também pode ter tração integral.
O sistema de tração 4x4 é algo inédito para a história do SUV e é uma espécie de “opcional” para todas as configurações do modelo. O sistema em questão, no entanto, não virá ao mercado brasileiro e deverá ficar mesmo para mercados como o norte-americano.
Trem de força híbrido
Além do novo motor a combustão que o modelo recebeu, também é ventilada a possibilidade de um trem de força híbrido para a nova geração do SUV. A informação é de que o carro viria com uma um sistema e-Power, o qual deve estrear por aqui em breve com o novo Nissan X-Trail.
Caso venha com a tecnologia em questão, o novo Nissan Kicks seria capaz de rodar até 30 km/l. O sistema já é disponível para alguns modelos da montadora.