Novo Peugeot 208 2021: preços, versões e equipamentos
O Peugeot 208 chega à segunda geração no Brasil. Com isso, quebra uma tradicional linhagem evolutiva da família 200, voltada aos hatches compactos da marca. Se, antes, a cada troca de plataforma o numeral avançava em uma unidade (205, 206, 207, 208...), agora ele será mantido.
Curioso, porque o 208 passou longe de ser o modelo de maior sucesso da fabricante francesa no país. Ainda assim, a nova geração exercerá papel fundamental em seu plano de recuperação de mercado.
Para chegar lá, o novo Peugeot 208 virá importado da Argentina e estreará uma nova plataforma modular na América do Sul, a CMP. Desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng, ela também dá vida ao novo 208 europeu.
Ufa! Isso significa que, diferentemente do nosso 207, que não era uma nova geração legítima e decepcionou a clientela conquistada pelo bem-sucedido 206, o novo 208 tem de fato uma arquitetura global.
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O visual dianteiro é moderno e chamativo, enquanto o caimento do teto na parte traseira, segundo a Peugeot, foi inspirado no velho 205. Ótima ligação.
Mas aí vem o motor, que remete ao primeiro 206, trazido ao nosso país ainda como importado no fim dos anos 90. E deixa uma pulga atrás da orelha: será que ele dará conta de empurrar um carro tão moderno e importante para a marca?
Estamos falando do 1.6 naturalmente aspirado quatro-cilindros flex, conhecido como EC5. Ele rende 115/118 cv de potência (gasolina/etanol) e 16,1 kgfm de torque (qualquer combustível).
É bem verdade que esse propulsor passou por diversas evoluções desde seu nascimento. A propósito, também recebeu mudanças para caber no cofre do novo 208: o cárter e todo o sistema de admissão foram compactados, enquanto a coxinização foi reforçada.
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Ou seja: nada de motor turbo no nosso 208, pelo menos por enquanto. Em vez disso, o grupo PSA apostou em trazer como versão de topo uma versão 100% elétrica, chamada e-GT. Dotada de uma bateria de 50 kWh, ela rende 136 cv e 26,5 kgfm, prometendo ir de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, além de autonomia na faixa de 340 km (ciclo WLTP).
Mas voltemos a falar do novo 208 térmico. O motor 1.6 estará sempre casado com câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin. Será vendido em quatro versões de acabamento, com preços entre R$ 74.990 e R$ 94.990. Já o valor do elétrico não foi divulgado.
Confira a lista de versões, preços e equipamentos de cada opção:
Novo 208 Active 1.6 AT – R$ 74.990
· Para-choque com DRL tipo “dentes de tigre” em LED;
· Faróis halógenos;
· Direção elétrica progressiva;
· Travas elétricas;
· Vidros elétricos nas quatro portas;
· Ar-condicionado manual;
· Rodas de liga leve aro 16;
· Volante i-Cockpit (abaixo do cluster) multifuncional com ajuste de altura e profundidade;
· Banco do motorista com regulagem de altura;
· Quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital ao centro;
· Central multimídia Connect Radio de 7 polegadas.
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Novo 208 Active Pack 1.6 AT – R$ 82.490
· Itens da versão anterior mais:
· Ar-condicionado automático digital;
· Câmera de ré;
· Teto panorâmico.
Novo 208 Allure 1.6 AT – R$ 89.490
Itens da versão anterior mais:
· Chave com sensor presencial;
· Partida do motor por botão;
· Quadro de instrumentos digital com efeito 3D (único cluster holográfico no Brasil);
· Painel com faixa central suave ao toque;
· Volante e bancos revestidos em couro;
· Carregador de celular por indução;
· Rodas aro 16 com acabamento diamantado.
Novo 208 Griffe 1.6 AT – R$ 94.990
· Itens da versão anterior mais:
· Faróis full-LED;
· Faróis e limpadores de para-brisa automáticos;
· Acabamento interno com faixas em preto brilhante;
· Sensores traseiros de estacionamento;
· Câmera com visão traseira em 180° e projeção do carro em 360° para auxílio a manobras;
· Pacote semiautônomo de segurança com alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de colisão e frenagem emergencial com parada total a até 80 km/h (carros) ou 60 km/h (pedestres)
· Assistente de farol alto com ajuste automático de facho.
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Novo 208 e-GT – Preço não divulgado
· Itens da versão anterior mais:
· Freios a disco nas rodas traseiras;
· Grade dianteira com traços amarelos nas divisórias internas;
· Molduras em preto brilhante nas caixas de roda;
· Central multimídia de 10 polegadas;
· Painel com faixa superior emborrachada;
· Freio de estacionamento elétrico;
· Console central elevado;
· Sensores de estacionamento dianteiros;
· Bancos revestidos com malha especial nas faixas centrais e couro nas bordas;
· Rodas de liga leve aro 17;
· Teto solar panorâmico.
Oferta de lançamento
As vendas do novo 208 começam já este mês. Segundo a Peugeot, as primeiras 400 unidades do compacto na versão Griffe serão oferecidas especialmente com bancos de couro dotadas de faixas centrais em alcantara.
Serão cinco as opções de cores: dois tipos de branco, cinza, preto e azul. Já a pintura amarela será usada exclusivamente pelo elétrico e-GT. A garantia é de três anos.
O novo Peugeot 208 terá ainda três anos de garantia sem limite de quilometragem. O modelo já começa a ser vendido hoje em toda a rede de concessionárias. A versão elétrica também já pode ser encomendada e tem previsão de entrega para o começo de 2021.
Outros ajustes
Em relação ao novo 208 europeu, o compacto sul-americano traz suspensões 1 cm mais altas, com molas e amortecedores próprios. Também possui para-choques com base diferente, a fim de aumentar os ângulos de ataque e saída.
Os freios traseiros são a tambor, e não a disco, enquanto o acabamento interno possui console convencional (o do europeu é elevado), freio de estacionamento manual e acabamento com mais faixas em plástico rígido no painel e nas portas.
Por fim, as dimensões são: 4.055 mm (comprimento), 1.745 mm (largura), 1.452 mm (altura), sendo 2.540 mm de entre eixos e 311 litros de porta-malas.
Em relação ao antigo 208, houve ganho de 8,3 cm em comprimento, 4,3 cm na largura e 26 litros no bagageiro. Já a altura encolheu 2 cm e a distância entre eixos se manteve praticamente a mesma, com redução ínfima de 0,1 cm. O nova plataforma do 208 também é 23 kg mais leve que a anterior.
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Jornalista Automotivo