Novo Toyota Yaris Cross: o que estão falando do futuro rival do Creta

Inédito SUV compacto da marca japonesa será produzido no Brasil com motor híbrido
Diego Dias
Por
24.06.2024 às 14:28
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Inédito SUV compacto da marca japonesa será produzido no Brasil com motor híbrido

Revelado mundialmente no começo do ano passado, o novo Toyota Yaris Cross será o maior lançamento da marca no Brasil depois do Corolla Cross, que fez sua estreia no país em 2021. A diferença é que a novidade ficará posicionada abaixo do irmão maior, sendo um SUV compacto que brigará diretamente com versões mais caras do Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V.

O novo Toyota Yaris Cross deve estrear no Brasil até o fim do ano, mais precisamente no último trimestre de 2024 com chegada as lojas já no início de 2025. Aproveitando a ocasião e a grande importância do SUV compacto inédito da marca japonesa no mercado nacional, vamos conferir o que estão falando do novo Toyota Yaris Cross no mundo.

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Vale lembrar que o novo utilitário foi lançado primeiro na Indonésia e agora já está próximo do Brasil (unidades já foram flagradas em testes no país), pois já é comercializado também no vizinho Chile.

Como é o novo Toyota Yaris Cross?

Baseado na plataforma DNGA, o novo Toyota Yaris Cross é produzido no sudeste asiático, mas em breve sua produção será feita na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Desenvolvida pela Daihatsu (marca de baixo custo da Toyota), a plataforma DNGA é uma variante simplificada da matriz TNGA, usada por Corolla e Corolla Cross.

Quando falamos de dimensões, vale dizer que o novo Toyota Yaris Cross nada tem a ver com o modelo europeu, que utiliza a base do Yaris vendido no velho continente, ou seja, uma variação menor da TNGA (não simplificada). O novo SUV da marca nipônica mede 4.310 mm de comprimento (15 cm a menos do que o Corolla Cross), 2.620 mm de entre-eixos (2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (menos 0,5 cm).

Quando falamos de visual, podemos dizer que o novo Yaris Cross é até melhor resolvido que o irmão maior Corolla Cross. Na dianteira o SUV compacto ostenta uma grade diamantada com formato trapezoidal, contando ainda com faróis afilados com iluminação full-LED e DRL, além de farol de neblina. A traseira, por sua vez, lembra bastante o grande Toyota RAV4.

Na cabine, o estilo será sóbrio como a família Corolla, trazendo linhas horizontais e central multimídia destacada no painel equipada com Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, enquanto o painel de instrumentos será parcialmente digital. A boa notícia é que o freio de estacionamento será eletrônico, sem contar que o SUV deve vir com rodas de liga-leve aro 17 ou 18, ar-condicionado com saídas traseiras de ar, e até mesmo sistema de som Pioneer e teto solar panorâmico.

A expectativa para o lançamento do primeiro SUV compacto da Toyota no Brasil recai sobre sua motorização, que será híbrida plena e formada por um motor 1.5 aspirado flex atrelado a um motor elétrico. Tal conjunto deve entregar seus 113 cv de potência combinada, enquanto o câmbio será o transeixo e-CVT.

Destaque também para o consumo, já que em outros países o Yaris Cross pode fazer até 26 km/l. Obviamente, pelo padrão do Inmetro (e por nosso motor flex) esse número deverá cair, mas mesmo assim impressiona. A gama deve ser parecida com a do Corolla Cross, com quatro versões de acabamento e duas opções de motor. O SUV tem suspensão dianteira McPherson com a traseiro dotada de eixo de torção, enquanto os freios são a disco nas quatro rodas.

O que estão falando sobre o novo Toyota Yaris Cross?

Vendido atualmente na Indonésia e também no Chile, o novo Toyota Yaris Cross não tem muitas avaliações mundo afora, mais algumas publicações já tiveram contato com o novo SUV.

O site Carmudi da Indonésia destaca que o Yaris Cross traz uma posição de dirigir típica de SUVs, ou seja, mais lá no alto e como se o motorista fosse sentado numa cadeira, bem diferente do que um carro de passeio tradicional, onde as pernas vão mais esticadas. Com isso podemos dizer que será diferente do Corolla Cross nesse aspecto, pois o irmão maior até que traz uma posição mais baixa de guiar.

Além disso, a boa visibilidade e o design do painel nos leva a crer que o novo Toyota Yaris Cross tem predicados que devem agradar o brasileiro. “O vidro central também proporciona boa visibilidade para a traseira. O design do painel foi projetado para ser voltado ao motorista, facilitando o manuseio de comandos do motorista enquanto dirige”. Outro ponto elogiado foram os freios, sendo bastante responsivos como um “carro europeu”.

No mercado da Indonésia o novo Yaris Cross é comercializado com motorização 1.5 híbrida, algo que deve se repetir no Brasil. A publicação local revelou que o motor tem “som bastante audível, embora não muito alto, acompanhado de vibração mínima”.

Isso quer dizer o SUV não deve ser dos mais silenciosos quando o motorista precisa acelerar para uma retomada ou ultrapassagem, afinal, são apenas 105 cv. E finaliza “Quando dirigido de 40 km/h a 100 km/h o ronco do motor soa bastante alto”. No entanto, vale dizer que o novo SUV pode ganhar uma calibração exclusiva para o Brasil, principalmente com materiais fonoabsorventes para melhor isolamento acústico.

Já o site chileno Autocosmos destacou o bom espaço interno e a capacidade do porta-malas, algo que podíamos imaginar por conta dos 2,62 metros de entre-eixos do novo Yaris Cross. Para efeito de comparação, rivais como o VW T-Cross tem 2,65 m, enquanto o Hyundai Creta, 2,61 m. Quando o assunto é porta-malas, fica fácil entender os elogios, afinal, o novo SUV compacto da Toyota terá bons 471 litros de capacidade.

O site chileno ainda revelou que o design da cabine do novo Yaris Cross é um pouco mais inspirado que os modelos atuais, com formas e texturas diferentes. Mas há alguns poréns também. “Há misturas de materiais muito baratos e detalhes que não gostamos (o console central é frágil), mas outros bem feitos como os detalhes em azul, os estofados e os equipamentos de conforto em geral”.

O SUV foi avaliado por lá somente na versão a combustão, que traz um motor 1.5 aspirado de 105 cv de potência e 14,07 kgfm de torque, que trabalha com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. A menor força do SUV perante a concorrência foi criticada. “Falta um motor muito mais potente, considerando a oferta atual do segmento a esses preços, onde há carros turbinados que ultrapassam facilmente os 150 cv”.

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