O que o Fiat Panda antecipa de Strada, Pulse e Fastback?

Hatch com pegada de SUV foi apresentado e deixa pistas do que é aguardado para os próximos lançamentos
Vinicius Moreira
Por
17.06.2024 às 23:25
Compartilhe:
Hatch com pegada de SUV foi apresentado e deixa pistas do que é aguardado para os próximos lançamentos

Recentemente, a Fiat lançou o Fiat Panda, um hatch que ganhou uma projeção de SUV e chega para o mercado europeu. Mas o que o Brasil tem com essa história? A plataforma que serve de base para o Panda faz parte de um novo direcionamento global do grupo Stellantis, do qual a Fiat faz parte, e projeta o que pode chegar ao mercado nacional.

Vale lembrar que o Panda italiano era parente próximo do Fiat Uno vendido aqui. Entretanto, agora o hatch faz parte de uma nova era, muito por causa da sua plataforma que o modelo está utilizando. É a mesma STLA Smart, do Peugeot 208, e que vai equipar o nosso futuro Fiat Argo, como antecipado pela Mobiauto.

Você também pode se interessar:

Essa plataforma é uma evolução da base CMP de origem Peugeot e Citröen. A base Smart permite a utilização de motores híbridos e elétricos. 

Em termos de dimensões, o Argo tem os mesmos 3,99 metros do novo Fiat Panda, outro indício do futuro Argo por aqui, que deve chegar ao Brasi até 2026.

O Panda também deve ser equipado com o motor 1.0, 1.3 Firefly e 1.0 GSE, este último turbo que pode receber um sistema híbrido leve.

Dito isso, o que mais está reservado para o mercado brasileiro? A STLA Smart será compartilhada nos produtos de entrada do grupo Stellantis também por aqui. 

Nova geração Jeep Renegade

Com uma nova geração confirmada para 2027, o Jeep Renegade deixou os rumores de fim da linha de lado e, não só isso, ainda tem grandes chances de receber a STLA Smart na sua próxima versão.

Dessa forma, o novo Renegade fica elegível a receber a eletrificação prometida pelo conglomerado de marcas tanto como híbrido como elétrico.

Por aqui, a previsão era de que o Renegade fosse substituído pelo Jeep Avenger. O que pode mudar essa história é que o modelo foi prometido para o mercado americano, onde é irrelevantes em vendas, ao contrário do que acontece no Brasil.

Essa expansão de produtos locais para o mercado global também ajudará a Jeep a diminuir os custos.  

Nova picape, SUV, SUV cupê e furgão

Em fevereiro deste ano, a Stellantis apresentou uma série conceitos, entre eles o Panda. Em tese, essas projeções serão os substitutos de Fiat Pulse, Fastback, Strada e um novo modelo.

Conforme o cronograma apresentado pela Stellantis, o Panda é o primeiro modelo a ser revelado dos demais que serão lançados todos os anos até 2027. Com isso, os demais modelos têm grandes chances de seguir o padrão adotado no Panda, com linhas mais robustas e modernas, mas com toque retrô, como nas lanternas com LEDs pixelados.

Quanto aos trens de força, a projeção é o uso dos já conhecidos 1.0 e 1.3, tanto aspirado como turbo, que podem ser combinados a sistema híbrido leve.

No caso da futura picape, a Fiat diz que a inspiração será a nossa Fiat Strada, mas com um posicionamento voltado para o passeio e não ao trabalho, ao menos no que diz respeito à Europa.

Logo depois, teremos o Fiat Pulse, que seguirá em linha, mas deverá crescer para se distanciar do novo Argo. Para isso, ele será baseado no Citroën C3 Aicross, mas apenas com cinco lugares e acabamento mais refinado, como revelado por Leonardo Felix, na Autoesporte.

Já o novo Fastback continuará com pegada de SUV cupê, agora baseado no Citroën Basalt. Neste caso, é previsto que o Fiat seja maior que o irmão francês, além de mais refinado.


Comentários