Picapes elétricas invadem mercado com muito estilo e força de caminhão
Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo. Tanto que as fabricantes não parecem satisfeitas na produção apenas de modelos de passeio, e começaram a se movimentar para construir picapes com trens de força 100% elétricos.
A Tesla deu uma sacudida no setor ao apresentar o protótipo final da Cybertruck, em 2019. Mas os constantes adiamentos para início da produção em série da picape elétrica reduziram a euforia pelo produto, que está ficando para trás na corrida com as rivais.
Modelos como Rivian R1T, GMC Hummer EV, Ford F-150 Lightning e Chevrolet Silverado EV prometem uma boa disputa, e até a Ram - divisão de picapes da Stellantis - quer entrar nessa briga. Conheça os modelos:
Tesla Cybertruck
A mais conhecida, claro, é a Tesla Cybertruck. Com visual bastante controverso e carregado de vincos, a picape elétrica está envolvida em uma série de polêmicas devido ao seu atraso para, de fato, entrar em produção.
A picape foi apresentada em versões com um, dois ou três motores elétricos, que a fazem acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. Além disso, na configuração mais completa, promete entregar 811 cv e 138,2 kgfm e 800 km de autonomia.
A especificação de torque é elevada e superior ao de caminhões semi-pesados, como o Mercedes-Benz Atego 2426, por exemplo, que tem 98 kgfm.
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Rivian R1T
A Rivian R1T queria ser a principal pedra no sapato da Tesla Cybertruck. Mas saiu do papel bem antes de sua rival com visual MadMax, e tem até versão SUV, chamada R1S.
Sem vincos, com visual mais arredondado e menos futurista, ela pode ser encontrada em três versões: Launch Edition, Adventure Package e Explore Package. Sua configuração mais potente rende 846 cv e 125,5 kgfm e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos.
Chevrolet Silverado EV
Apresentada no CES 2022 (Consumer Electronic Show, que é uma espécie de feira de tecnologia), a Chevrolet Silverado é outra picape que entra na briga entre as elétricas. Ela será vendida em duas versões RST First Edition (mais completa) e WT (para frotas).
Na versão mais potente, a picape entregará 673 cv e 107,8 kgfm. Um ponto curioso é que a Silverado EV tem suspensão a ar adaptativa, e pode ter a carroceria rebaixada ou erguida em até 5 cm.
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Ford F-150 Lightning
Nem as lendárias picapes da série F da Ford escaparam da ciranda dos veículos elétricos. A nova F-150, vendida nos Estados Unidos, terá uma versão 100% elétrica chamada Lightning.
Ela tem motores que rendem até 570 cv e 107,1 kgfm. Além disso, pode funcionar como uma espécie de gerador de energia, iluminando uma casa por até três dias, em caso de queda de energia. A bateria promete uma autonomia de 500 km com uma carga.
GMC Hummer EV
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A picape Hummer EV marca o retorno em grande estilo da marca ao mercado automotivo. E ela não está para brincadeira: o veículo promete entregar impressionantes 1.000 cv e 165,9 kgfm.
Assim como as outras opções desta lista, ela traz um diferencial. Com um sistema de direção nas rodas dianteiras e traseiras, a picape consegue escapar com facilidade de lugares apertados e ainda pode andar no estilo "caranguejo".
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EdisonFuture EF1-T
Olhando o visual, parece uma cópia da Tesla Cybertruck - só que mais agradável aos olhos. A EF1-T, da EdisonFuture, é a menos conhecida da lista, mas não fica para trás, já que seus motores rendem 700 cv na configuração mais potente - os dados de torque não foram detalhados.
Além disso, ela tem o diferencial de ter placas solares no teto, que podem recarregar a bateria em até 60 km por dia. O sistema é um auxílio interessante para o armazenamento de carga, que tem uma boa autonomia, de 764 km, sem precisar recarregar.
Ram 1500 EV
No Brasil, as Ram 1500 e 2500 são conhecidas pelo tamanho e os motores potentes. Mas, além das brutas com motores a gasolina e diesel, a marca pretende ter agora uma opção entre as elétricas.
Após a apresentação das picapes citadas acima, a Stellantis confirmou que a versão zero emissão da Ram 1500 deve chegar em 2024.
Ainda não há informações sobre o veículo, mas é esperado que a picape seja lançada com especificações parecidas com as das rivais, com autonomia em torno de 800 km, potência entre 600 e 1.000 cv e torque na faixa dos 100 kgfm.
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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.