Por que as picapes e SUVs a diesel desvalorizam tanto?

Cenário de perda de valor afeta não só frotistas como proprietários de veículos de passeio
Vinicius Moreira
Por
03.06.2024 às 19:53
Compartilhe:
Cenário de perda de valor afeta não só frotistas como proprietários de veículos de passeio

O segmento de SUVs é o que mais vende no mercado brasileiro. As vendas de picapes também têm registrado uma alta considerável, tanto que a Fiat Strada foi o carro mais vendido de 2023 com mais de 120.000 unidades. Na contramão, modelos a diesel mostram uma realidade diferente.

Um estudo realizado pela Mobiauto apontou que utilitários esportivos e picapes a diesel seminovos desvalorizaram quase 30% entre os três primeiros meses de 2023 e de 2024 (confira a tabela desvalorização abaixo).

Você também pode se interessar:

Mas qual o principal motivo para essa perda de valor? O economista Sant Clair Castro Jr. consultor automotivo e CEO da Mobiauto, aponta a principal razão:

“O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6”.

Essa alta levou a uma venda acentuada dos veículos de frota, principalmente a partir de 2022.

“O que está acontecendo hoje é a cauda longa daquele fenômeno, isto é, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela, o que aumenta consideravelmente a depreciação”, diz o especialista.

“Quem adquiriu um Jeep Commander Overland TD380 2023 um ano atrás, hoje tem um SUV que vale cerca de R$ 80 mil a menos. É muito”, destaca o executivo.

Foram 11 marcas analisadas e 19 veículos: Chevrolet S10Cabine Simples e Dupla, Fiat Toro, Ford Ranger, Jeep Renegade, Compass e Commander, Land Rover Discovery Sport, Mitsubishi L200 Triton Sport e Outdoor, Mitsubishi Pajero Sport, Nissan Frontier, RAM 2500 e 3500, Toyota Hilux CabineSimples e Dupla, Toyota SW4, Troller T4 e Volkswagen Amarok.

Os 30 SUVs e picapes a diesel que mais desvalorizaram:

Modelo Ano Desvalorização
1Toyota Hilux Cabine Dupla
2022
-29,11%
2Jeep Commander
2023 -24,98%
3Mitsubishi L200 Triton Sport
2021-24,37%
4Chevrolet S10 Cabine Simples
2022-24,19%
5Fiat Toro
2022-21,27%
6Chevrolet S10 Cabine Dupla
2022-20,81%
7Mitsubishi Pajero Sport
2022-20,67%
8RAM 2500
2021-19,85%
9Fiat Toro
2022-19,75%
10Jeep Compass
2021-19,50%
11Volkswagen Amarok
2022-19,45%
12Ford Ranger Cabine Dupla
2021-19,41%
13Volkswagen Amarok
2021-19,22%
14Jeep Compass
2022-19,13%
15Chevrolet S10 Cabine Dupla
2022-18,99%
16Nissan Frontier
2022-18,90%
17Jeep Compass
2021-18,87%
18Jeep Commander
2022-18,75%
19Chevrolet S10 Cabine Dupla
2022-18,49%
20Nissan Frontier
2022-18,15%
21Jeep Renegade
2021-18,06%
22Nissan Frontier
2022 -18,04%
23Ford Ranger Cabine Dupla
2023 -17,86%
24Volkswagen Amarok
2022 -17,68%
25Toyota Hilux Cabine Dupla
2021-17,65%
26Chevrolet S10 Cabine Dupla
2022 -17,63%
27Jeep Compass
2021-17,56%
28Fiat Toro
2022 -17,33%
29Jeep Renegade
2021-17,27%
30RAM 3500
2022-17,20%

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários