Por que as picapes e SUVs a diesel desvalorizam tanto?
O segmento de SUVs é o que mais vende no mercado brasileiro. As vendas de picapes também têm registrado uma alta considerável, tanto que a Fiat Strada foi o carro mais vendido de 2023 com mais de 120.000 unidades. Na contramão, modelos a diesel mostram uma realidade diferente.
Um estudo realizado pela Mobiauto apontou que utilitários esportivos e picapes a diesel seminovos desvalorizaram quase 30% entre os três primeiros meses de 2023 e de 2024 (confira a tabela desvalorização abaixo).
Você também pode se interessar:
- Por que o Brasil não receberá o novo Hyundai Creta com motor diesel?
- Jeep Commander Blackhawk: conheça o SUV de 7 lugares com 272 cv em 25 fotos
- Fiat Fastback só tem motor 1.3 turbo na Argentina e custa uma Toro diesel
- Como as picapes vão garantir sobrevida ao diesel após invasão dos SUVs híbridos
Mas qual o principal motivo para essa perda de valor? O economista Sant Clair Castro Jr. consultor automotivo e CEO da Mobiauto, aponta a principal razão:
“O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6”.
Essa alta levou a uma venda acentuada dos veículos de frota, principalmente a partir de 2022.
“O que está acontecendo hoje é a cauda longa daquele fenômeno, isto é, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela, o que aumenta consideravelmente a depreciação”, diz o especialista.
“Quem adquiriu um Jeep Commander Overland TD380 2023 um ano atrás, hoje tem um SUV que vale cerca de R$ 80 mil a menos. É muito”, destaca o executivo.
Foram 11 marcas analisadas e 19 veículos: Chevrolet S10Cabine Simples e Dupla, Fiat Toro, Ford Ranger, Jeep Renegade, Compass e Commander, Land Rover Discovery Sport, Mitsubishi L200 Triton Sport e Outdoor, Mitsubishi Pajero Sport, Nissan Frontier, RAM 2500 e 3500, Toyota Hilux CabineSimples e Dupla, Toyota SW4, Troller T4 e Volkswagen Amarok.
Os 30 SUVs e picapes a diesel que mais desvalorizaram:
Nº | Modelo | Ano | Desvalorização |
1 | Toyota Hilux
Cabine Dupla | 2022 | -29,11% |
2 | Jeep
Commander | 2023 | -24,98% |
3 | Mitsubishi
L200 Triton Sport |
2021 | -24,37% |
4 | Chevrolet
S10 Cabine Simples | 2022 | -24,19% |
5 | Fiat
Toro | 2022 | -21,27% |
6 | Chevrolet
S10 Cabine Dupla | 2022 | -20,81% |
7 | Mitsubishi
Pajero Sport | 2022 | -20,67% |
8 | RAM
2500 | 2021 | -19,85% |
9 | Fiat
Toro | 2022 | -19,75% |
10 | Jeep
Compass | 2021 | -19,50% |
11 | Volkswagen
Amarok | 2022 | -19,45% |
12 | Ford
Ranger Cabine Dupla | 2021 | -19,41% |
13 | Volkswagen
Amarok | 2021 | -19,22% |
14 | Jeep
Compass | 2022 | -19,13% |
15 | Chevrolet
S10 Cabine Dupla | 2022 | -18,99% |
16 | Nissan
Frontier | 2022 | -18,90% |
17 | Jeep
Compass | 2021 | -18,87% |
18 | Jeep
Commander | 2022 | -18,75% |
19 | Chevrolet
S10 Cabine Dupla | 2022 | -18,49% |
20 | Nissan
Frontier | 2022 | -18,15% |
21 | Jeep
Renegade | 2021 | -18,06% |
22 | Nissan
Frontier | 2022 | -18,04% |
23 | Ford
Ranger Cabine Dupla | 2023 | -17,86% |
24 | Volkswagen
Amarok | 2022 | -17,68% |
25 | Toyota
Hilux Cabine Dupla | 2021 | -17,65% |
26 | Chevrolet
S10 Cabine Dupla | 2022 | -17,63% |
27 | Jeep
Compass | 2021 | -17,56% |
28 | Fiat
Toro | 2022 | -17,33% |
29 | Jeep
Renegade | 2021 | -17,27% |
30 | RAM
3500 | 2022 | -17,20% |
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.