Renault Stepway 1.0 decreta morte do Sandero e quer peitar o novo C3
O mercado de carros 1.0 voltou a crescer no Brasil e as fabricantes estão tentando aproveitar a onda. No esteio da chegada do novo Citroën C3, a Renault respondeu apresentando ao mercado uma inédita configuração do Stepway (antigo Sandero Stepway) com motor 1.0 SCe naturalmente aspirado flex.
A parte mais surpreendente dessa notícia, porém, é que esse produto “substitui o Sandero S Edition”, segundo comunicado da própria Renault. Na prática, significa a morte do nome Sandero no Brasil, visto que essa era a única versão do modelo ainda em linha.
Como é o novo Stepway 1.0
O novo Stepway 1.0 chega na versão de acabamento Zen, por R$ 77.990, e traz de série: quatro airbags (frontais e laterais), direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos dianteiros com “um-toque”.
Também conta com travas elétricas, chave canivete, rodas de 15 polegadas com caoltas, faróis de neblina, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, som com quatro alto-falantes e sensores traseiros de estacionamento.
Com isso, a gama do Stepway 2023 fica da seguinte forma no Brasil:
Stepway Zen 1.0 MT: R$ 77.990
Stepway Zen 1.6 MT: R$ 98.090
Stepway Iconic 1.6 CVT: R$ 109.490
Leia também: Renault Oroch de 2ª geração virá da Argentina com base do Duster atual
Um rival para o novo C3
Assim como o novo C3, o Renault Stepway se notabiliza pela altura livre do solo generosa. São 185 mm, mas seus ângulos de ataque, saída e transposição não são divulgados pela marca.
O visual é o mesmo das demais versões, incluindo para-choque dianteiro mais robusto que o do Sandero, faróis de neblina com moldura cromada e ski frontal na cor prata, faróis com luzes diurnas de LED no formato de C, grade com detalhes cromados, molduras laterais de plástico, barras longitudinais de teto e lanternas escurecidas.
O motor é o mesmo 1.0 três-cilindros 12V da famíia SCe usado pelo Sandero. Diferentemente do Kwid, aqui há duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Por isso, a potência é de 79 cv com etanol e 82 cv com gasolina, a 6.300 rpm. O torque, de 10,2 e 10,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas.
No novo Stepway 1.0, o motor já vem acompanhado de start/stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforos ou outras paradas. Também utiliza o sistema ESM (Energy Smart Management), de reaproveitamento de energia dos gases do escape, e bomba de óleo com vazão variável, para reduzir o consumo de combustível.
Segundo o Inmetro, Stepway 1.0 faz 13 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina no tanque. Já com etanol, tanto o consumo urbano quanto o rodoviário ficam em 9,3 km/l.
Você também pode se interessar por:
Exclusivo: novo SUV Renault será assim e pode ressuscitar nome famoso
Exclusivo: Renault Duster terá futuro só turbo e isso é ruim para o Captur
Exclusivo: Renault Captur deve sair de linha no Brasil ainda este ano
Jornalista Automotivo