Royal Enfield Classic 350 surge com motor flex na Índia
A Royal Enfield mostrou o primeiro modelo do seu portfólio capaz de receber até 85% de etanol misturado com gasolina em seu tanque. Trata-se da Classic 350, que fez a sua aparição durante a exposição Bharat Mobility Global Expo 2024 na capital Nova Délhi.
A Classic 350 apresentada na mostra é preparada para rodar com uma mistura E85, ou seja, com 15% de gasolina misturada com o combustível vegetal renovável. A Índia já disponibiliza combustível E10 (10% de etanol misturado à gasolina) nos postos de combustíveis, e, atualmente, se prepara para atingir a meta de aumentar a mistura à E20 (20% de etanol) até 2025. A título de comparação, no Brasil, a gasolina comum é do tipo E27,5, ou 27,% de presença de etanol na mistura.
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Além da preparação para receber o combustível flex no tanque, nenhuma outra mudança foi apresentada na moto. Portanto, não se sabe, ainda, se haverá ganho de potência no motor monocilíndrico que gera 20 cv a gasolina quando abastecido com 85% de etanol. Ainda não há data para o lançamento oficial da Classic 350 flex.
Além da Royal Enfield, outras marcas indianas aproveitaram a mesma oportunidade do evento para revelarem motos flex, entre elas, a Bajaj, que desembarcou no Brasil no segundo semestre do ano passado. A companhia levou à exposição uma versão flex da Pulsar NS160 (vendida como Dominar 160 no Brasil), sem especificar qual porcentagem de etanol ela pode receber, além de uma versão preparada para E27,5 da Dominar 400, justamente a mesma porcentagem de mistura que a moto já utiliza por aqui.
Vale lembrar que a preparação para o combustível E85 das motos indianas ainda não é suficiente para elas receberem nosso etanol E100, caso venham a ser comercializadas no Brasil. Como o combustível E100 é mais puro e detém 4,9% de água em sua mistura, as motos indianas E85 ainda teriam que passar por adaptações mecânicas para serem consideradas flex no Brasil (ou seja, podendo rodar somente abastecidas com etanol no tanque).