Segredo: VW já cota peças de carro elétrico que será fabricado em São Paulo
A Volkswagen prepara uma resposta às marcas chinesas que chegaram ao Brasil. A reportagem da Mobiauto apurou em primeira mão que a fabricante planeja a produção de um carro elétrico em São Bernardo do Campo (SP). Peças do modelo já são cotadas e a marca já mexe nas linhas de montagem do complexo fabril para encaixar o produto.
O carro elétrico nacional da Volkswagen faz parte da segunda rodada de investimentos da fabricante, que soma R$ 9 bilhões, válidos até 2028. Somado a primeira rodada, de R$ 7 bilhões, a aplicação será de R$ 16 bilhões nessa década.
O modelo movido a bateria ainda está em processo inicial de desenvolvimento, e deve ser apresentado no Brasil apenas no fim do ciclo do desenvolvimento. Estamos falando de 2028 ou, mais tardar, 2029. Ele não será o primeiro veículo elétrico nacional, já que a BYD já prometeu a produção nacional de Dolphin e Dolphin Mini para os próximos anos.
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Os colegas da Autoesporte revelaram no início do ano que o projeto da VW é de produzir um SUV elétrico, sucessor do T-Cross no Brasil. Mas há também os que apontam para construção de um hatch a bateria.
Além do carro elétrico na fábrica da Anchieta, a montadora já revelou que produzirá dois novos veículos usando a base MQB Hybrid – ou seja, estamos falando de dois produtos híbridos. Mobiauto aposta que o Tayron, novo Tiguan, é que ocupará essas duas vagas com carrocerias distintas.
O Tayron é o substituto mundial do novo Tiguan. Usa a nomenclatura “Tayron” na China, mas já é conhecido em outros mercados mais conservadores como “Tiguan” mesmo, que é o que deve acontecer no Brasil.
O SUV já tem peças cotadas no Brasil, como Mobiauto já revelou tempos atrás, e tem duas carrocerias. Uma de utilitário convencional com opção de cinco lugares, e outra do tipo cupê, como se fosse um irmão maior do Nivus, também de cinco lugares.
A nossa expectativa é que as duas carrocerias sejam produzidas aqui. Afinal, o compartilhamento de peças ajudaria a batear o processo produtivo e deixaria o novo Tiguan com preço mais competitivo no mercado – diferente do que acontece com ele hoje, sendo importado.
Outra opção é o Tayron ser produzido aqui no Brasil com versões de cinco e sete lugares para respaldar os proprietários atuais do Tiguan AllSpace. Mobiauto seguirá investigando para trazer novidades sobre o carro elétrico e a produção dos dois híbridos nacionais.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.