Toyota Hilux que solta água pelo escapamento estará nas Olimpíadas

Com o foco na sustentabilidade, marca apresentará picape movida a hidrogênio durante o evento
LF
Por
13.06.2024 às 12:41
Compartilhe:
Com o foco na sustentabilidade, marca apresentará picape movida a hidrogênio durante o evento

Os Jogos Olímpicos de 2024 estão cada dia mais perto, a edição deste ano será realizada em Paris, na França, e além dos atletas e comissões, a Toyota corre para finalizar a preparação de duas Hilux movidas a hidrogênio para apresentar na competição.

Você pode se interessar por: 

Ao todo, 10 modelos com a motorização especial estão sendo fabricadas, além das duas que irão para as Olímpiadas, cinco irão para provas de durabilidade, desemprenho e segurança, as três restantes também estão destinadas a demonstração de clientes e divulgação da marca.

O hidrogênio é outra solução quando o assunto é emissão de poluentes, afinal, além de não poluir, esse tipo de veículo emite gases benéficos para a atmosfera, causando a descarbonização o ambiente.

Ao todo, a Hilux a hidrogênio carrega 330 células de combustível, colocadas justamente acima do eixo dianteiro, onde é encontrado normalmente o motor a combustão, essas células são alimentadas por três tanques que totalizam 7,8 kg em hidrogênio armazenado, que geram incríveis 600 km de autonomia.

A energia gerada pela quebra da molécula de hidrogênio fica armazenada em uma bateria acima da região dos tanques, alimentando um motor elétrico de 182 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, movimentando as rodas do eixo traseiro.

Como funciona um carro a hidrogênio

Para funcionar, a célula de combustível recebe hidrogênio de um lado e capta oxigênio de outro. Dessa forma, o encontro das duas células gera energia elétrica e água (H2O) como resíduo. A água é expelida pelo escapamento.
Outra possibilidade é abastecer o veículo com etanol, que passa por um reformador para extrair o H2 e alimentar a célula de combustível. A contrapartida é o peso do equipamento, além da temperatura de trabalho.

Toyota Mirai também estará na França

Apesar da Hilux movida a hidrogênio ainda estar em fase de testes, a fabricante vende o sedan Mirai em outros mercados. O modelo utiliza o mesmo conjunto ecológico da picape e estará nos Jogos Olímpicos, porém em grande quantidade.

Ao todo serão 500 modelos que formarão a frota oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, o anúncio foi feito pela marca em setembro do ano passado. Segundo a organização, a escolha da frota tem como foco tornar o evento o mais sustentável possível.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários