Toyota Yaris Cross pode reviver drama de donos do Honda Fit

Novo SUV compacto lançado na Indonésia, e que deve ser fabricado no Brasil, mostrou detalhe que pode tirar o sono dos proprietários
Renan Bandeira
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18.05.2023 às 11:01 • Atualizado em 29.05.2024
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Novo SUV compacto lançado na Indonésia, e que deve ser fabricado no Brasil, mostrou detalhe que pode tirar o sono dos proprietários

O lançamento do novo Toyota Yaris Cross aconteceu do outro lado do mundo, e deu o que falar aqui no Brasil. Isso porque há um forte indício de que este será o novo SUV compacto híbrido flex fabricado pela marca japonesa aqui no Brasil em 2024 – como a Mobiauto antecipou em primeira mão. 

Mas um detalhe chamou a atenção da nossa reportagem: o para-choque traseiro do SUV é recuado e deixa a tampa do porta-malas mais vulnerável em colisões, mesmo as mais leves. A característica é bem parecida com a que vemos no atual Chevrolet Tracker, no Mitsubishi Pajero Sport e, claro, nos antigos Honda Fit. 

Este último, inclusive, virou até meme com o termo “Fit batido” que tem página oficial nas redes sociais com uma porção de seguidores. 

Novo SUV compacto lançado na Indonésia, e que deve ser fabricado no Brasil, mostrou detalhe que pode tirar o sono dos proprietários

Voltando a falar do novo SUV da Toyota, basta analisar o balanço traseiro para ver que falta uma parte sobressalente o suficiente na parte inferior para proteção da tampa. Caso esse modelo seja o fabricado no Brasil, e aqui não receba alteração visual, teremos muitos brasileiros gastando um pouco mais com reparos. 

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Aqui no Brasil, a Toyota aplica um investimento de R$ 1,63 bilhão para a fabricação do novo SUV híbrido flex nacional de porte compacto. Ao que tudo indica, a Indonésia antecipou o possível modelo e estamos falando do Yaris Cross - mas não é aquele modelo europeu que a gente já conhece.  

Assim como a nova geração do sedã Yaris, apresentada somente no mercado asiático, o SUV se difere do europeu já na plataforma. No lugar da TNGA (Toyota New Global Architecture) está a DNGA (Daihatsu New Global Architecture), que é uma variante da marca de baixo do custo do grupo. A plataforma também é conhecida como TNGA-B. 

O Yaris Cross asiático tem 4,31 m de comprimento e entre-eixos de 2,62 m, além de 1,61 m de altura. Para efeitos de comparação, o Hyundai Creta tem 4,29 m de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e 1,63 m de altura. Porte de um SUV compacto, por isso é o cotado para fabricação nacional 

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O motor também é diferente dos Toyota híbridos que já conhecemos. O Yaris Cross será lançado por lá com um motor 1.5 aspirado que entrega 106 cv e 14 kgfm de torque, com câmbio manual ou automático do tipo CVT. Já a opção híbrida combina um motor 1.5 com 91 cv e 12,34 kgfm de torque a um elétrico de 80 cv e 14,38 kgfm de toque, sempre com câmbio CVT. 

Para o nosso mercado, resta saber se a Toyota aplicará essa última tecnologia ou aproveitará o 1.8 híbrido flex de Corolla e Corolla Cross para o novato. Vale lembrar que o modelo terá fabricação iniciada no último trimestre de 2024, e deve chegar às lojas no ano seguinte. 


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