Volkswagen vai investir R$ 3 bilhões para produzir Tarok e Virtus no Paraná

Sedan vai abrir espaço em unidade paulista e picape finalmente vai chegar ao mercado nacional
Vinicius Moreira
Por
17.06.2024 às 20:31
Compartilhe:
Sedan vai abrir espaço em unidade paulista e picape finalmente vai chegar ao mercado nacional

Como antecipado pela Mobiauto neste outro artigo, o Volkswagen Virtus será produzido na unidade fabril de São José dos Pinhais (PR). Além disso, a picape VW Tarok também será fabricada na planta paranaense. A informação foi confirmada pela montadora, nesta segunda-feira (17), durante o anúncio do investimento de R$ 3 bilhões para esse movimento.

Na prática, a mudança do Virtus para a unidade paranaense foi uma estratégia para abrir espaço na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), onde o sedan é produzido, para híbridos e elétricos.

Você pode se interessar:

Agora, o polo da Anchieta mantém a fabricação do Virtus em parceria com São José dos Pinhais. A mudança completa só deve acontecer em 2027.

Dessa forma, no Paraná, a VW produz Volkswagen T-Cross, além de agora ter o Virtus e a Tarok. Enquanto no ABC paulista, a montadora tem VW Nivus, Saveiro e Polo GTS, além de agora receber uma atenção especial para chegada de dois novos SUVs híbridos.

Outro modelo que deve abrir espaço também para os híbridos na fábrica da Anchieta é o Nivus, conforme contamos em detalhes neste outro artigo.

Inédita picape VW Tarok

Finalmente a VW vai tirar o conceito da VW Tarok do papel. Apresentada em 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o conceito deverá se tornar um automóvel de linha, mas com algumas mudanças. A inéditapicape deverá usar a plataforma MBQ A0, compartilhada com Polo e VW T-Cross.

Dessa forma, a montadora alemã terá uma representante no segmento de picapes intermediárias, acima da VW Saveiro e abaixo da VW Amarok.

Em termos de motorização, a picape pode ter dois caminhos: o motor 1.4 TSI, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque ou estrear o 1.5 TSI Evo2 flex, com os mesmos números do trem de força anterior.

Elétrico e dois SUVs híbridos

Com essa movimentação, a VW vai ao encontro de outro segredo divulgado pela Mobiauto: a produção de um compacto elétrico e mais dois SUVs híbridos em São Bernardo do Campo.

No primeiro caso, o hatch elétrico de entrada seria posicionado contra os modelos chineses, enquanto os SUVs terão como base a plataforma MQB Hybrid. A expectativa é que um dos modelos híbridos seja o VW Tayron, o novo Tiguan, já apresentado no mercado chinês.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários