VW Taos será assim e terá item “esquecido” por Nivus e T-Cross
A Volkswagen revelou nesta terça-feira (29) como serão os traços do Taos, SUV médio que será lançado no primeiro trimestre de 2021 para se posicionar entre o T-Cross e o Tiguan no mercado brasileiro. A produção do modelo ocorrerá na Argentina.
Apesar de baseado no modelo chinês Tharu, o Taos sul-americano terá identidade visual própria, conversando mais com o próprio T-Cross e também com o Nivus, os dois mais recentes modelos lançados pela marca no mercado sul-americano.
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Nas imagens, o Taos ainda ostenta uma camuflagem em preto e azul, criada pelo chefe de design da VW na América do Sul, José Pavone. Mas já é possível ver como será a “cara” do novo SUV médio da VW.
Ele terá faróis levemente afilados na parte interna, e que contarão com duas assinaturas em LED na forma de L cada, operando como luzes de condução diurna. Ambos contornam os dois projetores de LED para os fachos principais.
A parte horizontal dos guias internos se alinha com o friso central da grade, aparentemente também dotado de um filete de LED. A grade tem desenho similar à do T-Cross, sendo mais fina nos cantos. No entanto, suas divisórias são em colmeia, assim como as da ampla tomada de ar inferior.
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Com isso, a parte vedada do para-choque frontal é estreita e possui formato de “osso de cachorro”, abrigando o nicho para os faróis de neblina triangulares nas bordas.
A traseira é muito mais parecida com a do Tharu, trazendo desenho idêntico para lanternas e tampa do porta-malas. Mas as lanternas possuem arranjos internos exclusivos, com guias de LED que formam assinaturas de flechas. A base do para-choque também muda.
Nas laterais, destaque para as rodas com cinco raios em forma de Y, outra solução própria do Taos sul-americano. Na imagem de divulgação, elas possuem acabamento bicolor, mas sempre escurecido.
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Construído sobre a plataforma MQB-A, a mesma de Golf, Jetta e Tiguan, o Taos será comercializado no Brasil com motorização única: 1.4 TSI turboflex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível, e câmbio automático de seis marchas.
Sua gama de versões será enxuta, formata provavelmente apenas pelas opções Comfortline e Highline, assim como o Nivus. Com isso, o modelo deve se posicionar na faixa de R$ 130 mil a R$ 150 mil.
Entre os principais itens de série, além dos faróis full-LED, estarão seis ou sete airbags, assistente autônomo de estacionamento, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma emergencial, quadro de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas e central VW Play de 10 polegadas, que trará conexão com internet e central de apps.
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Porém, no Taos, o sistema de infoentretenimento integrará carregador de celular sem fio, elemento que aparece no primeiro teaser do VW Play, mas não foi inserido nem no Nivus nem na linha 2021 do T-Cross. Caberá ao SUV maior estreá-lo.
Em termos de porte, o VW Taos terá 4,47 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. Será, respectivamente, 6 e 2 cm maior que o Jeep Compass nas duas primeiras dimensões, e 1,5 cm mais baixo na terceira.
Sua distância entre eixos de 2,68 m vem herdada do Jetta e é aproximadamente 5 cm mais comprida que a do Compass. Seu volume de porta-malas de 455 litros também supera o do futuro rival, por 45 litros.
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Jornalista Automotivo