Yamaha NMax turbo? Nome da nova geração da scooter causa confusão
A Yamaha lançou uma nova geração da scooter NMax na Ásia, destinada a países como Indonésia e Filipinas. O modelo foi batizado de NMax Turbo, mas o motor continua o mesmo da versão anterior, sem qualquer sobrealimentação, mas o câmbio CVT agora conta com auxílio de um motor elétrico.
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De acordo com a fabricante, a tecnologia CVT assistida por um motor elétrico (chamada de YECVT, ou Yamaha Electric CVT, em inglês) é capaz de proporcionar um desempenho parecido ao da sensação de haver um turbo alimentando o motor. Isso é o que a marca diz, é bom enfatizar.
Na verdade, o que acontece é que, ao selecionar o modo de condução “T-Mode” (de Turbo), um motor elétrico entrega um boost adicional de potência à transmissão CVT, o que faz com que a scooter tenha respostas mais rápidas pelo acelerador. Contudo, o motor de 155 cc, monocilíndrico, permanece o mesmo, assim como suas credenciais de 15,4 cv e 1,4 kgfm de torque, tal qual o que utilizado pela NMax no Brasil, que ainda não foi atualizada como o modelo asiático.
Além do nome “turbo” e do novo câmbio CVT eletricamente assistido, a scooter traz leves ajustes no visual das carenagens e um novo painel TFT com conectividade com smartphones, o que permite espelhar a navegação do celular na tela da moto.