Yamaha pode lançar sua primeira motocross elétrica
As motos elétricas estão ganhando
cada vez mais espaço na indústria, fenômeno que já vemos de maneira mais
consolidada no mundo dos automóveis. Portanto, não causa surpresa nos
depararmos com conceitos de motos deste tipo por aí, como é o caso de uma patente
recente registrada pela Yamaha.
Você pode se interessar por:
- Harley lança moto elétrica com aceleração de supercarro
- Scooter elétrico passa em enchente? Modelo indiano parece mostrar que sim
- Nova Triumph Tiger 1200 já tem preços no site e parte de R$ 99.990
- Bajaj terá primeira moto a GNV de produção no mundo a partir de abril
A marca japonesa já vem testando uma plataforma de motos elétricas, chamadas de TY-E, especificamente para participar de competições do tipo trial, aquelas que são realizadas em off road extremo, voltadas mais ao equilíbrio, superação de obstáculos e manobras em baixas velocidades. Segundo especulações da imprensa estrangeira, a suposta moto elétrica estilo cross da patente poderia ser derivada da mesma plataforma.
Neste caso, poderíamos esperar que o conjunto elétrico de motor e bateria da moto seja sustentado por um tipo de berço composto por fibra de carbono, como é na TY-E. Os demais braços de suspensões dianteira e traseira seriam conectados diretamente nesta estrutura.
Ainda não há nenhuma informação sobre qual seria a capacidade da bateria, tampouco a potência do motor elétrico que equiparia a motocross. O único elemento de mais destaque que está previsto nesta patente é um tipo de dispositivo chamado de “rotor de torção”, que seria uma espécie de “embreagem” entre a energia gerada pelo motor elétrico e a transmissão à roda traseira, capaz até de armazenar energia para entrega mais imediata ou controlada de torque à roda.
Sabemos que os registros de patentes nem sempre enxergam a luz do dia no futuro, mas considerando o estágio avançado de testes no offroad elétrico que a Yamaha já se encontra não é difícil imaginar que veremos esta moto se materializar mais para frente.