Yamaha terá novo câmbio automatizado em suas motos em breve
A onda dos câmbios automáticos finalmente parece estar perto de se consolidar no mundo das motos, depois de décadas se popularizando cada vez mais em carros. A Yamaha anunciou recentemente que lançará em breve uma opção de câmbio automatizado para suas motos, chamado de Y-AMT (Yamaha Automated Manual Transmission).
Você também pode se interessar por:
- Bajaj inaugura fábrica no Brasil e anuncia nova moto de 250 cc
- Dominar 400 e R 350 são as mais potentes abaixo de R$ 30 mil. Qual é melhor?
- Honda quer motos que inclinam e freiam sozinhas por segurança
- Linha 800 cc da Suzuki chega com inéditas V-Strom e GSX-8S
Em um vídeo divulgado em seu canal no Youtube, a fabricante japonesa mostra que a tecnologia consistirá em trocas automatizadas que podem ser tanto controladas pelo piloto quanto por uma central eletrônica. No caso das trocas manuais, o acionamento será por meio de botões do lado esquerdo do guidão, tal qual acontece com as motos da Honda equipadas com o câmbio de dupla embreagem (DCT) da marca.
Já no modo automático, haverá duas opções de comportamento de trocas. O D Mode será voltada aos trajetos normais, com trocas mais suaves e num regime menor de rotação do motor. Já o D+ Mode será o modo esporte, em que a central eletrônica aproveitará melhor a faixa de rotação do motor para esticar as marchas e atribuir mais velocidade à motocicleta.
A marca não divulgou quando, nem em qual modelo de moto a tecnologia fará a sua estreia. Recentemente, conforme noticiamos aqui na Mobiauto, a BMW também anunciou que vai lançar a sua própria tecnologia de câmbio automatizado para motos.