Youtuber transforma minimoto de 125 cc em monstro estilo Mad Max com motor de Ducati
O mundo da customização em motos é praticamente infinito em possibilidades. Geralmente, quando pensamos em motos diferentonas, logo vem à cabeça aquelas chopper americanas, todas depenadas, baseadas em alguma Harley-Davidson, ou, quem sabe, as criações mais bizarras de Hayabusas por aí. Porém, há quem olhe para uma motinha simples e inofensiva como uma Honda Grom 125 e pense: “tá aí uma boa plataforma pra eu criar um monstro”.
O youtuber conhecido como The_StreetSweeper foi um exemplo de mente criativa. O americano decidiu passar o facão na minimoto da Honda para trocar o singelo motor 125 cc por um dez vezes maior, o de 1.199 cc Desmodromic de uma Ducati Panigale. Para ter uma melhor noção do que estamos falando, isso seria mais ou menos do que fazer esse swap com uma Honda Pop 110i no Brasil.
Você também pode se interessar por:
- Quanto custam as revisões das motos mais vendidas? Veja lista
- Honda Biz muda e agora é apenas 125 cc para encarar Shineray e Yamaha
- Bajaj Dominar 250 vale mais a pena que CB 300F e FZ25?
- Nova custom da BMW chega às lojas por R$ 89.900
A Honda Grom 125 é uma minimoto vendida nos Estados Unidos equipada com um motor de 124 cm³ capaz de gerar meros 9,8 cv e 1,1 kgfm de torque, trabalhando com câmbio de cinco marchas. Seu assento fica a apenas 76 cm do solo e as rodas são de 12’’. A comparação com a 110i é meramente para ilustrar o porte da minimoto, que pesa 103 kg, mas, na verdade, a Grom é até mais sofisticada em termos de construção, com freios a disco nas duas rodas e suspensão dianteira invertida.
Ainda assim, mesmo se tratando de uma minimoto mais completa, só o motor da Panigale deve corresponder a metade do peso original da Grom (ou até mais do que isso). Não à toa, para conseguir encaixar o propulsor italiano, o youtuber precisou modificar todo o chassi da Grom, aumentando a balança traseira para abrigar a bateria, adicionando pontos de fixação do motor e readaptando todo o sistema de escapamento. Além, é claro, de aumentar o tanque de combustível, uma vez que o original comporta somente 6 litros, o que seria esvaziado em questão de minutos pela sede do Desmodromic.
Depois de todo esse trabalho, a singela minimoto passou a produzir 195 cv e ganhou um visual prateado que faz a gente pensar que ela foi tirada diretamente do elenco da franquia Mad Max. Ela é, sem dúvida alguma, a Grom mais insana que alguém pode encontrar nas ruas por aí.