10 bons carros entre usados e seminovos para comprar com R$ 80 mil
Todo mundo sabe que os preços de carros zero-quilômetro estão um tanto elevados no mercado brasileiro e que, infelizmente, acabou elevando o valor dos veículos usados também.
Hoje, por R$ 80 mil, são poucas as opções que podem ser levadas para casa, sendo a maioria delas carros de entrada. Mas caso você seja da turma que está procurando um modelo seminovo ou usado nessa faixa de preço, eis uma boa notícia: as opções são as mais diversas possíveis.
Isso porque listamos aqui 10 boas opções de compra de carros de R$ 80 mil (ou um pouquinho mais). O levantamento tem desde os tradicionais hatches compactos, que são sempre uma escolha racional. e até mesmo uma picape média diesel, com pouco mais de 10 anos de uso.
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São opções para todos os gostos, mas que obviamente nos carros com mais idade no mercado (e hodômetro mais elevado) recomenda-se aquela reserva no orçamento para uma boa revisão.
Agora confira a lista do que encontramos por aí no mercado na faixa dos R$ 80 mil.
Vale ressaltar que a lista considerou os preços da tabela Fipe de maio de 2023.
Chevrolet Onix LT 1.0 2023 – fipe R$ 79.584
Lançada em 2019, a segunda geração do Onix chegou com apelo de custo-benefício que, nas devidas proporções, se mantém como um de seus principais apelos até hoje. No caso do Onix LT 1.0, a segunda versão de entrada equipada com motor 1.0 aspirado, é um dos carros mais econômicos do Brasil até hoje. Prova disso é que pela tabela do Inmetro o hatch faz até 16,6 km/l na estrada e 13,1 km/l na cidade quando abastecido com gasolina.
Embora seja um hatch compacto mais simples, ainda estamos falando de um carro 2023 na faixa dos R$ 80 mil. Ou seja, você pode levar para casa um carro mais novo e ainda na garantia da marca, sem contar a economia de combustível já citada e o bom espaço interno.
VW Golf Highline 1.4 TSI AT 2013/2014 – fipe R$ 80.869
Como não lembrar do Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI, sétima geração do hatch médio que, quando desembarcou por aqui em 2013, mostrou que os rivais da época estavam um tanto desatualizados.
Apesar de se tratar de um carro de dez anos de idade, ainda estamos falando das primeiras unidades do Golf mk7 que vieram importadas da Alemanha com pacote de equipamentos recheado (os únicos a terem freio de estacionamento eletrônico), sem contar que tem um desenho bem atual para os dias de hoje, mostrando que a sobriedade alemã em design envelhece bem como vinho.
Para casa você leva um veículo com um 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque que dispensa apresentações no desempenho e dirigibilidade. Mas fique atento com a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas.
Chevrolet Spin LTZ 1.8 AT 2018/2019 - fipe R$ 80.501
A Chevrolet Spin é uma das principais opções no mercado quando pensamos num carro familiar com capacidade para levar sete ocupantes. No mundo dos modelos 0km ela praticamente não tem concorrentes – isso até a estreia neste ano do novo Citroën C3 Aircross.
Entre os usados não é diferente, já que a Chevrolet Spin vende bem e tem diversas unidades para escolha. Mas dê preferência para as versões mais completas, afinal estamos falando de um modelo familiar. A marca já fez várias mudanças de versões, por isso fique atento se a que você vai escolher nesta faixa terá mesmo os dois bancos extras na terceira fileira.
Além da LTZ que recomendamos aqui, há anúncios na internet da versão Activ que pode te agradar se você apreciar um visual aventureiro. Para quem reclamar do motor 1.8 antigo, saiba que você acaba ganhando na confiabilidade e menor custo de manutenção.
Renault Duster Expression 1.6 CVT 2019/2020 - fipe R$ 79.129
O Renault Duster é sem dúvidas um dos SUVs compactos menos compactos do país. O modelo é uma boa escolha para quem procura espaço interno, principalmente na segunda fileira e também o porta-malas de 475 litros de capacidade.
Na faixa dos R$ 80 mil, você vai encontrar a versão mais em conta Expression 1.6, mas com câmbio automático CVT. Pode não ser símbolo de desempenho, mas ele vai te garantir conforto. Considere também as versões mais equipadas com câmbio manual.
Nissan Sentra 2.0 SV CVT 2018/2019 - fipe R$ 79.937
Recém-atualizado aqui no Brasil em uma nova geração, o Nissan Sentra também é uma boa escolha no mercado de usados/seminovos. E caso você tenha os R$ 80 mil no bolso, a geração anterior ainda é sinônimo de espaço e conforto. Mas não a considere se você não ligar para o visual mais datado.
Com um motor 2.0 aspirado sob o capô, o Sentra traz um conjunto mecânico de até 140 cv já conhecido e que atende as necessidades de quem procura um sedan médio clássico, ou seja, sem as pretensões esportivas de modelo três-volumes turbo. O consumo também não é um dos seus pontos fortes.
Honda Fit 1.5 EXL 2018/2018 - fipe R$ 81.603
Fora de linha no Brasil desde o final de 2021, o Honda Fit ainda vai bem no mercado de usados para quem procura um modelo familiar que não tenha dimensões externas muito avantajadas, mas que ofereça muito espaço interno. O monovolume foi substituído pelo Honda City, mas deixou órfãos que gostavam da sua solução de teto alto e maior volume do porta-malas: são 363 litros ante os 268 litros do City Hatch.
Audi A3 Sedan 1.4 TFSI Attraction 2015/2015 - fipe R$ 79.750
Olha quem pintou na nossa escolha de carros até R$ 80 mil: o Audi A3 Sedan. Apesar de se tratar aqui das unidades 2015 1.4 turbo a gasolina de 150 cv, portanto uma fase anterior à sua nacionalização com motor flex no último trimestre daquele ano, o A3 Sedan pode ser encontrado nessa faixa de preço na versão Attraction 1.4 TFSI.
Nessa configuração, ele traz um estilo mais discreto com rodas menores do que a versão Ambition, mas ainda assim ostenta o visual que o consagrou na época que os sedans premium alemães bombaram no Brasil.
O visual continua bem atual, sem contar que a dirigibilidade e o motor 1.4 turbo entregam bastante prazer ao conduzir. Não se deixe levar pelos números da ficha técnica, pois o sedan fazia um bom casamento com a transmissão de dupla embreagem S-Tronic de sete marchas – que requer a mesma atenção que a do VW Golf 1.4 TSI.
Nissan Frontier Strike 2.5 turbodiesel 4x4 CD 2011/2011 - fipe R$ 82.131
Aqui temos o veículo mais antigo da lista, mas estamos diante de uma picape média turbodiesel. É a Nissan Frontier Strike 2.5 turbodiesel 4x4 de 2011, cuja tabela supera um pouco os R$ 80 mil, mas que não deixa de ser uma boa opção para quem procura uma caminhonete para ir para a praia ou ao campo aos finais de semana - ou mesmo para quem vai rodar centenas de quilômetros pelas estradas do país.
Para quem acha que o visual é muito datado, saiba que ele durou até meados de 2021 nos Estados Unidos. O motor 2.5 turbodiesel rende seus 144 cv de potência e 36,3 kgfm de torque, sempre com transmissão manual de 6 marchas e tração 4x4.
Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT XL Plus Tech – 2019/2019 - fipe R$ 78.168
Caso um sedan médio seja muito para você, eis uma escolha mais comedida: o Toyota Yaris Sedan 2019. O sedan compacto é uma escolha no mercado devido ao seu conforto e espaço interno em paridade com o segmento, sem mencionar a confiabilidade da marca.
Equipado com motor 1.5 e câmbio automático tipo CVT nesta configuração, ele traz uma rodagem sem compromisso com a esportividade, mas contra-ataca como um ótimo companheiro no dia a dia justamente por não cansar em longos períodos ao volante. É uma receita próxima ao do Corolla, mas numa embalagem menor.
Hyundai Creta Attitude 1.6 AT 2017 - fipe 82.318
Outro SUV compacto na lista: o Hyundai Creta Attitude 1.6 automático 2017. Com tabela na faixa um pouco acima dos R$ 80 mil, ele traz design que causa mais desejo do que o Duster da primeira geração, embora seja um pouco menor.
Com receita certeira da Hyundai, podemos dizer que ele ainda permanece atual, afinal a marca o vende como versão básica da linha Creta até hoje (vendido como versão Action atualmente). Sim, é a configuração 1.6 que acaba não sendo tão ágil como a 2.0, mas se isso não te incomoda, certamente vai lhe atender como carro familiar.
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Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.