VW Virtus usado é econômico e tem porta-malas gigante a partir de R$ 60 mil
O Volkswagen Virtus estreou no mercado brasileiro em 2018 com a missão de introduzir a marca alemã no segmento de sedans compactos-médios, ficando posicionado acima do Voyage e abaixo do Jetta. Derivado da plataforma MQB A0, o Virtus compartilha componentes estruturais, eletrônicos e mecânicos com outros modelos da Volkswagen, como Polo, Nivus e T-Cross.
Medindo 4,48 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura, o Virtus ostenta uma distância entre-eixos de 2,65 m (9 cm a mais que o Polo), medidas bem próximas às de um sedan médio. O porta-malas de 521 litros, o maior da categoria, é um dos destaques do modelo.
Você também pode se interessar:
- Exclusivo: VW Virtus será fabricado no Paraná para abrir espaço aos híbridos
- Por que o VW Virtus não será mais fabricado em São Bernardo do Campo?
- VW Virtus Sense 2025: 20 fotos exclusivas do sedan de entrada
- Volkswagen confirma três esportivos para o Brasil em 2025; veja quais são
A versão de entrada MSI, comercializada até 2022, é equipada com o motor 1.6 16V flex aspirado de até 117 cv de potência e 16,5 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Em 2023, com a chegada da linha 2024, o motor MSI 1.6 deu lugar ao 170 TSI que equipava o Up TSI. A versão mais “branda” do 1.0 turboflex entrega 116 cv e 16,5 kgfm.
A partir da versão Comfortline, o Virtus leva sob o capô o 200 TSI 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que entrega 128 cv e 20,4 kgfm, sempre associado a caixa automática.
Na configuração esportiva GTS, o sedan é movido pelo 250 TSI 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm, também disponível apenas com o câmbio automático de seis marchas. Na linha 2023, o Virtus GTS saiu de linha para ser substituído pela versão Exclusive, que manteve este conjunto mecânico, mas com um visual mais luxuoso inspirado no antigo Santana Exclusive.
Independentemente do conjunto mecânico, o Volkswagen Virtus é um carro de desempenho satisfatório e com baixo consumo de combustível para um sedan do seu porte. A dirigibilidade, por sua vez, é digna de elogios por combinar uma direção elétrica precisa a suspensões bem calibradas para as condições de uso brasileiras, conciliando bom nível de conforto a um comportamento dinâmico muito bem acertado. As versões turbinadas agradam pelas respostas ágeis do motor em praticamente qualquer situação, enquanto a MSI aspirada tem reações mais pacatas.
Desempenho e consumo (Inmetro)
Volkswagen Virtus 1.6 MSI manual
0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Velocidade máxima: 195 km/h
Cidade: 8,2 km/l / 11,9 km/l (etanol/gasolina)
Estrada: 9,5 km/l / 13,8 km/l (etanol/gasolina)
Volkswagen Virtus 1.6 MSI automático
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Velocidade máxima: 188 km/h
Cidade: 8,0 km/l / 11,6 km/l (etanol/gasolina)
Estrada: 9,3 km/l / 14,1 km/l (etanol/gasolina)
Volkswagen Virtus 170 TSI manual
0 a 100 km/h: 9,8 segundos
Velocidade máxima: 196 km/h
Cidade: 9,2 km/l / 13,5 km/l (etanol/gasolina)
Estrada: 11,3 km/l / 15,9 km/l (etanol/gasolina)
Volkswagen Virtus 170 TSI automático
0 a 100 km/h: 11,7 segundos
Velocidade máxima: 192 km/h
Cidade: 8,5 km/l / 12,2 km/l (etanol/gasolina)
Estrada: 10,7 km/l / 15,5 km/l (etanol/gasolina)
Volkswagen Virtus 200 TSI automático
0 a 100 km/h: 9,9 segundos
Velocidade máxima: 194 km/h
Cidade: 7,8 km/l / 11,2 km/l (etanol/gasolina)
Estrada: 10,2 km/l / 14,6 km/l (etanol/gasolina)
Volkswagen Virtus 250 TSI automático
0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Velocidade máxima: 210 km/h
Cidade: 7,5 km/l / 11 km/l (etanol/gasolina)
Estrada: 9,6 km/l / 13,7 km/l (etanol/gasolina)
Principais equipamentos de série
O Volkswagen Virtus é sempre equipado com airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, Isofix, cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico nas quatro portas, chave canivete, entre outros itens.
A versão Comfortline adiciona volante multifuncional com ajuste de altura de profundidade, central multimídia, sensor de estacionamento traseiro, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, rodas de liga leve de 15 polegadas, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, retrovisores elétricos com repetidores de seta, freios a disco nas quatro rodas.
Chave presencial com partida do motor no console central, aletas para trocas de marchas no volante, ar digital, rodas de 16 polegadas, luzes de rodagem diurna e bancos de couro estão disponíveis a partir da versão Highline.
A partir da linha 2023, todas as versões do sedan passaram a contar com painel digital, carregador de celular por indução, monitor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O ar-condicionado digital foi estendido à configuração Comfortline.
Preços do Volkswagen Virtus na Tabela Fipe:
Linha 2018
- Virtus 1.6 MSI Flex Mec: R$ 60.457
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 69.313
- Virtus Highline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 74.658
Linha 2019
- Virtus 1.6 MSI Flex Mec: R$ 65.954
- Virtus 1.6 MSI Flex Aut: R$ 69.342
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 72.817
- Virtus Highline 1.0 TSI Aut: R$ 77.660
Linha 2020
- Virtus 1.6 MSI Flex Mec: R$ 67.603
- Virtus 1.6 MSI Flex Aut: R$ 72.544
- Virtus Sense 1.6 MSI Flex Aut: R$ 73.917
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 77.122
- Virtus Highline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 82.904
- Virtus GTS 1.4 TSI Flex Aut: R$ 102.892
Linha 2021
- Virtus 1.6 MSI Flex Mec: R$ 70.912
- Virtus 1.6 MSI Flex Aut: R$ 77.474
- Virtus Sense 1.6 MSI Flex Aut: R$ 81.461
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 81.254
- Virtus Highline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 89.948
- Virtus GTS 1.4 TSI Flex Aut: R$ 106.118
Linha 2022
- Virtus 1.6 MSI Flex Mec: R$ 67.603
- Virtus 1.6 MSI Flex Aut: R$ 74.427
- Virtus Sense 1.6 MSI Flex Aut: R$ 82.484
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 89.526
- Virtus Highline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 98.951
- Virtus GTS 1.4 TSI Flex Aut: R$ 112.795
Linha 2023
- Virtus 1.0 TSI Flex Mec: R$ 90.597
- Virtus 1.0 TSI Flex Aut: R$ 97.589
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 108.095
- Virtus Highline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 117.552
- Virtus Exclusive 1.4 TSI Flex Aut: R$ 126.489
Linha 2024
- Virtus 1.0 TSI Flex Mec: R$ 95.017
- Virtus 1.0 TSI Flex Aut: R$ 104.482
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 112.491
- Virtus Highline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 120.639
- Virtus Exclusive 1.4 TSI Flex Aut: R$ 132.358
Linha 2025
- Virtus 1.0 TSI Flex Mec: R$ 104.315
- Virtus 1.0 TSI Flex Aut: R$ 110.205
- Virtus Comfortline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 116.473
- Virtus Highline 1.0 TSI Flex Aut: R$ 130.203
- Virtus Exclusive 1.4 TSI Flex Aut: R$ 139.982