Chevrolet Tracker LTZ 2025: quanto custa manter o SUV por ano
O Chevrolet Tracker é o terceiro SUV mais vendido do Brasil atualmente, com 61.001 unidades emplacadas, só perde para Volkswagen T-Cross (74.004) e Hyundai Creta (62.779). Mesmo sendo o único entre os três que ainda não passou por uma renovação, o SUV compacto não faz feio nas vendas e permanece com boas competências frente aos rivais.
Por isso, o Tracker, na versão LTZ, a mais completa com motor 1.0, é o escolhido para o quadro da Mobiauto “quanto custa manter por ano”. Confira um raio x completo dos custos fixos e variáveis do SUV, tudo para saber se vale a pena levá-lo para garagem.
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Chevrolet Tracker LTZ 2025 – ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três
cilindros, 16V, turbo, flex
Potência: 116 cv a 5.500 rpm
Torque: 16,3/16,8 kgm (G/E) a 2.000 rpm
Câmbio: automático de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,9 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 177 km/h
Dimensões: 4.270 mm comprimento, 2.570 mm entre-eixos, 1.791 mm largura, 1.624 mm altura, 393 litros de porta-malas, 44 litros do tanque de combustível, 1.228 kg de peso em ordem de marcha.
Chevrolet Tracker LTZ 2025 – Consumo
De acordo com a tabela doPrograma Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, o Chevrolet Tracker na versão LTZ tem um consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol, enquanto que com gasolina esses números sobem para 11, 2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.
Para ver o quanto se gasta abastecendo um Tracker LTZ, usamos a média mensal para o mês de novembro da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No etanol o custo foi de R$ 4,05 e para gasolina R$ 6,10.
Digamos que o Tracker tenha rodado 15.000 km por ano, sendo 70% no ciclo urbano e 30% no rodoviário. Assim, temos um gasto de R$ 7.350,56 com etanol e 7.737,13 com gasolina.
Chevrolet Tracker LTZ 2025 – IPVA
Não tem jeito, todo início de ano o Imposto de Propriedade de Veículo Automotivo (IPVA) chega. Em cada estado, o cálculo é feito em cima do valor do veículo na Tabela Fipe com a porcentagem cobrada em cada unidade federativa.
Para calcular, foi usado a maior alíquota do país que é 4%, cobrada em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Dessa forma, chegamos ao valor de R$ 5.542,72 de IPVA para o Tracker LTZ.
Chevrolet Tracker LTZ 2025 – Seguro
O custo com seguro talvez seja o item mais particular de todos os parâmetros. Isso porque cada dono tem um perfil que é analisado pelas seguradoras para chegar ao valor final. Sendo assim, contamos com o auxílio da William Kammer Corretora para realizar as cotações mais próximas de uma base ideal, ou seja, de homens e mulheres acima dos 30 anos e casados.
Homem: R$ 4.035,66
Mulher: R$ 2.521,50
Chevrolet Tracker LTZ 2025 – revisões
1ª revisão (10.000 km) – R$ 436
2ª revisão (20.000 km) – R$ 988
3ª revisão (30.000 km) – R$ 708
4ª revisão (40.000 km) – R$ 1.056
5ª revisão (50.000 km) – R$ 676
6ª revisão (60.000 km) – R$ 988
Chevrolet Tracker LTZ 2025 – cesta de peças
Para ter uma ideia do custo das peças do Chevrolet Tracker, separamos o custo variável de uma pequena lista de componentes como:
Para-choque dianteiro interior – R$ 293 a R$ 632,32
Para-choque dianteiro superior – R$ 1.294,29 a R$ 3.618,58
Para-choque traseiro superior – R$ 74,90 a R$ 197,43 (lado direito) /R$ 79,24 a R$ 190,08 (lado esquerdo)
Para-choque traseiro inferior – R$ 651,46 a 1.786,14
Retrovisores – R$ 1.153,48 a R$ 2.254,77 (lado esquerdo) / R$ 415,43 a 845,50 (lado direito)
Faróis - R$ 1.256,34 a R$ 3.817,40 (lado esquerdo) / R$ 1.354,59 a R$ 6.082,28 (lado direito)
Lanternas - R$ 524,28 a R$ 1.076,92 (lado esquerdo) / R$ 296,35 a 870,38 (lado direito)
Chevrolet Tracker LTZ 2025 – qual o custo anual?
Para chegar ao valor final, deixamos de lado o gasto com a cesta de peças e optamos por usar o valor gasto para abastecimento com gasolina. Logo:
Mulher: R$ 16.237,35
Homem: R$ 17.751,51
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.