Jeep Commander Longitude flex 2025: o que saber antes de comprar
Com três anos de mercado, o Jeep Commander ocupa um bom espaço no segmento de SUVs grandes com sete lugares. Na gama do utilitário temos o Commander Longitude 2025, versão de entrada do modelo que traz um preço bastante competitivo e que briga diretamente com o Caoa Chery Tiggo 8 – renovado recentemente.
Vendido atualmente por R$ 121.990, o Jeep Commander Longitude 2025 é mais um modelo em nosso quadro “O que saber antes de comprar” aqui na Mobiauto. Vale lembrar que o SUV vem de série com 5 lugares, mas pode receber a terceira fileira por um valor extra, já que estamos falando de um opcional de R$ 9.000. Agora sem mais delongas, confira mais detalhes sobre o SUV antes de fechar negócio.
Você também pode se interessar por:
- Jeep Commander Blackhawk tem o motor que o SUV de 7 lugares merecia
- Teste de consumo Jeep Compass Longitude 1.3: como SUV vai na estrada?
- Jeep Commander Overland é SUV de 7 lugares que acelera mais que VW Polo GTS
- Novo Dacia Bigster é lançado como Jeep Commander que esqueceu de dois bancos
Jeep Commander Longitude 2025 – Características
1) Motor: 1.3 turbo de quatro cilindros da Fiat com 185 cv e 27,5 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático de 6 marchas.
3) Dimensões: 4.769 mm de comprimento, 2.794 mm de entre-eixos, 1.859 mm de largura, 1.682 mm de altura, carga útil 540 kg, 61 litros de tanque de combustível, 1.675 kg de peso em ordem de marcha.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 6.388
Jeep Commander Longitude 2025 – Pontos positivos
Espaço interno
Baseado na plataforma Small Wide 4x4, o Jeep Commander é uma das opções mais interessantes no mercado quando se pensa em utilitário com capacidade para levar sete pessoas - embora a variante Longitude tenha os dois lugares extras como opcional. O espaço interno é destaque praticamente para todos os ocupantes, até mesmo para quem vai acomodado no assento do meio da segunda fileira.
Até mesmo para quem vai sentado na terceira fileira o espaço para as pernas é razoável, já que a segunda fileira tem um trilho onde é possível mover o banco para frente ou para trás. Assim a regulagem (com banco bipartido) pode se adaptar a pessoas de qualquer estatura. Ou seja, o resultado é um SUV familiar de fato que vai oferecer um amplo espaço na cabine, algo que é mais do que necessário para sua proposta.
Acabamento
Mesmo nessa configuração de entrada o Commander traz um acabamento bem cuidado. Prova disso é que o painel traz material que combina partes emborrachadas macias ao toque na parte superior e uma faixa de suede com costuras na cor marrom – que aparece também nos apoios de braço das portas e parcialmente nos bancos. Dessa forma, a Jeep utiliza bons materiais desde a versão de entrada. O revestimento mais escuro da cabine pode até agradar o público geral mais por optar pelo preto em vez do marrom das versões Overland.
Bancos
Outro destaque do Jeep Commander são os bancos, que oferecem bastante conforto ao contarem com espuma de boa densidade e que apoia bem as pernas. Na prática, isso significa que é possível enfrentar boas horas ao volante em uma viagem mais longa, já que os bancos fazem seu papel de não cansar rapidamente, acomodando bem também a região da lombar.
Equipamentos
O pacote de equipamentos do Commander Longitude 2025 é bem interessante, mesmo quando consideramos ser uma versão de entrada de um SUV na faixa que supera pouco mais de R$ 200.000. Entre os destaques, temos o piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, painel de instrumentos com tela de 10,25”, multimídia com tela de 10”, faróis e lanternas de LED, assistente de manutenção em faixa e sistema da Harman-Kardon com 450W de potência – dotado de 9 alto-falantes + subwoofer.
Porta-malas
Outro ponto alto do Commander Longitude é o espaço do porta-malas, que pode alternar entre 661 litros de capacidade ou 233 litros quando a terceira fileira de bancos está levantada. Com isso o SUV é uma opção de compra para quem precisa de um amplo espaço no bagageiro, principalmente para um modelo com proposta familiar e que pode acomodar bagagens de sete pessoas.
Jeep Commander Longitude 2025 - Pontos negativos
Aceleração
O Commander Longitude 2025 traz debaixo do capô o famoso motor 1.3 turbo flex de até 185 cv e 27,5 kgfm, que está presente em muitos veículos da Stellantis como Fiat Toro, Fastback Abarth, Pulse Abarth, Jeep Compass e Renegade. A questão é que estamos diante de um SUV grande de sete lugares, cujo peso em ordem de marcha é de 1.675 kg – podendo se aproximar das 2 toneladas com o carro totalmente carregado.
Na prática, o SUV peca em acelerações porque a combinação de motor pequeno e carro pesado é implacável, já que o utilitário sente a inércia em saídas de semáforo ou pedágios. No entanto vale dizer que a situação muda de figura em retomadas, pois o modelo embala bem quando já está em velocidade de cruzeiro.
Consumo
Tal combinação de carro grande com motor pequeno que sofre com a inércia resulta em um consumo de combustível nada empolgante. Segundo dados do Inmetro, o modelo não passa de 7,0 km/l na cidade com etanol, enquanto com gasolina esse cenário muda um pouco, para no máximo 10,0 km/l. São números possíveis de alcançar, mas o SUV faz despencar esse consumo em um trânsito mais pesado – mesmo que tenha o sistema start-stop.
Altura 3ª fileira de bancos
Embora ofereça um razoável espaço na terceira fileira de bancos, o Commander tem uma questão na altura do assento. Isso porque quem vai sentado por ali vai sofrer com o piso mais elevado, o que fará com que qualquer pessoa fique com as pernas muito inclinadas com o joelho para cima. É uma posição que pode não incomodar no uso diário dentro da cidade, mas que certamente vai cansar bastante pela situação desconfortável.
Jeep Commander Longitude 2025 – Ficha técnica
Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro
cilindros em linha, 16V, turbo, flex, duplo comando variável de válvulas,
comando variável inteligente na admissão, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 180/185 cv (G/E) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm (G/E) a 1.750 rpm
Peso/potência: 9,05 kg/cv
Peso/torque: 60,9 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 11 s (G/E)
Velocidade máxima: 200 km/h (G/E)
Consumo: Cidade: 7,0 km/l com etanol e 10,0 km/l com gasolina. Estrada: 8,2 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina
Dimensões e capacidades: 4.769 mm de comprimento, 2.794 mm de entre-eixos, 1.859 mm de largura, 1.682 mm de altura, carga útil 540 kg, 61 litros de tanque de combustível, 1.675 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira) e MultiLink (traseira), freios a disco (dianteira e traseira), 11,5 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20,5°, ângulo central 21,3°, ângulo de saída 22,8°, pneus 235/55 R18
Jeep Commander Longitude 2025 – Equipamentos de série
- Piloto automático adaptativo
- Central Multimídia de 10,1"
- ABS
- Acendimento automático dos faróis
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Alarme
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alertas para trocas de marcha no volante (Borboletas)
- Apoia-braço central com logo Jeep 1941 e porta objetos
- Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio
- Ar-condicionado dual zone e ajuste de intensidade para as fileiras traseiras
- Assistente ativo de direção (ADA)
- Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
- Aviso de mudança de faixas
- Banco do passageiro rebatível
- Bancos revestidos parcialmente em couro
- Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros
- Câmbio automático de 6 marchas
- Câmera de estacionamento traseira
- Central multimídia de 10,1"
- Centralizador de faixa (Lane Centering)
- Chave presencial com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Entry n Go
- Cinto traseiro central de 3 pontos
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
- Comutação automática dos faróis
- Console central com acabamento cromado
- Controle de Estabilidade (ESC)
- Controle de Tração
- Controle eletrônico anti capotamento
- Detector de fadiga do motorista
- Direção elétrica
- Encosto de cabeça traseiro central
- Estepe de uso emergencial
- Faróis de neblina em LED
- Faróis dianteiros Full LED
- Freio de estacionamento eletrônico
- Freios a disco nas 4 rodas
- Friso cromado por toda a extensão das janelas do veículo
- Ganchos de fixação de carga no porta-malas
- HSA (Hill Start Assist)
- Iluminação do porta-malas
- Indicador de seta dinâmico
- Isofix
- Jeep Healthy Cabin
- Jeep Traction Control+
- Lanterna traseira em LED
- Limitador de velocidade
- Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
- Luzes diurnas em LED
- Modo sport
- Motor T270 Turbo Flex
- Painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25"
- Para sol com espelhos cortesia
- Pavimento do porta-malas com revestimento duplo
- Piloto automático adaptativo
- Porta objetos sob o assento do banco do passageiro
- Porta óculos
- Rack do teto com acabamento cromado
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Remote start (partida remota)
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Retrovisores externos com rebatimento automático
- Retrovisores externos elétricos
- Rodas de liga leve de 18" e pneus 235/55
- Seis airbags (Frontais, laterais e de cortina)
- Sensor de chuva
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sistema Auto Hold
- Sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist)
- Sistema de monitoramento da pressão dos pneus
- Sistema de navegação GPS
- Sistema de som Premium Harman-Kardon de 450W (9 alto-falantes + subwoofer) e tecnologia Fresh Air
- Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
- Tapetes dianteiros e traseiros em carpete
- Teto pintado em preto
- Travas elétricas nas portas e porta-malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
- USB Tipo C
- Válvula antirefluxo de combustível
- Vidros elétricos nas 4 portas com one touch
- Volante com acabamento em couro
- 2ª fileira de assentos reclináveis e com deslocamento longitudinal de 14cm
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.