5 Carros automáticos até R$ 30.000

Lista tem hatche subcompacto, sedan médio e até um famoso SUV compacto
Diego Dias
Por
25.06.2024 às 20:29 • Atualizado em 12.11.2024
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Lista tem hatche subcompacto, sedan médio e até um famoso SUV compacto

O mercado brasileiro ainda é dominado pelos carros com câmbio manual, embora os veículos equipados com transmissão automática estejam cada vez mais conquistando seu espaço, sobretudo na faixa acima de R$ 100.000. Mas para quem está com o orçamento limitado em R$ 30.000, há sim opções no mercado de usados sem o pedal de embreagem.

Assim listamos cinco carros automáticos que custam até R$ 30.000 e que podem ser uma boa opção para quem quer descansar o pé esquerdo. Quem dirige pela primeira vez um automático acaba gostando do conforto e praticidade, principalmente para utilizar no trânsito de grandes cidades, assim nessa faixa de valor temos opções interessantes no mercado de carros usados.

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Mas vale sempre aquela máxima: vale checar o estado de manutenção do carro e levar aquele mecânico de confiança na hora de fechar negócio. Dito isso, confira abaixo a lista:

Citroën C3 Exclusive 1.6 AT – 2011/2012 – Fipe R$ 31.439

O Citroën C3 estreia a nossa lista, modelo que é da fase final da primeira geração do hatch compacto, que sempre foi uma boa opção por conta do design redondo e bom pacote de equipamentos. A versão com câmbio automático que se enquadra aqui é de 2011, que traz motor 1.6 flex de até 113 cv de potência e 15,8 kgfm de torque.

Sua transmissão é automática de quatro marchas, sim, o famoso câmbio AL4 que ficou famoso por alguns problemas, mas que hoje já conta com kit de reparo para evitar dores de cabeça. O hatch tem tabela Fipe que ultrapassa nosso teto de R$ 30.000, mas é fácil encontrar unidades abaixo disso.

Chevrolet Vectra Elite 2.0 AT 2008/2008 – Fipe R$ 31.358

Temos um sedan médio entre carros automáticos de R$ 30.000 – e não é qualquer um, mas sim um Chevrolet Vectra. Estamos falando da última geração do sedan comercializada no Brasil que, apesar de ser na verdade um Opel Astra, entregava um pacote de interessante.

Além do visual bem acertado, tinha debaixo do capô um motor 2.0 aspirado de até 127 cv de potência e 19,6 kgfm de torque, que entrega um desempenho até que razoável. Seu câmbio é automático de quatro marchas também (um padrão da época), algo crucial para um sedan dessa categoria. O único empecilho é o consumo mais alto, fazendo apenas 7,5 km/l na cidade com gasolina.  

Honda Fit EX 1.5 AT 2005/2005 – Fipe R$ 27.121

Eis aqui um dos modelos mais interessantes na lista, mas também com bons anos nas costas por ser valorizado no mercado de usados: o Honda Fit 2005. O monovolume da primeira safra é um dos que mais venderam no Brasil e por isso tem unidades a rodo disponíveis para venda.

Tem como predicados o ótimo espaço interno e a confiabilidade da marca, enquanto o motor é um 1.5 a gasolina de 105 cv e 14,2 kgfm, que trabalha junto de uma caixa automático tipo CVT. Outro destaque que não pode passar batido é o bom consumo, fazendo até 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.

Kia Picanto EX 1.0 AT 2008/2009 – Fipe R$ 28.928

Também temos um hatch subcompacto, um modelo que não é tão lembrado, mas que traz uma proposta interessante. Estamos falando do Kia Picanto 2009, que combina o motor 1.0 a um câmbio automático de quatro marchas.

Seus 64 cv e 8,9 kgfm de torque não impressionam, mas pelo baixo peso o carrinho tem certa agilidade e a comodidade da transmissão sem o pedal da embreagem para uso clássico de casa para o trabalho e vice-versa. Não é recomendado se sua família tiver mais que três pessoas, pois porta-malas não é um de seus atrativos – são apenas 157 litros.  

Ford Ecosport XLT 2.0 AT 2007 – Fipe R$ 27.745

Não podíamos deixar de fora um SUV nesta lista. O Ford Ecosport da primeira fase é uma ótima opção de carro automático até R$ 30.000, trazendo a posição de dirigir mais “altinha” que tanta gente aprecia.

Ele combina o câmbio automático de quatro marchas ao motor 2.0 Duratec flex de bons 138 cv e 18,3 kgfm de torque, que entrega um desempenho até que bom para os padrões atuais. O bicho pega apenas se você precisar de muito espaço no porta-malas, um dos calcanhar de aquiles do SUV compacto.

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