5 Carros que são vendidos no Brasil e você com certeza não sabe

Lista tem de sedan 1.0 com projeto antigo a SUV médio híbrido plug-in que não emplacou
Diego Dias
Por
30.09.2024 às 12:16 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
Lista tem de sedan 1.0 com projeto antigo a SUV médio híbrido plug-in que não emplacou

Além dos carros que caem no gosto do consumidor, o mercado automotivo brasileiro conta ainda com os chamados carros esquecidos. Com isso em mente, Mobiauto relembra agora para você 5 carros que são vendidos no Brasil e que você com certeza não sabe que eles ainda estão presentes nas concessionárias.

Você pode se interessar por: 

A lista é composta desde hatches como o Toyota Yaris e até mesmo SUVs com representatividade no mercado, à exemplo do Jeep Compass, que não emplacou somente em sua versão eletrificada. Temos ainda um sedan como o Honda Civic que vende menos que um esportivo alemão, além de um sedan 1.0 que tem bons anos nas costas. Sem mais delongas, confira quais os modelos a seguir.

Chevrolet Equinox

Atualizado há pouco mais de dois anos, o Chevrolet Equinox é um dos carros à venda no mercado nacional que não é muito lembrado. O SUV médio que veio para brigar com o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross não caiu muito no gosto do consumidor, mesmo que tenha ganhado uma razoável reestilização e um preço mais competitivo, hoje sendo comercializado por R$ 227.990.

Trouxe em sua última atualização faróis divididos e assinatura nova em LED, além de grade menor que se inspira no Blazer norte-americano. Trouxe ainda a versão RS de apelo esportivo, mas parece que os 172 cv e 27,8 kgfm de torque do motor 1.5 turbo não convenceu tanto quanto a primeira safra do SUV, que lá em 2017 oferecia o 2.0 turbo de 272 cv – o mesmo do Camaro básico dos EUA. Em 2024 vendeu até o fim de agosto apenas 1.974 unidades, menos até que um Volvo XC60 (2.030). Vale lembrar que em breve o Equinox terá uma configuração elétrica e uma nova geração híbrida plug-in.

Honda Civic

Desde que deixou de ser fabricado no Brasil em 2021, o Honda Civic não emplacou mais no mercado, sobretudo por vir importado da Tailândia em versão única em um preço nada atrativo: R$ 265.900. Apesar da 11ª geração desembarcar mais refinada, com motorização híbrida e:HEV bastante eficiente e um pacote de equipamentos mais recheado, o sedan da Honda chegou muito mais caro que o principal rival Toyota Corolla, cuja versão mais cara custa R$ 198.890.

Para se ter dimensão de onde o Honda Civic está hoje no mercado, suas vendas não ultrapassaram 1.008 unidades em todo 2024. São vendas que ficam abaixo até mesmo de esportivos como o Porsche 911, que emplacou 1.163 carros nos primeiros oito meses do ano.

Jeep Compass 4xe

Desde que foi lançado no Brasil em 2022, o Jeep Compass 4xe foi criticado por seu preço de lançamento na época, que já superava a barreira dos R$ 300.000. Atualmente o SUV é tabelado em salgados R$ 347.300, mas até pouco tempo a marca tinha ofertas com o modelo sendo vendido por R$ 280.000.

Seu insucesso no mercado por ser atrelado ao valor competitivo dos chineses, leia-se GWM Haval H6 PHEV e BYD Song Plus. Segundo a ABVE, o Compass 4xe emplacou somente 1 unidade em agosto (em julho foram 2 carros). Ou seja, a procura pela versão híbrida plug-in do SUV da Stellantis é nula, já que em agosto 4.005 Compass foram emplacados – contabilizado pelas configurações a combustão 1.3 turbo flex, 2.0 turbodiesel e o 2.0 turbo a gasolina.

Renault Logan 1.0

Sem grandes mudanças desde 2019, ano em que recebeu sua última atualização visual, o Renault Logan segue à venda pela marca em duas versões: Life por R$ 97.500 e Zen por R$ 101.000. Apesar da idade do projeto e pouca relevância em 2024, o sedan continua até que firme e forte no mercado ao contabilizar 2.510 unidades no ano – um número razoável para um modelo tão defasado.

Equipado somente com motor 1.0 flex de três cilindros, o Logan tem até 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, trabalhando sempre com câmbio manual de cinco marchas. Em janeiro deste ano o sedan até recebeu atualizações como controles de estabilidade e tração, luzes diurnas e até assistente de partida em rampa, regulagem de altura do facho dos faróis e alerta de frenagem de emergência. Resta saber quanto tempo ele ficará respirando por aparelhos.

Toyota Yaris Hatch

Cada vez menos visto nas ruas, o Toyota Yaris Hatch é outro modelo a ser meio esquecido e até pouco visto nas ruas, algo que coincidentemente ocorreu de forma mais acintosa desde que o modelo recebeu um discreto facelift, no início 2022. Mas enquanto outros modelos desta lista sofrem com vendas mais baixas, até que o Yaris Hatch com carroceria hatch vende bem pela idade: foram mais de 17.000 unidades emplacadas até agosto, segundo a Fenabrave.

Atualmente, é vendido em três versões XL, XS e XLS, com preços entre R$ 99.490 e 123.890. O motor é sempre o 1.5 aspirado de até 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, que opera junto da transmissão automática CVT com sete marchas virtuais.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários