5 picapes chinesas que chegam para enfrentar a Toyota Hilux

Seja híbrida ou elétrica, os modelos chineses querem acabar com a liderança confortável da picape japonesa
Vinicius Moreira
Por
19.06.2024 às 20:46
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Seja híbrida ou elétrica, os modelos chineses querem acabar com a liderança confortável da picape japonesa

Foi-se o tempo em que as picapes eram destinadas apenas para o trabalho no Brasil. Agora, a categoria figura com modelos usados para passeio também. De olho nisso, as montadoras chinesas querem aproveitar essa fatia do mercado e ameaçar os modelos que estão no topo do segmento.

Atualmente, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger dominam o segmento das médias, com a picape japonesa bem na frente. Já nas intermediárias, Fiat Toro e Chevrolet Montana estão no topo. Mas nenhuma delas se compara ao sucesso da Fiat Strada, o carro mais vendido no país em 2023.

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BYD Shark

A BYD Shark foi lançada mundialmente no México e já roda em testes no Brasil. Prevista para chegar ainda este ano, a picape vem com uma configuração híbrida plug-in.

Com um visual a lá Ford Ranger, a Shark já tem números maiores que o da Hilux, ao menos em dimensões. São 5.457 mm de comprimento, 1.971 mm de largura, 1.925 mm de altura e 3.260 mm de entre-eixos.

A promessa é que da picape chinesa seja a mais potente em terras brasileiras. Seu conjunto híbrido combina um motor a combustão 1.5 turbo a outros dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles rendem 430 cv de potência, ainda sem o torque combinado revelado. O câmbio é o EHS de uma marcha.

GWM Poer

Inicialmente, o plano da GWM era produzir a Poer em sua fábrica em Iracemápolis (SP). Os planos mudaram, assim como a chegada da picape média. Agora, ela está prevista para 2025.

Com sua estrutura formada por chassi cabine, a Poer é mais uma que chegará para rivalizar no concorrido segmento das picapes médias. Em medidas, a picape tem 5.410 mm de comprimento, 1.886 mm de altura, 1.934 mm de largura e 3.230 mm de entre-eixos.

A motorização é híbrida plug-in, assim como a Shark, com motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 16V. Essa usina oferece 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Soma-se a isso outros dois motores elétricos, ambos rendem 163 cv de potência. Combinados, o conjunto híbrido vai ofertar 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de nove marchas.

Foton Tunland 7 e Tunland 9

Com operação no Brasil no ramo de pesados, a Foton tomou a frente de BYD e GWM e lançaram há pouco não só uma, como duas picapes no mercado brasileiro.

As duas também compartilham o mesmo conjunto motriz. Ambas são equipadas com motor 2.0 a diesel e um motor elétrico de 48V, ou seja, um híbrido pleno. A transmissão é automática de oito marchas, com tração integral. Combinados, os trens de força rendem 175 cv de potência e 45,8 kgfm de torque.

As semelhanças não param por aí, ambas têm 5.617 mm de comprimento e 3.555 de entre-eixos. No entanto, a V9 tem 2.090 mm de largura e 1.955 mm de altura. Já a V7 possui 2.000 mm de largura e 1.910 mm de altura.

JAC Hunter

Primeira montadora chinesa a apostar no Brasil, a JAC também não ficará fora do “boom” das picapes. O representante da JAC Brasil, Sérgio Habib, confirmou à Mobiauto que a JAC Hunter chegará ao Brasil entre julho e agosto.

A previsão é que a picape seja oferecida em duas variantes: a primeira com motor 2.0 turbodiesel de quatro-cilindros 16V, que rende 170 cv de potência e 41,8 kgfm de torque. O câmbio é o automático de oito marchas. Conforme apuração da Mobiauto, a picape terá capacidade de reboque de 3.500 kg.

Já a configuração elétrica vem com um motor que oferta 204 cv de potência e 30,1 kgfm de torque. A autonomia seria de 226 km, isso já para os padrões brasileiros. A diferença é que enquanto a picape elétrica tem tração 4x2, a versão a combustão é 4x4 com reduzida e eixo traseiro blocante.

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