DS lança Citroën Basalt de luxo com futura plataforma do Jeep Compass

Marca será a principal responsável por carros de luxo do grupo Stellantis
Renan Rodrigues
Por
17.12.2024 às 12:25
Compartilhe:
Marca será a principal responsável por carros de luxo do grupo Stellantis

Em 2012, o Citroën DS3 chegou conquistando fãs graças ao acabamento e o desempenho do motor 1.6 THP. Dois anos depois, a DS se tornou uma marca independente e, desde a criação da Stellantis, segue focada em carros de luxo.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

No entanto, a vida da DS se tornará mais fácil ao aproveitar tecnologias das demais marcas da Stellantis. Um dos exemplos dessa simbiose foi apresentado ao mundo nesta segunda-feira, 16.

Trata-se do DS Nº 8, que é uma espécie de crossover cupê elétrico, que muito se assemelha a receita utilizada para criar o Citroën Basalt, obviamente guardando as devidas proporções de tamanho e nível de acabamento.

Você também pode se interessar por:

No caso do DS Nº8, o item herdado da Stellantis é a plataforma STLA Medium da Stellantis. Essa plataforma está nos Peugeot 3008 e 5008, além do Citroën C5 e será bem importante no Brasil. Afinal, essa plataforma será utilizada para criar as novas gerações do Jeep Compass e Fiat Toro, por exemplo.

Voltando ao Nº8, o visual é o grande destaque do crossover. Na dianteira, há o reforço de linhas verticais, inclusive em uma das pontas do farol, que forma o DRL em LED, em formato similar ao que víamos no Peugeot 2008 antes do último facelift. A grade, como em todo elétrico, é fechada.

Visto de lado, o Nº8 se assemelha muito a um sedan com suspensão elevada, algo parecido com o que vemos com o Basalt. A similaridade acaba quando observamos as medidas: são 4,82 m de comprimento, 2,90 m de entre-eixos e 1,90 de largura. As rodas são de 21 polegadas.

Na traseira, o para-choque é bem alto e rouba um pouco do espaço que teríamos a lataria da tampa do porta-malas. Aliás, por falar no espaço para as bagagens, são 612 litros de capacidade.

No interior, o DS Nº8 é bem minimalista, com poucos botões e com as telas do painel de instrumentos e central multimídia em destaque. Entre os acabamentos, há opção de couro Nappa e Alcantara, além de um teto solar panorâmico de vidro laminado com tratamento infravermelho.

O DS terá duas opções de motorização com um ou dos elétricos. Quando equipado com apenas um motor, o crossover terá tração dianteira com 230 cv ou 245 cv, sempre com função boost que entrega 30 cv a mais.

O Nº8 com dois motores terá 350 cv e tração integral, além de função boost que entrega mais 25 cv. Neste caso, o 0 a 100 km/h é feito em apenas 5,4 segundos. A velocidade máxima, em todas as versões, é limitada a 190 km/h.

O DS Nº8 também terá duas opções de baterias. A primeira delas será de 74 kWh, o que garante 572 km de autonomia. A segunda opção tem 97,2 kWh e 750 km de autonomia. Porém, a configuração com tração integral alcança no máximo de 686 km. O sistema de recarga permite o uso de carregadores de até 200 kW, o que permite sair de 20% para 80% em apenas 27 minutos.

O preço ainda não foi revelado, enquanto o lançamento deverá ocorrer somente no meio de 2025.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários