A impecável Ford F-1000 de Lima Duarte com 1 milhão de km rodados
A Ford F-1000 marcou as décadas de 1980 e 1990. A picape ostentava um visual americano e quadradão para bater de frente com a Chevrolet D-20, e era empurrada por um forte motor MWM a diesel.
Como estratégia de marketing, a Ford tratou de participar da famosa novela “Roque Santeiro” com o veículo. Era o carro de Sinhozinho Malta, um fazendeiro rico interpretado por Lima Duarte, que é lembrado até hoje pelo bordão “tô certo ou tô errado?” - balançando sempre o relógio.
Recentemente, o próprio Lima Duarte postou em suas redes sociais um vídeo mostrando a picape. Segundo o ator, quando a novela acabou, a Ford deu uma unidade à ele de presente. Diferente da que ele usava na novela, a que ele recebeu era uma F-1000 SR 1986.
A dianteira é um pouco diferente da F-1000 convencional e sua carroceria, modificada pela Souza Ramos - por isso o “SR” no nome do modelo. Naquela época, o mercado estava fechado para importações, e algumas concessionárias tinham a missão de aumentar as opções de veículos vendidos no Brasil, como a Mobiauto conta neste outro artigo.
O balanço dianteiro é inspirado no furgão F-1000 Furglaine. Já a cabine era alongada e tomava parte da caçamba para ganhar a segunda fileira de bancos. A versão construída pela loja autorizada era inédita para o modelo, que ganhou cabine estendida apenas na década de 1990 com a configuração Super Cab.
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O que mais chama atenção é que o ator diz ter rodado 1 milhão de quilômetros com sua picape, sem ter feito retífica ou qualquer manutenção desse tipo. Hoje em dia, é mais comum vermos motores a diesel com esse tipo de quilometragem, mas há cerca de 40 anos as tecnologias aplicadas não eram tão avançadas para garantir essa longevidade.
A usina da F-1000 na época era uma de quatro cilindros, com 3,9 litros e construída pela MWM. O propulsor rende 83 cv de potência a 3.000 rpm e 25,3 kgfm de torque a 1.600 rpm. Já o câmbio era manual de cinco marchas, uma a mais que as opções convencionais.
Mas nem mesmo o torque em baixas rotações ajudava no desempenho da picape, que tinha um 0 a 100 km/h em 35 segundos. No entanto, quando o assunto era força, ela sobrava, com 800 kg de capacidade de carga útil e 3,2 toneladas para reboque com freio.
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Voltando a falar da unidade de Lima Duarte, o ator não passou muitas informações sobre sua F-1000. No entanto, em um de seus vídeos nas redes sociais, pode-se ver que o interior da picape segue integro mesmo com o tempo e a rodagem.
Painel de instrumentos analógico, console central largo, bancos com bastante espuma e muito espaço interno. Com as alterações da Souza Ramos, essa F-1000 ainda tem capota rígida para caçamba e estepe na tampa do compartimento traseiro, estilo jipe.
Tida como o xodó do ator, Duarte relembra memórias que teve com a picape e fala em rodar mais com o veículo: “Quero ver se faço 2 milhões de km sem abrir o motor.”
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.