Avaliação: Chevrolet S10 Z71 2025 evolui para incomodar Hilux
O mercado de picapes médias é um dos mais disputados do Brasil, com a ChevroletS10 ocupando a vice-liderança há algum tempo logo atrás da Toyota Hilux. Mas a caminhonete da General Motors ganhou uma reestilização pesada com ares de Colorado e Silverado para tentar incomodar mais a rival japonesa.
Fomos até Pirenópolis (GO) conhecer de perto a nova Chevrolet S10 2025, onde também tivemos a chance de dirigi-la num trajeto entre Brasília (DF) e a cidade tombada como Patrimônio Nacional pelo Iphan. Rodamos tanto com a versão topo de linha S10 High Country quanto com a intermediária S10 Z71 2025, que vamos focar nesta primeira avaliação.
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Independentemente da versão, vale lembrar que as mudanças recebidas forma aplicadas em todas as variantes da picape, ou seja, todas trazem novo visual, nova recalibração da suspensão, novos amortecedores, aumento das bitolas, novas rodas e pneus e finalmente ajuste de profundidade para o volante.
Atualmente a S10 2025 é vendida nas versões WT (que substituiu numa tacada só as versões LS e LT), Z71, LTZ e High Country. A nova Chevrolet S10 Z71 2025 custa R$ 281.900, um grande apelo, já que a GM optou por manter os preços de toda a linha 2025 reestilizada sem alterações perante a gama antiga.
Chevrolet S10 Z71 2025 – Pontos positivos
1) Motor
Apesar de ter ganhado uma reestilização profunda e não uma nova geração, a Chevrolet S10 2025 teve ótimas atualizações. Uma das principais foi no motor 2.8 turbodiesel, que ganhou novos perfis dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão, sem contar que a taxa de compressão foi ajustada para melhorar o processo de combustão. Na prática são 207 cv e 52 kgfm de torque, o que comparado ao antigo motor são 7 cv e 1 kgfm extras.
Em nosso primeiro contato, deu para notar como a picape melhorou na agilidade – algo que era um de seus destaques. A diferença é que a nova S10 tem motor com funcionamento mais “liso” e bem melhor, sobretudo, em retomadas. Prova disso é que de 80 km/h a 120 km/h a caminhonete precisa apenas de 6,9 segundos, segundo a GM, enquanto a antiga cumpria a mesma prova em 8,5s. Ficou notável seu melhor desempenho em ultrapassagens em nosso trajeto, sem contar que a aceleração de 0 a 100 km/h foi reduzida em 1 segundo (caiu de 10,4s para 9,4s). Mas isso não foi só motor...
2) Câmbio
Pois é, a chegada do novo câmbio automático de oito marchas foi substancial para o melhor desempenho da nova S10 2025. É nítido como a nova transmissão com duas marchas a mais aproveita melhor a potência e torque do 2.8 turbodiesel, agora batizado de Duramax (era CTDI). As trocas são feitas de maneira suave e de forma quase imperceptível, algo que já era uma qualidade da antiga picape, mas que ficou ainda melhor nessa reestilização.
3) Isolamento acústico
Outro ponto evolutivo na nova S10 2025 é o baixo nível de ruído na cabine, com a picape ficando bem mais silenciosa que o modelo anterior. Antes era possível ouvir o característico som do motor diesel com muita clareza, mas agora o som foi atenuado pelo bom trabalho de isolamento acústico da cabine. A GM afirma que foi colocado mais placas acústicas nas portas, nas colunas, no teto e até mesmo na parede corta-fogo – aquela entre o cofre do motor e o interior do veículo.
O nível de vibração do motor para dentro da caminhonete também foi reduzido e ajuda nessa percepção. Normalmente picapes diesel tem como culpa da vibração o próprio motor, mas é pelo câmbio que o tal “tremelique” invade a cabine. Para isso, a GM garante que instalou no conversor de torque uma espécie de pêndulo (CPA) que reduz esse efeito.
4) Bancos dianteiros
Outro salto de conforto para a nova Chevrolet S10 foi a revisão dos bancos, sobretudo para quem vai sentado na frente. Quem dirige a nova S10 2025 certamente vai se cansar menos em longas viagens – uma realidade para quem mora na região Centro-Oeste e facilmente roda mais de 1.000 km. Os bancos têm densidade de espuma diferentes na parte central, laterais e na região das coxas. O formato do assento também mudou e deixou a caminhonete mais confortável.
5) Painel de instrumentos digital
Demorou, mas chegou. A Chevrolet S10 2025 finalmente traz painel digital configurável, mas aqui se trata de um cluster mais simples do que uma Ford Ranger, por exemplo, contando com um display de oito polegadas e que conta com três modos de visualização. Pode-se também enviar do multimídia para o quadro de instrumentos informações de consumo e do motor. É verdade que é basicamente o mesmo painel da nova Spin (ao menos a S10 poderia ter mais recursos), mas ainda assim é um salto perante o antigo painel analógico simplório do modelo antigo.
6) Porta-objetos
Para quem reclamava de poucos porta-objetos no interior da S10, vai gostar da nova linha 2025. Isso porque a caminhonete teve algumas atualizações importantes no console central. À frente da alavanca temos agora um novo espaço para acomodar o celular – só faltou o carregador por indução na Z71, que é de série somente a partir da LTZ. Já atrás da alavanca há um novo nicho para guardar moedas ou a chave do carro, local que antes ficava o seletor da tração 4x4.
Chevrolet S10 Z71 2025 – Pontos negativos
1) Comandos de climatização
Praticamente
toda a cabine da nova Chevrolet S10 2025 foi alterada, painel, quadro de
instrumentos e até mesmo o volante que não mudava desde 2012. Mas a GM parece
ter esquecido dos comandos de climatização da nova S10, que destoam muito do
restante do visual do painel. Isso porque eles são exatamente os mesmos da
linhagem anterior da caminhonete. Não combinou com o estilo mais moderno atual
da gama 2025.
2) Ar-condicionado
Além de contar com botões de climatização idênticos ao da antiga S10, fica difícil defender que uma picape média de quase R$ 290 mil venha equipada com ar-condicionado de acionamento manual, como em um Chevrolet Onix de entrada. É o caso dessa versão Z71, já que somente a partir da S10 LTZ que a caminhonete oferece ar-condicionado digital automático.
3) Chave
Outra economia que podia não ter sido feita é a chave da S10 Z71. Ela é do tipo presencial para ligar o motor da picape, mas não tem a função presencial para acesso ao carro, já que o motorista precisa apertar o botão para destravar ou travar as portas da caminhonete. Algo um tanto sem sentido.
4) Seletor de tração 4x4
E se por um lado a retirada do seletor da tração 4x4 do console central foi positivo por abrir espaço para novos porta-objetos, por outro a alocação dele no lado esquerdo do painel próximo dos comandos dos faróis o deixou escondido e de difícil visualização. Fica complicado para o motorista visualizar qual tração quer selecionar. Bastaria a fabricante ter alocado abaixo da central multimídia para resolver a questão.
5) Acabamento
A nova Chevrolet S10 2025 evoluiu no desenho da cabine e acabamento. Mas a inserção de material suave ao toque ficou reservada somente da variante S10 LTZ para cima. Na S10 Z71 que avaliamos temos apenas plástico duro, exceto no apoio dos braços nas portas.
Ficha técnica Chevrolet S10 Z71 2025:
Motor: 2.8, dianteiro, transversal, turbo, diesel, 4 cilindros em linha, 16V, injeção direta de combustível.
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência: 207 cv a 3.400 rpm
Torque: 52,0 kgfm a 2.000 rpm
Peso/potência: 10,16 kg/cv
Peso/torque: 40,5 kg/kgfm
Câmbio: automático: oito marchas
Tração: tração 4x4 com reduzida
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo Inmetro: 9,1 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada
Dimensões e capacidades: comprimento, 5.361 mm; entre-eixos, 3.096 mm; largura, 1.874 mm; altura, 1.831 mm; capacidade caçamba, 1.061 litros; capacidade de carga, 1.046 kg; tanque de combustível, 76 litros; peso em ordem de marcha: 2.104 kg
Dados técnicos: direção elétrica, tração 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico de diferencial, suspensões independentes com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas semielípticas (traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e tambor (traseira), 12,7 m diâmetro de giro, Cx não divulgado, ângulo de ataque 29,5°, ângulo de saída 23°, 225 mm vão livre do solo, pneus 265/60 R18
Principais equipamentos de série Chevrolet S10 Z71 2025:
- Painel de instrumentos digital configurável com tela de 8 polegadas
- Central multimídia MyLink com tela de 11 polegadas
- Conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio
- 2 conexões USB tipo C
- 2 Conexões USB tipo A
- OnStar gratuito por 13 meses (plano Protect e Connect)
- Roteador Wi-fi para até 7 dispositivos eletrônicos
- Assistente de partida em rampas
- Controle de descida
- Ar-condicionado
- Câmera de ré
- 6 Airbags
- Partida por botão
- Chave presencial
- Faróis de LED
- Faróis de neblina em LED
- Estribo duplo
- Santantônio exclusivo
- Acendimento automático dos faróis
- Bancos
- Capota marítima
- Cintos de segurança vermelhos
- Costuras vermelhas nos bancos e volante
- Moldura da caixa de roda exclusiva
- Rack de teto
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Controle anticapotamento
- Controle de oscilação de reboque
- Trava elétrica da caçamba
- Alerta de pressão dos pneus
- Vidros elétricos com função “um toque”
- Tomada 12V
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Direção elétrica
- Lanternas com assinatura em LED
Chevrolet S10 Z71 2025 – Vale a pena?
Segunda picape média mais vendida do Brasil, a Chevrolet S10 certamente vai continuar sua trilha de sucesso no país, que está próxima de completar 30 anos. É verdade que muitos gostariam que a caminhonete da GM tivesse uma nova geração, como a rival Ford Ranger, que dita o novo patamar do segmento, mas pela realidade atual da empresa – que está mirando na eletrificação – o resultado para a S10 foi muito satisfatório para uma reestilização que também melhorou sua estrutura.
A picape evoluiu o suficiente para incomodar a líder Toyota Hilux ao ganhar mais potência, equipamentos e ter um avanço em conforto e tecnologia, sem cobrar mais por isso – uma estratégia que deve surtir efeito no volume de vendas da S10 nos próximos meses. A Chevrolet tem a faca e o queijo na mão com sua rede de concessionárias imensa com mais de 600 pontos no Brasil e com um produto atualizado, que melhorou onde deveria melhorar. Agora é com o público de picapes que, por tradição, dificilmente troca de marca. Será a S10 capaz de reverter o jogo?
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.