Novo Peugeot 2008 Active: erros e acertos do SUV compacto de R$ 124.990

Versão de entrada tem preço competitivo. Mas e o custo-benefício?
RP
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28.10.2024 às 15:14
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Versão de entrada tem preço competitivo. Mas e o custo-benefício?

A nova geração do Peugeot 2008 mudou da água para o vinho em relação ao seu antecessor. O SUV compacto chegou com design afiado, motor turbo, acabamento superior e preço competitivo. É vendido em três versões: Active, Allure e GT. Os preços (promocionais) vão de R$ 124.990 até R$ 154.990 - sem falar na variante elétrica.

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Mobiauto já avaliou o topo da cadeia e agora analisa a outra ponta: a mais barata. Andamos na configuração mais ‘barata’ da linha para saber se vale a etiqueta de R$ 125 mil, o que tem de positivo e o que ainda precisa melhorar. Confira!

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POSITIVOS

Design

Este é um aspecto subjetivo, eu sei. Porém, o 2008 é um dos SUVs compactos mais vistosos à venda no Brasil. A nova geração deixou o visual antiquado para trás e agora traz faróis de LED, assinatura luminosa com as ‘garras do leão” (que dá uma presença e tanto nas ruas) e grade que ostenta o novo logotipo da marca francesa. As rodas de 17 polegadas são iguais para todas as versões e têm um desenho bem, digamos, ousado. Atrás, as lanternas modernas interligadas fecham o pacote estético muito bem acertado.

Desempenho

O conjunto da Fiat, motor três cilindros 1.0 turbo (130 cv e 20,4 kgfm de torque) e câmbio automático CVT, caiu como uma luva no SUV agora fabricado na Argentina. As acelerações são vigorosas, as retomadas robustas e o 2008 vai de 0 a 100 km/h na casa dos 10 s bem de acordo com o segmento

Acabamento

A nova geração do 2008 é uma dos melhores (senão a melhor) neste quesito. Mesmo na opção mais em conta da gama os materiais usados e a finalização da cabine, com texturas diferentes e até um certo ar de requinte, são bem acima da média da categoria.

Consumo

A nova motorização fez bem ao 2008. O SUV compacto faz médias de 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, com gasolina no tanque - o que o coloca como um dos mais econômicos. Já com etanol, os números ficam em 8,6 km/l e 9,8 km/l, respectivamente.

Custo-benefício

Por R$ 124.990 (valor promocional), o 2008 Active se torna uma ótima porta de entrada para o mundo dos SUVs ao lado do Jeep Renegade (R$ 118.290) e do Citroën Basalt (R$ 96.990 c/ motor turbo). Claro que os equipamentos são parcos (não há painel 3D, carregador por indução), sensores de estacionamento dianteiros, botão de partida ou aletas no volante para trocas de marcha. Mas o 2008 traz um ‘básico’ digno de um SUV mais em conta.

NEGATIVOS

Porta-malas

Apesar do número vistoso de 419 litros, o porta-malas do 2008 é apenas o sexto entre os SUVs compactos - apenas 4 litros a mais que um VW Nivus, por exemplo, que tem porte menor. O líder neste quesito é o Fiat Fastback, com quase 100 l extras em relação ao Peugeot ou 516 l para ser mais exato.

Multimídia/Câmera de ré

Primeiro começa com um atraso. Quando você aciona a ré do 2008, a imagem da câmera traseira não aparece instantaneamente na tela de 10,3 polegada do multimídia - Há um delay de dois, três segundos. Isso atrapalha bastante na hora de estacionar, ainda mais se você estiver com certa pressa.

Outro problema é quando o SUV se aproxima a um determinado ponto bem próximo ao carro/obstáculo de trás. O 2008 ‘troca’ a câmera real (e convencional) por uma imagem digital e de cima. E não dá para selecionar outra. O que pode acontecer é você ‘perder’ a noção de localização do SUV (por mais que haja sensores de estacionamento) e encostar/bater sem querer no veículo/parede atrás.

Segurança

Para diminuir o preço, a marca francesa economizou na segurança da configuração Active. Tirando os quatro airbags de série, não há frenagem automática de emergência, alertas de colisão, de ponto de cego, de permanência em faixa de rodagem e  câmera 360º. Aliás, a maioria destes equipamentos só está disponível na versão mais cara, GT.

Ergonomia

A ideia do volante de menor diâmetro e a visualização do quadro de instrumentos (de 10 polegadas) por cima - e não por dentro, como é convencional - é bem diferente e bem-vinda. Isto, porém, pode criar alguns problemas. Se você colocar o volante no maior ajuste para cima (e o banco estiver bem baixo) vai atrapalhar sua visão do painel de instrumentos. Por outro lado, ajustando o volante mais para baixo pode ser que ele fique bem perto das pernas, atrapalhando a movimentação.

Vibração

Motores três cilindros costumam vibrar mais que os quatro cilindros, por questões de balanceamento de massas, funcionamento dos cilindros, entre outras questões. E parado no semáforo é possível perceber quanto o 1.0 turbo do 2008 vibra: volante, alavanca de câmbio e banco reverberam a palpitação, que chega até a ser incômoda em certos momentos.

Preço

Calma. O 2008 Active tem um ótimo custo-benefício, mas poderia ser melhor. O SUV compacto estreou pelo preço promocional de R$ 119.990, que já aumentou para R$ 124.990 em poucos meses. E fique atento: algumas lojas podem cobrar o valor ‘cheio’, de R$ 139.990. Aí vale repensar a compra.

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