Peugeot 208 Style 2025 mirou na esportividade e acertou no custo-benefício
O novo Peugeot 208 chegou com mudanças no visual e na configuração das versões. Agora, são duas variantes com o motor 1.0 Firefly e outras duas de topo com trem de força 1.0 turbo T200. Nessa dança das cadeiras, a versão Style em especial perdeu potência.
Posicionada logo acima da versão de entrada Active, o novo 208 Style 2025 já vem com um visual mais refinado, além de ganhar itens que remetem à esportividade, como rodas de liga leve de 16 polegadas em preto brilhante e o teto solar panorâmico.
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Para ficar mais claro, antes da atualização, a Style poderia ser comprada tanto com motor 1.0 firefly de até 75 cavalos de potência e 10,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas, quanto com o motor 1.0 Turbo 200 de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque e câmbio automático CVT com sete trocas simuladas.
No atual catálogo da linha 2025 do Peugeot 208 temos: Active (R$ 76.990), Style (R$ 88.990), Allure (R$ 98.990) e GT (R$ 114.990). Mas é no preço ofertado pelo conjunto do 208 Style 2025 que está o trunfo do hatch.
Peugeot 208 Style 2025 – Pontos positivos
Visual
O Peugeot 208 foi o responsável por trazer a marca francesa de volta ao jogo no Brasil. E uma das qualidades mais tradicionais da montadora continuou presente: estilo e visual. Muita gente questionava a confiabilidade por conta de problemas crônicos dos modelos 206 e 207, mas isso ficou no passado porque o projeto atual tem a mão da Fiat na motorização e calibração de suspensão. Agora, o visual tem agradado ao consumidor.
Dinâmica
A entrada da Peugeot para a Stellantis fez bem para a marca. O acerto de suspensão e direção do 208 é a prova disso. O hatch passa bem pelo asfalto irregular e suas imperfeições, não raspa com facilidade sua frente e ainda responde rápido nas curvas com sua direção elétrica.
Estreada pelo Peugeot 208, a plataforma CMP (Common Modular Platform) mostra que também foi um acerto e tanto. Combinado ao conjunto mecânico utilizado em outros Fiat, a desconfiança com o leão francês parece estar dando adeus.
Acabamento
Difícil fugir do plástico rígido em um carro de entrada, ainda mais em uma versão que não é de topo. Mas no 208 Style os bancos em tecido apresentam bom nível de conforto, sem falar da solução do i-cockpit da Peugeot que traz uma posição de dirigir e um visual do painel diferente de toda a concorrência.
Consumo
O Inmetro atesta os seguintes números para o Peugeot 208 Style: 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/l na cidade 15,8 km/l na estrada.
Durante os nossos testes, rodando sempre com gasolina, o hatch consumiu 13 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Os números ficaram abaixo dos divulgado pelo Inmetro, mas ainda sim com bons números para garantir uma economia ao bolso do dono.
Pacote
Faça o exercício de comparar os itens da versão Style com Hyundai HB20 Sense, Chevrolet Onix 1.0 MT e VW Polo Track. Em termos de motorização, a diferença é pouca em relação aos rivais, mas quando se olha para o nível de equipamentos...
A começar por rodas de liga leve, central multimídia de 10,23 polegadas com pareamento sem fio de Android Auto e Apple Carplay. Por isso, vale a pena cogitar o 208 Style na escolha por um hatch.
Peugeot 208 Style 2025 – pontos negativos
Porta-malas
Claro que para quem escolhe um hatch, o porta-malas não está entre as prioridades. Mas não dá para esconder que os 265 litros de capacidade do Peugeot 208 são poucos perto da concorrência de Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Volkswagen Polo. Ambos ofertam porta-malas acima dos 300 litros de capacidade.
Câmbio
Por se tratar de uma versão manual e sem o auxílio do turbo, faltou ao 208 uma transmissão de seis marchas. Na cidade, até que as cinco marchas são suficientes, mas o problema é o uso na estrada.
Facilmente, o 208 pedirá uma quinta marcha engatada acima dos 70 km/h, a não ser que você queira esticar um pouco mais, mas vai prejudicar o consumo. Com a maioria das estradas com limites de velocidade até 120 km/h, falta fôlego para fazer alguma ultrapassagem ou passar por uma subida.
Reduzir para quarta marcha certamente vai elevar o giro do motor, e deixar na quinta vai tornar a retomada de velocidade ainda mais lenta.
Espaço interno e segurança
O Peugeot 208 tem no espaço interno mais um item para se preocupar: espaço traseiro. Os 2,53 metros de entre-eixos já não ajudam, soma-se a isso a disposição interna dos bancos, sem contar que os passageiros vão precisar de ajeitar bem no banco traseiro, principalmente quem tiver mais de 1,80 metro. Assim, viagens mais longas vão ser desconfortáveis.
O 208 fica devendo também na questão de segurança. São apenas quatro airbags (dianteiros e laterais), enquanto muitos de seus rivais têm seis airbags.
Perda do motor turbo
Apenas a versão GT e Style possuem a cor cinza Selenium. No entanto, a GT tem o motor turbo, enquanto a Style agora só tem o visual mais esportivado, que combina com o i-cockpit da Peugeot. Afinal, para os padrões atuais, não dá para considerar um hatch esportivo com motor aspirado que rende somente 75 cv e tem pouco mais de 10 kg de torque.
Ajuste do ar-condicionado
A partir da versão Style, o 208 conta com uma central multimídia de 10,23 polegadas, muito responsiva por sinal e levemente virada para o motorista. Tudo para facilitar a condução. O que não ajuda é o fato de precisar acessar outra tela da multimídia para ajustar o ar-condicionado.
Até existe um comando físico no painel do ar-condicionado, mas para escolher a intensidade da ventilação e temperatura, você vai precisar sair da tela do GPS, por exemplo, para visualizar os ajustes.
Peugeot 208 Style 2025 – ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, 6V, turbo, flex, injeção eletrônica multiponto, acionamento por corrente das válvulas
Potência: 72/75 cv (G/E) a 6.000 rpm
Torque: 10,5 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Tração: dianteira
Tanque: 47 litros
0 a 100 km/h: 14,5 segundos (E) / 15,4 segundos (G)
Velocidade máxima: 164 km/h
Consumo: 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/l na cidade 15,8 km/l na estrada
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,4 m; coeficiente aerodinâmico, 0,33 Cx; vão livre do solo, não divulgado; ângulo de ataque, não divulgado; ângulo de saída, não divulgado; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 195/55 R16.
Peugeot 208 Style 2025 – itens de série
- 2 Airbags laterais e 2 Airbags dianteiros
- 3 apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
- Acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca
- 3 alças de teto
- Alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do
- motorista e passageiro
- Alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento
- Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os passageiros
- Estrutura com deformação programada
- Freios com ABS e REF - distribuição eletrônica de frenagem
- Limpador e desembaçador do para-brisas traseiro
- Programa eletrônico de estabilidade (ESP)
- Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
- Travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade a partir de 10 km/h
- Alarme perimétrico
- Ar-condicionado Automático Digital
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro rebatível
- Carregamento do Smartphone por indução
- Chave tipo canivete com comandos de abertura das portas
- Computador de bordo
- Console de teto com luz de leitura
- Destravamento interno do tanque de combustível
- Direção elétrica com assistência variável
- Espelho no para-sol para motorista e passageiro
- Ganchos para sacolas no porta-malas
- Motor flex sem tanque adicional de gasolina para partida a frio
- Porta-objetos nas portas dianteiras
- Retrovisores externos em preto brilhante com comandos elétricos
- Teto panorâmico
- Travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave e no painel
- Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, com comandos nas portas e antiesmagamento
- Visiopark 180º (Sensores traseiros + Câmera 180º)
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- 2 Entrada USB (Tipo C: Carregamento - Tipo A: carregamento e dados)
- 6 alto-falantes (4 alto-falantes + 2 Tweeters)
- Atalho para reconhecimento de voz no volante
- Espelhamento sem fio Apple CarPlay e Google Android Auto
- Peugeot i-Connect 10,3” integrada ao painel
- Aerofólio esportivo em preto brilhante
- Antena de teto
- Badge Style
- Capa do retrovisor em preto brilhante
- Faixa em preto brilhante interligada pelas lanternas traseiras
- Faróis dianteiros com tecnologia Full LED
- Grade dianteira em preto brilhante
- Lanternas traseiras LED em formato de
- “Garra de Leão” Horizontais
- Luzes DRL “Garra de leão” em LED
- Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
- Maçanetas externas na cor do veículo
- Rodas de liga-leve Dark Style de 16”
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.