Avaliação: Chevrolet Tracker Midnight 2024 é mais estilo que custo-benefício
Lançamento mais recente para a gama do SUV compacto da GM, o Chevrolet Tracker Midnight 2024 chega com um típico visual escurecido, como já vemos em outros modelos da marca, como Cruze e S10 Midnight. Vale lembrar que a montadora chegou a oferecê-lo na geração passada, quando ele era equipado com motor 1.4 turbo flex de 153 cv.
Agora, o Tracker Midnight 2024 chega em nova geração com o visual totalmente escurecido e posicionado entre as versões LT e LTZ, sendo encontrada nas concessionárias pelo preço de R$ 142.690. Vamos conferir em mais uma avaliação na Mobiauto o que o novo Tracker Midnight traz de melhor, e no que poderia evoluir.
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Chevrolet Tracker Midnight 2024 – 6 pontos positivos
1) Visual
Quem gosta do Chevrolet Tracker vai notar que a série Midnight manteve a receita do modelo da geração anterior. Esteticamente, ela caiu bem no novo Tracker, que traz faróis com máscara negra gravatas da Chevrolet escurecidas e acabamento em preto brilhante para grade, rodas e apliques centrais dos para-choques e retrovisores.
As rodas são de 17 polegadas, também pintadas de preto, enquanto os logotipos Midnight marcam presença nas portas. Os entusiastas do estilo escurecido certamente vão gostar, afinal, o preto básico nunca sai de moda.
2) Faróis com projetores
Pode ter passado batido por muitos, mas as mudanças visuais do Tracker Midnight em relação à versão LT, na qual ele se baseia, vão além dos detalhes pintados de preto. Embora os faróis ainda sejam halógenos, no Tracker Midnight os faróis principais são dotados de projetores. Eles melhoram o foco do facho de luz e distribuem de forma mais eficiente a iluminação à frente.
3) Central multimídia
A central multimídia MyLink de mais recente geração é sempre um dos destaques positivos de qualquer Chevrolet. No Tracker Midnight, ela tem 8 polegadas, assim como na versão LT. Apesar de parecer simples, o sistema traz um layout bem resolvido e algo essencial para qualquer central multimídia: intuitividade.
Parece simples alcançar esse objetivo, mas muitas centrais multimídia do mercado demandam vários toques na tela para executar uma tarefa, o que não é o caso do SUV da GM. Além disso, o MyLink conta com a bem-vinda conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
4) Espaço interno
O espaço interno do Chevrolet Tracker não chega a ser referência no segmento, mas faz surpreendente bom uso dos 2,57 metros de entre-eixos. O espaço na cabine é bem distribuído, tanto que, mesmo com uma pessoa mais alta dirigindo, há espaço suficiente para os ocupantes do banco traseiro.
No segmento de SUVs compactos, somente alguns modelos, como Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Honda HR-V, só para citar os principais, oferecem mais espaço interno do que o Tracker.
5) Consumo
Quando a Chevrolet lançou o novo Tracker, em 2020, com motores turbo flex com injeção multiponto, enquanto a concorrência se valia de propulsores turbinados com injeção direta, a GM foi alvo de críticas.
No entanto, com um motor menos suscetível à qualidade duvidosa do combustível brasileiro e uma boa calibração no sistema de injeção, o motor 1.0 turbo usado pela configuração Midnight se mostrou uma boa escolha da marca.
Em nossos médias, o computador de bordo chegou a registrar uma 12 km/litro na cidade com gasolina no tanque, superior até à média do Inmetro (11,2 km/l).
6) Motor 1.0 turbo
Falando do motor 1.0 turbo flex de até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, seus números podem parecer acanhados para um SUV compacto, mas o Tracker Midnight é um modelo relativamente leve, pesando 1.228 kg em ordem de marcha. Assim, o conjunto transmite sensação de agilidade no trânsito do dia a dia.
O propulsor também faz um bom casamento com o câmbio automático de seis marchas fornecido pela própria GM, que conta com trocas mais suaves até em relação ao Onix/Onix Plus – que usam o mesmo conjunto. A impressão é que o novo Tracker alcançou a sua melhor fase com este 1.0 turbo em seu terceiro ano de mercado.
Chevrolet Tracker Midnight 2024 – Pontos negativos
1) Equipamentos
A lista de equipamentos do Tracker Midnight é basicamente a mesma do Tracker LT, modelo que hoje é vendido por R$ 132.650 ou R$ 10.040 a menos. Em comum, ambas trazem seis airbags, faróis com acendimento automático, câmera de ré, multimídia MyLink de 8 polegadas, ar-condicionado manual, entrada USB para o banco traseiro e sensores traseiros de estacionamento.
Como diferencial, a versão escurecida se diferencia apenas pelas rodas de liga leve aro 17 (a LT tem um jogo de aço com calota aro 17), faróis com projetores, acabamento escurecido e detalhes diferentes no interior.
Ou seja, basicamente você estará pagando para levar para casa um Tracker LT com pacote visual escurecido. Se quiser mais recheio, talvez valha desembolsar R$ 2.160 extras e levar para casa o Tracker LTZ, que inclui alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e bancos parcialmente em couro.
2) Forro de teto branco
Todo o estilo do Tracker Midnight é bem resolvido com a temática “all black”, senão por um detalhe: o revestimento interno do teto. O SUV preserva o forro em tonalidade clara, a mesma das demais versões, inclusive com o acabamento em plástico das colunas sendo claros também.
É um detalhe que acaba contrastando com o restante da cabine, que traz todas as partes em preto fosco e preto brilhante (o famoso black piano).
3) Acabamento interno
Embora o Tracker Midnight traga uma faixa suave ao toque no painel e nos painéis das portas, ele não nega a origem simples compartilhada com Onix e Onix Plus. Com exceção dessas partes, tem plástico duro em toda a cabine – algo que também é visto em boa parte de sua concorrência.
O ponto em questão é que não existe uma variação de textura nesses plásticos, o que prejudica a sensação de qualidade percebida, sem contar que o material usado se mostra fácil de riscar no uso diário. O volante e os bancos revestidos em couro com costura pespontada ajudam, mas não salvam o Tracker Midnight nesse sentido.
4) Saídas de ar
A falta de saídas de ar para o banco traseiro é comum a todas as versões do Tracker. Com a recém-lançada variante Midnight, não é diferente. Para um SUV de proposta familiar, é um débito considerável, sem contar que muitos modelos concorrentes entre os SUVs compactos oferecem tal equipamento.
Ou seja, em dias de muito calor você vai ter que ligar o ar-condicionado numa potência de ventilação considerável para que os passageiros do banco de trás não sofram com o calor. Em carro com maior espaço interno e área, principalmente por conta do teto mais alto dos SUVs, é um item que acaba fazendo falta.
5) Quadro de instrumentos
Algo comum também a todas as variantes do Tracker, mas que não podia passar batido aqui: o quadro de instrumentos. Não é problema algum trazer um conjunto analógico, mas o Tracker peca também pela simplicidade da peça, embora ela cumpra o básico ao oferecer uma boa leitura.
Isso de dia, já que à noite a iluminação do quadro de instrumentos não é das mais eficientes. Além disso, o display digital em tela TFT monocromática de 3,5 polegadas, no meio dos dois mostradores, poderia contar com um layout mais trabalhado, ou talvez uma iluminação colorida – algo ainda exclusivo do Tracker Premier.
Chevrolet Tracker Midnight 2024 - Ficha técnica
Motor |
1.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turboflex, injeção
monoponto, duplo comando de válvulas no cabeçote |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência | 116 cv (G/E) a 5.500 rpm |
Torque | 16,3/16,8 kgm (G/E) a 2.000 rpm |
Peso/Potência | 10,58 kg/cv |
Peso/Torque | 73,1 kg/kgfm |
Câmbio | automático, 6 marchas |
Tração | dianteira |
0 a 100 km/h | 10,9s |
Velocidade máxima | 177 km/h |
Consumo Mobiauto | 12 km/litro na cidade com gasolina |
Consumo Inmetro | 7,8 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol / 11,2
km/litro na cidade e 13,6 km/litro na estrada com gasolina |
Dimensões e capacidades | 4.270 mm comprimento, 2.570 mm entre-eixos, 1.791 mm largura, 1.624
mm altura, 393 litros de porta-malas, 44 litros do tanque de combustível, 1.228
kg de peso em ordem de marcha. |
Dados técnicos | direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira);
freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro,
10,8 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 157 mm;
ângulo de ataque, 17°; ângulo de saída, 28°; pneus 215/55 R17. |
Chevrolet Tracker Midnight 2024 – Itens de série
- Faróis halógenos com máscara negra
- Grade frontal com detalhes em preto brilhante
- Capas dos retrovisores em preto brilhante
- Rodas de liga leve de 17" em preto brilhante
- Bancos com revestimento em couro sintético
- Chave presencial para acesso e partida
- Partida por botão
- Acabamentos internos em tom preto
- Alavanca de câmbio em preto brilhante
- Luzes diurnas (DRL) de LED
- Sensores de estacionamento traseiros
- Câmera de ré
- Ar-condicionado
- Central multimídia com tela de 8"
- Seis alto-falantes
- Piloto automático com limitador de velocidade
- Volante revestido em couro
- Computador de bordo
- Bluetooth para até 2 celulares simultâneos
- Conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Volante com regulagem manual de altura e profundidade
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Bancos em couro com faixa de tecido no meio
- Seis airbags
- Vidros elétricos com um-toque e antiesmagamento
- Assistente de partida em rampa
- Controles de estabilidade e tração
- OnStar (pago à parte) Wi-Fi a bordo (pago à parte)
- Rack de teto
Chevrolet Tracker Midnight 2024 vale a pena?
O Tracker Midnight 2024 é para pessoas que não abrem mão do visual com cara de poucos amigos, o que sem dúvidas o SUV tem de sobra nesta versão. O equilíbrio entre desempenho, consumo de combustível e espaço interno também é notório.
No entanto, não dá para deixar de considerar que o modelo traz um pacote de equipamentos praticamente igual ao da versão LT e ainda cobra R$ 10.040 a mais por isso. Caso a Chevrolet pesasse menos a mão, o Tracker Midnight seria um modelo mais competitivo para quem quisesse um SUV com visual diferente do comum.
Portanto, para quem não se importa com o estilo malvado, impossível deixar de olhar para cima e considerar o Tracker LTZ, esta sim uma versão com maior custo x benefício, que é exatamente o que mais falta ao Chevrolet Tracker Midnight 2024.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.